GAPE

BEM-VINDO AO GAPE

Gabinete de Apoio Psico-Pedagógico ao Estudante

O Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Psicologia, mais conhecido por GAPE, é um serviço criado à medida das necessidades dos alunos que pensam vir a estudar na FP, que já estão a estudar na FP e que se preparam para ir para o mundo do trabalho aplicar os conhecimentos aqui adquiridos.

Somos uma equipa de duas pessoas com formação especializada em psicologia que conta com um grupo alargado de voluntários e participantes. Este grupo é criado em cada ano a partir do interesse dos estudantes. Assim ficamos uma GRANDE EQUIPA.

Endereço Eletrónico do GAPE CONTATO PREFERENCIAL

gapeFP@psicologia.ulisboa.pt

Pedido de Apoio CONTATO PREFERENCIAL

null

Apoio

null

Colabora

Apoio

Se gostavas de conhecer a FP e o que por cá se aprende podes contar com o GAPE para te receber: no Dia Aberto à Comunidade Educativa

No Dia Aberto poderás esclarecer todas as tuas dúvidas e encontrarás um conjunto de atividades que te permitirão descobrir o que fazem os psicólogos, conversar com estudantes e professores, ficar a conhecer tudo sobre o curso e visitar as instalações.

Podes ainda visitar-nos na Futurália e procurar-nos na Feira de Orientação Vocacional da tua escola, pois também participamos nalgumas feiras das escolas secundárias da área metropolitana de Lisboa com a Associação Popular Inspiring Future.

Nestes espaços poderás conversar com estudantes e de forma interativa conhecer mais de perto o Mestrado Integrado em Psicologia e as áreas de intervenção dos psicólogos, bem como esclarecer todas as tuas dúvidas.

Ainda não sabes bem o que fazer quando terminares o secundário mas tens muita vontade de conhecer uma universidade, uma faculdade e de perceber como é estar cá? Nada melhor do que vires passar uma semana de férias connosco, no início de julho, no Verão na ULisboa! Será uma semana muito bem passada em atividades com um sabor a férias, onde poderás conhecer a psicologia, os seus campos de aplicação e perceber como é estudar no ensino superior na maior Universidade do país!

Queres voltar a estudar e vai candidatar-te à FP pelo “contingente maiores de 23”? Irás encontrar-nos no Dia Aberto “Maiores de 23”, organizado pela Reitoria da Universidade de Lisboa, onde poderás esclarecer todas as tuas dúvidas e falar com estudantes que ingressaram por este contingente.

Está atento ao site da faculdade para saberes mais informações sobre todas estas atividades e inscreveres-te!

Organizamos para ti uma forma de te sentires em casa desde a primeira hora, um grande grupo de alunos do 2º, 3º e, alguns, de 4º ano oferecem-se para serem teus Mentores, recebem-te nos primeiros dias de matrícula, ensinam-te os primeiros passos na Faculdade e ainda preparam atividades para ti e para os outros colegas de 1ºano se conhecerem uns aos outros.

Passada a primeira semana podes contar com o apoio do(a) teu(tua) Mentor(a) em qualquer circunstância da tua vida académica e, se assim o entenderes, também mais pessoal. O(A) Mentor(a) saberá como te ajudar ou a quem pedir ajuda.

Se tens Necessidades Educativas Especiais deves informar os Serviços Académicos e pedir apoio ao GAPE. Trabalhamos numa Rede da Universidade de Lisboa que organiza e promove ajudas para tais NEE, vê em:

http://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/necessidades-educativas-especiais

Podes participar em Workshops e Oficinas de Desenvolvimento Pessoal, da participação em palestras e sessões de informação e partilha sobre diversos temas.

Para acompanhares estes eventos é importante que estejas atento ao teu e-mail e à página de facebook do GAPE.

Se surgirem NEE (Necessidades Educativas Especiais) já depois de estares na Faculdade podes contar com a nossa ajuda, envia-nos um e-mail ou contacta telefonicamente.

https://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/necessidades-educativas-especiais

Se sentires dificuldades persistentes relacionadas com a gestão das tuas emoções, do teu desempenho académico e/ou da tua relação com os outros podes enviar um e-mail para o GAPE – gape@fpie.ulisboa.pt e pedir uma avaliação da situação para posterior apoio psicológico. Para marcar uma sessão, poderás:

Recorrer ao Espaço Antena do GAPE (junto ao bar) ou contactar telefonicamente…

…ou já aqui no site através do “formulário de pedido de apoio”.

A vertente de Apoio Vocacional pretende responder às necessidades dos estudantes no âmbito das escolhas vocacionais e decisões relativas à sua carreira, através de ações preventivas e/ou remediativas, dirigidas a um indivíduo ou a grupos específicos. Intervém em três momentos-chave: entrada na faculdade, durante o percurso académico face às escolhas entre ciclos, e no processo de transição para o mundo do trabalho.

Realizamos todos os anos sessões informativas sobre as várias áreas do 2º ciclo do MIP, onde participam docentes, estudantes e profissionais. Para saberes mais e inscreveres-te está atento ao teu e-mail e à página do facebook do GAPE.

Se para além da informação, necessitas de orientação vocacional, envia um mail ou usa já aqui o “formulário de pedido de apoio”.

Quando estás a finalizar o teu percurso académico na FP ULisboa e o mundo do trabalho é uma aventura…

O GAPE organiza um conjunto de atividades – seminários, Jornadas de Empregabilidade, Workshops, Aconselhamento individual e em pequenos grupos, Programa de Mentoring Profissional – para te apoiar nesta fase de transição para o mundo do trabalho.

