Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações 

Este mestrado proporciona o conhecimento necessário para a qualificação como psicólogo organizacional de acordo com as especificações da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O programa fornece uma compreensão de todas as questões psicológicas fundamentais relativas ao comportamento dos indivíduos no trabalho, combinando conhecimento teórico sobre psicologia dos recursos humanos, do trabalho e das organizações (PRHTO) com aplicações práticas que podem ser implementadas nas organizações. Este mestrado prepara os alunos para uma variedade de intervenções nas áreas do recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento, saúde ocupacional, mudança e desenho do trabalho e outras áreas da psicologia no trabalho.

A conclusão deste mestrado dá acesso à inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses, desde que o aluno/a possua ainda uma licenciatura em Psicologia ou Ciências Psicológicas, conforme regulamento de inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Duração do Mestrado

2 anos

ECTS

120

Regime

Diurno

Admissões

40


A empregabilidade dos diplomados pela FPUL é elevada. Segundo os resultados do Inquérito à Empregabilidade dos Diplomados da ULisboa, na edição de 2017 (diplomados em 2015), 87% dos diplomados encontravam-se empregados. Destes, 70% obtiveram emprego em setores de atividade relacionados com a área de formação.

Segundo a DGEEC, em Dezembro de 2018, apenas 8,7% dos diplomados pela FPUL se encontravam registados no IEFP como desempregados. Esta taxa é inferior à média nacional em Psicologia (8,9%, segundo o INE). Apesar de não existem dados oficiais da empregabilidade por área de especialização, a FPUL faz um acompanhamento do percurso dos estudantes que concluem a área de especialização em PRHTO do atual MIP. Da nossa análise, 90% dos recém-formados encontra trabalho ao fim 6 meses e 70% começam a trabalhar assim que concluem o MIP.

Podemos inferir que o padrão de emprego neste Mestrado será semelhante ao dos atuais detentores do MIP, constituindo uma das mais elevadas taxas do país.


Consulte a página das candidaturas abertas aqui.

Edital n.º 5/2024 – Candidaturas Externas e Reingressos

Informação n.º 2/2024 – Candidaturas Internas


Condições de Acesso

Possuir Licenciatura em Ciências Psicológicas ou Psicologia ou Legalmente Equivalente.

No âmbito do ciclo de estudos de licenciatura os candidatos deverão ter realizado com aproveitamento pelo menos uma unidade curricular no âmbito da Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho ou das Organizações.


Critérios de Seleção

A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.


Portal FenixEdu

As candidaturas são feitas online.

Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.

Se precisar de recuperar credenciais campus selecione aqui.

Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.


Propinas

Propina 1.º ano (indicativo) 697€
Propinas restantes (indicativo) 697€


Posso candidatar-me a vários mestrados e pagar apenas um emolumento de candidatura no valor de 60 Euros?

Sim. Tal como previsto no Edital n.º 5/2024, de 24 de junho, poderá candidatar-se aos mestrados identificados no elenco do documento, procedendo apenas ao pagamento de uma taxa de candidatura no valor de 60 Euros.

Caso me candidate a vários mestrados, tenho de submeter uma carta de motivação geral ou uma para cada mestrado?

Na medida em que cada candidatura será analisada por um júri distinto, os candidatos deverão respeitar e entregar (upload) toda a documentação exigida no Edital, pelo que deverão submeter uma carta de motivação para cada candidatura.

Para a submissão da candidatura, e para os candidatos cuja formação anterior tenha sido realizada em Portugal, que certidões deverão ser apresentadas?

Para a candidatura, e segundo o Edital n.º 5/2024, de 24 de junho, são obrigatórias a certidão de conclusão do grau e a certidão de aprovação de unidades curriculares.

A certidão de unidades curriculares (certificado de cadeiras realizadas) e a certidão de conclusão da licenciatura (certidão licenciatura) são equivalentes?

Não. As certidões são distintas.
A certidão de unidades curriculares apenas discrimina o elenco de disciplinas realizadas no ciclo de estudos. É exigida atendendo a que a candidatura a certos mestrados pressupõe a realização de disciplinas específicas como condição de acesso.
A certidão de conclusão atesta que o estudante concluiu o ciclo de estudos e indica a média final.

