Investigação
BEM-VINDO À INVESTIGAÇÃO
Os investigadores e docentes da FPUL desenvolvem investigação fundamental e aplicada em diversos domínios da psicologia.
Vários projetos de investigação em curso são financiados por agências nacionais e internacionais, incluindo Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação BIAL, e European Reseach Area (ERA) – Comissão Europeia. Os seus resultados são divulgados sob a forma de publicações e apresentações em eventos científicos. Para que o público e a comunidade conheçam estes resultados, a FP organiza e participa regularmente em atividades de disseminação como a Futurália, Verão na ULisboa e Dia Aberto da FP. Estão também disponíveis vídeos curtos sobre estas investigações.
A investigação realizada tem um impacto direto em vários sectores, promovendo o diálogo entre a academia e outras entidades públicas e privadas. A FP tem parcerias com instituições como DECO, Academia Militar, Câmara Municipal de Lisboa e Hospital de Santa Maria. Mantém colaborações ativas com diversas universidades (University College London, Universidade livre de Bruxelas, Universidade de Heidelberg, Max Planck Institute-Nijmegen, Washington University in St Louis, Indiana University, entre outras) e participa em redes como ESCON- European Social Cognition Network, ACT, Violence Prevention Office, APS e UNESCO Chair Lifelong Guidance & Counseling.
Todo o trabalho de investigação é desenvolvido em estreita colaboração com a docência e formação avançada. A FPUL é membro fundador do Colégio Mente-Cérebro financiado pela ULisboa e dos seus programas doutorais em Ciência Cognitiva e Neurociências Integrativas (NeurULisboa, financiado pela FCT). É também membro dos programas doutorais em Psicologia Social (LiSP) e em Migrações com financiamento FCT.
Pós-Doutoramento
A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa acolhe investigadores doutorados para a realização de programas de pós-doutoramento. Os investigadores pós-doc contribuem significativamente para o desenvolvimento de projetos de investigação, para a produção científica da Faculdade, bem como para o estabelecimento de redes de colaboração com parceiros nacionais e estrangeiros. A Faculdade oferece as condições necessárias para o desenvolvimento do programa de trabalhos e promove a formação avançada destes investigadores.
O programa individual de pós-doutoramento tem a duração mínima de um ano e pode ocorrer no quadro de (1) bolsas individuais da FCT ou outras instituições, atribuídas a pessoas com o grau de doutoramento para realizarem investigação supervisionada por docente ou investigador da Faculdade de Psicologia; (2) projetos de investigação, financiados ou não, no contexto dos quais se realizará o programa de investigação proposto. O programa de trabalhos deve ser estabelecido em ligação direta com as atividades de ensino e de investigação da Faculdade de Psicologia. A Faculdade incentiva e apoia a candidatura a fontes de financiamento de potenciais investigadores pós-doc.
Regulamento
A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa acolhe investigadores doutorados, portugueses e estrangeiros, para a realização de programas de pós-doutoramento. O acolhimento destes doutorados constitui um importante recurso para o desenvolvimento de projetos de investigação, para a produção científica da Faculdade de Psicologia, bem como para o estabelecimento de redes de colaboração com parceiros nacionais e estrangeiros. O presente regulamento baseia-se no Regulamento de Estudos Pós-Graduados da Universidade de Lisboa (Despacho n°4624/2012) e pretende estabelecer um conjunto de princípios e procedimentos relativos à realização de programas individuais de pós-doutoramentos na Faculdade de Psicologia.
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, 13 de novembro de 2014
O Presidente do Conselho Cientifico
Professor Doutor Leonel Garcia-Marques
Comissão de Ética e Deontologia
A Comissão de Ética e Deontologia é uma comissão especializada cujos membros são nomeados pelo Conselho Cientifico e que tem por objetivo assegurar que todas as investigações efetuadas na faculdade, tanto por professores como por alunos, sigam as regras deontológicas das ciências psicológicas.