Estas iniciativas visam preparar-te para o início da tua vida profissional, apoiando-te na construção e desenvolvimento do teu projeto profissional, dando-te a conhecer a experiência e o percurso de psicólogos “mais velhos” e, permitindo-te a aprendizagem e o treino das técnicas de procura ativa de emprego.

Está atento ao nosso site para saberes mais informações sobre todas estas atividades e inscreveres-te!

Administramos também um grupo no Facebook, de contacto e partilha de experiências, informações, ofertas de trabalho e formação, bem como de pedidos de apoio entre colegas. Este grupo é constituído por estudantes e diplomados da nossa faculdade. Pede para aderir aqui.

Colabora

Mentor | Voluntário na Divulgação da Oferta Formativa | Voluntário no NPV – Núcleo de Promoção de Voluntariado | O que a tua criatividade sugerir

Enquanto estudante da FPUL podes colaborar com o GAPE e fazer voluntariado em Organizações da Comunidade

O GAPE dinamiza um Núcleo de Promoção de Voluntariado (NPV) em que tu podes colaborar e/ou obter informações e ajuda para realizar projetos de voluntariado em diferentes áreas.
Se queres fazer parte da Bolsa de Voluntários contacta o NPV através do e-mail npvfpie@gmail.com e entraremos em contacto contigo para marcação de entrevista.
Todos os anos realizamos formações gerais em Voluntariado Universitário e eventos de divulgação/comemoração das práticas de voluntariado.

Podes saber mais estando atento ao teu e-mail e consultando a nossa página de Facebook.

“Devo dizer que a primeira grande introdução que tive ao GAPE foi provavelmente no segundo ano da faculdade. Também foi o ano em que comecei a investir no voluntariado universitário – algo que o GAPE apoia imenso. Apesar das estruturas de apoio ao aluno que oferece, foi esta a área em que colaborei mais com o GAPE. As oportunidades que me forneceu direta e indiretamente, algo que ainda hoje faz, cimentaram em muito o meu lugar na faculdade. Para uns é a Associação de Estudantes, outros as Tunas, Coro ou até o Desporto, mas para mim foi no voluntariado e no Núcleo de Promoção de Voluntariado que encontrei parte da minha identidade. Adquiri também, no decorrer da minha colaboração, estruturas e aprendizagens que talvez tivesse demorado a adquirir noutros formatos, e no processo conheci imensas pessoas. Estas oportunidades, tomando a forma de projetos, programas, formações e atividades de voluntariado, além das atividades de orientação, funcionaram como uma extensão do curso de Psicologia, de modo que pude interagir com pessoas, aplicar conhecimentos de Psicologia, experimentar em campo o que é a relação de ajuda e as múltiplas variáveis que influenciam o trabalho de um psicólogo. Em suma, posso afirmar que o GAPE teve um grande papel formativo na minha vida académica e que abriu tanto o pensamento como irá abrir portas para mais e melhores oportunidades.“

Bruno Almeida

“A minha colaboração no Programa de Divulgação da Oferta Formativa tem vindo a proporcionar-me a oportunidade de me desenvolver enquanto pessoa e enquanto estudante do Ensino Superior. Tenho desenvolvido as minhas soft skills e competências de comunicação, bem como novas estratégias de gestão de tempo, uma vez que é preciso aprender a conciliar as actividades do Programa com o empenho que o Ensino Superior requer. Através da minha colaboração com o GAPE, tenho contacto com colegas de outros anos e sinto-me bastante integrada na faculdade, o que faz com que esta experiência esteja a ser muito enriquecedora para mim.”

Leonor Fráguas

“Crescimento seria a melhor palavra para descrever a minha participação no projeto mentorado. Este projeto facilitou a minha integração como estudante universitária, permitiu que desenvolvesse competências interpessoais, de trabalho em equipa e acima de tudo desafiou-me sempre a fazer mais e melhor.”

Andreia Bastos

“Quando comecei o trabalho voluntário no NPV, sabia que ia ser um desafio e tinha algum medo de não estar à altura, mas isso transformou-se numa motivação para conseguir parcerias novas para o núcleo e cumprir com os objetivos que me eram estabelecidos. Para isso, muitas vezes tive que sair da minha zona de conforto, o que me permitiu desenvolver vários aspetos fundamentais para um sucesso tanto pessoal como profissional. O núcleo tem uma equipa fantástica, muito baseada na cooperação e interajuda, que promove bastante o desenvolvimento pessoal de cada um de nós. Com esta experiência, melhorei bastante a minha autonomia, responsabilidade, a capacidade de gestão de tempo, de comunicação um para um e um para muitos, entre muitas outras competências que são potenciadas aqui! Mas, acima de tudo, o núcleo criou uma vontade e motivação enorme de fazer cada vez melhor, ao ver o que está a funcionar, o que não está, detetar erros e aspetos que podem ser melhorados, não só no meu trabalho no NPV, mas também em mim. Acredito que isso seja a aquisição mais importante.”

Raquel Teixeira

“A minha participação no CVU foi uma importante experiência formativa. Enquanto estudante convidado a desenvolver o workshop de Comunicação e Relações Interpessoais tive a oportunidade de testar algumas das aprendizagens que já tinha integrado ao longo da licenciatura e início do mestrado. Dentro do CVU tive acesso a uma compreensão mais ampla sobre a experiência subjetiva dos voluntários antes, durante e após as suas experiências de voluntariado. Para mim foi (e ainda é) um investimento muito interessante e as várias participações nestas iniciativas permitiram-me afinar cada vez mais ferramentas que uso na minha vida pessoal e no meu trabalho enquanto psicólogo.”

Ângelo Simões