Em algum momento estão a ser contabilizadas as décimas obtidas pelos estudantes diplomados (sem ser para arredondar)?

A média considerada para efeitos de candidatura aos Mestrados em Psicologia (Edital n.º 5/2024, de 24 de junho) é a média arredondada às unidades.
A média de seriação é contabilizada até às centésimas apenas para os candidatos que se encontram no regime de transição do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) – procedimento aberto pela Informação n.º 2/2024, de 24 de junho e que se destina apenas a estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no ano letivo 2020/2021 no 1.º ciclo do MIP ou que tenham estado matriculados e inscritos no 1.º ciclo do MIP no ano letivo 2019/2020, e não tenham realizado inscrição em 2020/2021 e tenham reingressado em 2021/2022.

Como procedem os júris de seleção e seriação em caso de empate entre os candidatos?

Os candidatos serão seriados mediante os critérios de desempate definidos pelo júri de seleção e seriação de cada mestrado.

Em que momento os interessados podem conhecer os critérios de ordenação utilizados pelo júri de seleção e seriação de cada mestrado?

Os critérios de seleção e seriação encontram-se definidos no ponto 4 do Edital n.º 5/2024, de 24 de junho.
A ponderação dos critérios constará das atas de cada júri de seleção, que serão facultadas aos interessados que o requeiram.

Os critérios de seleção e seriação a ponderar pelo júri serão os seguintes:

Critérios Ponderação
(I) Classificação do grau académico de que são titulares, na escala de 0 a 20 valores, pontuada de 1 a 5:
>= 16 valores – 5 pontos
= 15 valores – 4 pontos
= 14 valores – 3 pontos
= 13 valores – 2 pontos
<= 12 valores – 1 ponto
45%
(II) Apreciação do curriculum académico, científico e técnico, pontuada de 1 a 5 45%
(III) Experiência profissional relevante, pontuada de 1 a 5 5%
(IV) Carta de motivação, pontuada de 1 a 5 5%

Que tipo de currículo é pretendido?

Um documento que evidencie o percurso académico, científico e técnico dos candidatos.


Corpo docente bem qualificado, com uma forte experiência académica e de investigação nesta área de especialidade.


Programa que integra UCs que conjugam um acompanhamento tutorial com sessões presenciais que favorecem a participação ativa dos estudantes e o trabalho autónomo.


Protocolos com diversificadas organizações (p. ex. empresas, instituições militares e governamentais) que oferecem estágio aos estudantes.


Articulação com o CICPSI que proporciona oportunidades para os estudantes desenvolverem as suas dissertações de mestrado integradas em linhas de investigação.


Incentivo a relação com o mundo organizacional – visitas de estudo a empresas, presença de profissionais nas aulas – por forma a desenvolver a visão da aplicabilidade do conhecimento.


Programa globalmente equivalente a outros programas de mestrado de faculdades europeias, permitindo a mobilidade entre estudantes destas instituições.


Programa com elevada empregabilidade que promove o número de candidatos.


Acreditado, por um período de 6 anos, contados a partir de 31 de julho de 2020.

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Análise do Trabalho e Gestão do Desempenho

Design Organizacional

Recrutamento e Seleção na Gestão de Recursos Humanos

Stress e Bem-Estar no Trabalho e nas Organizações

Opção 1

1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Formação e Desenvolvimento Profissional em Contexto Organizacional

Mudança e Desenvolvimento organizacional

Relações no Trabalho e Motivação

Opção 2

Opção 3

1.º Ano / 1.º e 2.º Semestre
Unidades Curriculares Optativas

Aconselhamento e Coaching Psicológico

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Criatividade e Inovação nas Organizações

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Promoção da Saúde Ocupacional

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Trabalho em Equipa e Liderança

Qualquer unidade curricular de 2.º Ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

2.º Ano / 1.º e 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Dissertação e Projeto em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações

Estágio em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações


Horários disponíveis aqui.

 Todos os Mestrados