COMISSÃO DE ÉTICA E DEONTOLOGIA
Doutora Maria Odília Teixeira – Presidente
Doutora Ana Catarina Nunes Silva
Doutora Tânia Fernandes
Doutor Manuel Rafael
Reuniões da Comissão de Deontologia 2023/2024
21 SET 2023
21 SET 2023
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
8 SET 2023
19 OUT 2023
19 OUT 2023
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
6 OUT 2023
23 NOV 2023
23 NOV 2023
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
10 NOV 2023
21 DEZ 2023
21 DEZ 2023
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
7 DEZ 2023
18 JAN 2024
18 JAN 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
5 JAN 2024
22 FEV 2024
22 FEV 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
9 FEV 2024
21 MAR 2024
21 MAR 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
8 MAR 2024
18 ABR 2024
18 ABR 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
5 ABR 2024
23 MAI 2024
23 MAI 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
10 MAI 2024
20 JUN 2024
20 JUN 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
7 JUN 2024
25 JUL 2024
25 JUL 2024
Prazo de submissão dos RAPI e documentos complementares:
12 JUL 2024
Recursos
Laboratório EEG
O laboratório de eletroencefalograma (EEG) possui um sistema Biosemi, Active Two EEG com 64 canais. Diferentes tamanhos de tampas de EEG estão disponíveis para a colocação de eletrodos (52-56cm e 56-60cm), de acordo com o sistema internacional 10-20. O laboratório consiste em uma sala de observação para o pesquisador e uma sala de gravação para o participante, com condições acústicas e elétricas adequadas. O laboratório está equipado com software de apresentação de estímulos e registro comportamental de dados em sincronização com o registro de dados EEG, incluindo o software Presentation e Eprime. Para o processamento e análise de dados de EEG, o laboratório possui o software Matlab para uso com FieldTrip e SPM. A maioria dos estudos utiliza o potencial relacionado ao evento (ERPs), com gravação simultânea de EEG e dados comportamentais. Esses estudos estão incluídos em vários projetos de pesquisa, com foco em mecanismos neurais associados a diferentes processos cognitivos e diferentes populações (adultos saudáveis, crianças, populações clínicas).
O Laboratório de Voz, Afeto e Fala possui um equipamento de EEG semelhante ao Laboratório de Eletroencefalograma, complementado por uma cabine com som e isolamento eletromagnético, que permite experimentos com estímulos auditivos.
Laboratório de Psicologia Experimental
O Laboratório de Psicologia Experimental desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de memória, linguagem, leitura, aprendizagem, cognição social, entre outras. O laboratório consiste em duas salas com 10 computadores, cada uma delas permitindo a coleta de dados comportamentais simultaneamente de vários participantes, e duas salas de teste individuais. Todos os computadores estão equipados com software de apresentação de estímulos (visual e auditivo) e coleta de dados comportamentais (resposta motora e voz). O software disponível inclui Eprime, Matlab, Superlab, Presentation e Open Sesame. Este laboratório também possui um estúdio de gravação de áudio anecóico com equipamento e software para gravação e edição de estímulos linguísticos e duas outras salas semi-anecóicas, utilizadas principalmente em estudos psicolinguísticos.
Laboratório de Eye Tracking
O laboratório está equipado com um equipamento de rastreamento ocular dedicado à pesquisa. O LiveTrack Lightning 500Hz fornece estimativas precisas e precisas da rotação dos olhos, coordenadas de Direção do olhar e tamanho da pupila. Ideal para pesquisa oculomotora; é fácil e rápido de configurar e calibrar. Registra métricas de sacada, observa exposições contingentes e monitora o comportamento do observador e a resposta do aluno durante experimentos de psicofísica visual e neurociência cognitiva.
Biblioteca de testes
A Biblioteca de testes reúne um conjunto de materiais de avaliação psicológica disponíveis para estudantes, professores, pesquisadores e funcionários do Serviço Comunitário. Possui um inventário diversificado de instrumentos de avaliação cognitivo-intelectual, incluindo baterias de teste de inteligência e memória, testes de organização perceptiva, estruturação espacial, desenvolvimento gráfico-motor e de lateralidade, habilidades cognitivas e de raciocínio, além de testes de personalidade e psicopatologia, incluindo testes de personalidade , psicopatologia clínica e inventários de personalidade, testes projetivos e escalas de auto-avaliação e hetero-avaliação para problemas específicos.
A Biblioteca de Testes, portanto, representa uma estrutura de apoio ao ensino e à pesquisa no FPUL, e rege-se de acordo com um regulamento alinhado ao Código de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses, cumprindo as regras éticas e deontológicas subjacentes ao uso e estudo da psicologia. testes.
Qualtrics
O Qualtrics é uma ferramenta de pesquisa baseada na Web simples de usar para realizar pesquisas, avaliações e outras atividades de coleta de dados. Qualquer pessoa (sem experiência) pode usar esse pacote de pesquisa para criar pesquisas, enviar pesquisas e analisar respostas – tudo a partir de qualquer local online, a qualquer momento.
O Qualtrics está disponível para estudantes, professores, pesquisadores e funcionários do FPUL e constitui uma estrutura para apoiar o ensino e a pesquisa no FPUL.
Ressonância Magnética (RM)
A Sociedade Portuguesa de Ressonância Magnética, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, possui um sistema Philips 3-Tesla (Philips Medical Systems) que permite a aquisição de dados estruturais, funcionais e de imagem por difusão (DTI), com suporte técnico de médicos e radiologistas .
Transferência de Conhecimento
A FPUL contribui ativamente para uma sociedade baseada no conhecimento, através da promoção e participação em atividades de alcance nacional e local.
Através da investigação científica realizada, a FPUL influencia políticas públicas (por exemplo, estratégias educacionais para instrução de alfabetização; práticas de trabalho para promover o bem-estar dos funcionários), auxilia a prática clínica (por exemplo, desenvolvimento de ferramentas de intervenção diagnóstico e baseada em evidências) e aprimora o diálogo entre a academia, as partes interessadas e a sociedade.
Avaliação de Riscos Psicossociais no Grupo EDP
Projeto coordenado por Maria José Chambel
O objetivo global deste projeto prende-se com o conhecimento da realidade específica dos trabalhadores das diferentes empresas que constituem o Grupo EDP. Através da análise das perceções destes trabalhadores, pretendemos identificar e investigar quais os fatores associados ao aparecimento, quer de stress, quer de bem-estar e, igualmente, o estabelecimento de guias de intervenção para a construção de um contexto de trabalho mais saudável e satisfatório.
Foi construído um questionário para avaliar os riscos psicossociais no grupo, existindo escalas específicas adaptadas à realidade de cada empresa. O questionário foi validado pelos responsáveis de Recursos Humanos e de Segurança de cada empresa e todos os trabalhadores foram convidados a participar. Obtivemos 3819 respostas, representando mais de 60% da população.
Os resultados do estudo e avaliação dos riscos psicossociais no Grupo EDP resultaram num relatório com os resultados globais do Grupo, apresentado à Administração. Foram ainda elaborados seis relatórios individuais, um para cada empresa, focados nas suas especificidades, e um relatório comum consolidado das empresas cuja dimensão em número de trabalhadores não permitiu que fossem individualizadas.
Os relatórios foram apresentados às direções de Recursos Humanos e áreas de Segurança de cada uma das empresas, tendo sido também apresentadas as propostas de intervenção. A ideia foi apresentar os resultados de cada empresa e enquadrá-los no resultado de Grupo, e depois estabelecer planos de ação em conjunto com elas, no sentido de alavancar aquilo que foi detetado como potencial de melhoria.
Bem-estar dos Operadores e Supervisores de Contact Center e de Lojas na Empresa Randstad
Projeto realizado por: Maria José Chambel (coordenadora), Filipa Castanheira (Universidade Nova de Lisboa) & Filipa Sobral (Universidade Católica Portuguesa)
O objetivo global deste projeto prende-se com o conhecimento da realidade especifica dos trabalhadores de contact center, e de loja, geridos pela empresa Randstad em modelo de Outsourcing.
Foi construído um questionário para avaliar a motivação, as caraterísticas do trabalho, o suporte da chefia, dos colegas e da empresa, o compromisso e o bem-estar dos profissionais. O questionário foi validado pelos responsáveis de Recursos Humanos da empresa e todos os trabalhadores foram convidados a participar. Obtivemos 3962 respostas nos contact center e 965 nas lojas, representando mais de 60% da população.
Os resultados do estudo resultaram em dois relatórios com os resultados globais de contact center e de lojas. Foram ainda elaborados sete relatórios individuais relativos a diferentes clientes de contact centre e três relatórios individuais relativos a diferentes clientes de lojas.
Os relatórios foram apresentados aos gestores de cada cliente na empresa quer na área de contact center quer das lojas. Salientou-se a necessidade da Randstad intervir no colmatar dos pontos mais frágeis da sua relação com os trabalhadores, por forma a garantir a promoção de um ambiente de trabalho saudável. Neste sentido, destacamos o facto de encontramos diferenças significativas nos resultados obtidos quer em diferentes empresas clientes quer em diferentes distritos, mostrando que trabalhar num contact center ou numa loja não é sempre o mesmo, nem inevitavelmente um trabalho com fracas condições que conduzem a uma situação de mal-estar e stress elevado.
Problem-solving in math trought self-regulated learning for primary education in the Lisbon area
Project coordinator Margarida Veiga Simão
This project intends to promote self-regulated learning strategies which facilitate problem-solving in 3rd and 4th grade primary school children. The intervention includes different autonomous classroom activities for students and teachers. As so, it focuses on the development of methodologies to teach problem-solving in math with the use of self-regulation strategies.
Accordingly, the students’ role is essential in setting goals and in designing plans to execute the tasks proposed by teachers. Considering self-regulation strategies enable students to take a more active role in problem-solving, this project proposes to develop a better understanding of the processes involved in self-regulated learning in these primary school children. Hence, self-regulated learning strategies are focused on with the students to improve the way they reflect on and solve the problems proposed by teachers. In view of this, different learning and teaching tools are being developed to promote learning strategies that stimulate autonomy skills in problem-solving in math.
A digital game called «A Festarola» is under development with the intention of facilitating students’ adherence to problem-solving exercises. The use of digital resources offers students an opportunity to experience different scenarios and strategy training in a more appealing and motivating way. This project is contributing to the development of students´ problem-solving strategies based on self-regulation of learning processes.
Estudo do Clima Organizacional e de Estado Social dos Colaboradores do Município de Lisboa
Project coordinator Luís Curral & Maria José Chambel
One of the topics that has the greatest number of studies in the literature on Psychology of Organizations has been the issue of quality of life at work. It is recognized that as work occupies an increasingly important dimension in people’s lives, their experience in this context has implications for their lives in general. According to this idea, the quality of life at work (QWL) movement of the 1970s was based on the principle that it was possible to structure work in order to improve motivation, the satisfaction of individuals and their well-being in this context and, consequently, improve their quality of life. This principle was concretely based on the development of a set of methods to make work more productive and more satisfying, such as problem solving in a participatory way, restructuring of work and enrichment of work.
The social and technological forces that motivated this movement are still present and reinforced by different characteristics of individuals, organizations and society in general. The general education of people has been increased, thus requiring individuals to work differently to allow them personal growth and not just a salary and material benefits. Managers, on the other hand, consider the satisfaction of individuals fundamental to exhibit a creative and innovative behavior, essential for the competitiveness of organizations.
The objectives of this study are in accordance with the principles of the QWL movement, which considered important to know the experiences of the individual in their work and its effects on their motivation or satisfaction and health, in relation to that same work.
We consider, like the structural perspective, that the characteristics of work and certain organizational conditions and practices are determinant of the attitudes that individuals have in relation to their work, as well as they can be factors with importance in the health and the general welfare of the individuals .
We studied the organizational climate, atitudes and values of the Camara Municipal de Lisboa workers in order to design HRM practices to enhance the welfare of those workers.
CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita
Project coordinator Margarida Veiga Simão
O projeto, implementado nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017, envolveu 31 turmas do 3.o e 4.o ano de escolaridade de vários agrupamentos de escolas de Lisboa, estiveram envolvidos 673 alunos, destes 66 alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Teve como objetivo potenciar a criatividade dos alunos, associando a dimensão lúdica e o processo de aprendizagem da escrita, motivan- do-os para o manuseio de uma ferramenta simples e útil como é a escrita.
Apresentamos aqui uma proposta para uma nova abordagem ao ensino da escrita enquanto intervenção desenhada para promover a autorregulação da escrita e, simultaneamente, a criatividade através da leitura, potencializando a melhoria do desempenho na escrita. Esta relação acontece através do recurso a um imaginário, que retoma a narração oral para ensino da escrita, e possibilita uma abordagem particularmente motivadora para os envolvidos que, assumem, eles próprios, um papel ativo na resolução dos desafios propostos.