JIP

Jornadas de Jovens Investigadores da Faculdade de Psicologia

A investigação em Psicologia é uma peça fundamental da identidade da FP-ULisboa, movendo diariamente docentes, investigadores e estudantes. Anualmente, prepara-se na nossa Faculdade um dia especial dedicado aos jovens investigadores.

A Jornada de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia é um encontro científico em que os jovens investigadores conhecem e dão a conhecer os seus trabalhos e ideias de investigação. Através de Psi-Pitches, Psi-Comunicações e Psi-Blitz Talks, estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos poderão escolher o formato de apresentação que melhor se adequa ao momento específico do seu percurso.

Edições

JIP'23

O JIP’23 integrou 12 sessões temáticas com um total de 58 apresentações de estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

As sessões cruzaram trabalhos de diversas áreas da Psicologia: Clínica e Saúde, Educação e Aconselhamento, Cognitiva e Social, Recursos Humanos, Trabalho e Organizações. Em particular, abordaram-se as temáticas da Saúde, Doença, Qualidade de Vida e Bem Estar; Parentalidade, Educação e Aprendizagem; Formação e Prática de Psicólogos e de outros Grupos Ocupacionais; Caracterização e Implementação de Intervenções; Atitudes e Comportamentos em Contextos Sociais; Autorregulação, Julgamento, Emoções, Memórias e Narrativas.

Além das sessões temáticas, o encontro incluiu outros momentos de debate. Discutiu-se “A Psicologia do Futuro” numa mesa redonda com docentes e profissionais convidados. Contámos também com um Diálogo Improvável entre docentes e uma sessão sobre Percursos Improváveis da investigação com a participação de antigos alunos. Num outro momento, o Ultimacto (grupo de teatro da faculdade) apresentou, em formato de ensaio aberto, uma parte do espetáculo a apresentar no Fatal (Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa).

JIP'22

O JIP’22 realizou-se a 24 de março, data em que se celebra o Dia Nacional do Estudante. O encontro incluiu 76 apresentações de estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, organizadas em 15 sessões temáticas. Os trabalhos, provenientes das diferentes áreas da Psicologia, cobriram problemáticas relacionadas com processos de mudança e adaptação; perturbação e bem-estar; desafios da pandemia; interação com o outro e comportamento social; crenças e representações; percursos de aprendizagem e de desenvolvimento; contextos profissionais e desenvolvimento de carreira; dinâmicas familiares e conjugais.

O encontro contou com um Diálogo Improvável entre docentes da FP e com uma mesa redonda sobre “Psicologia e Sociedade” com a intervenção de docentes e profissionais convidados. Para fechar o encontro, os participantes juntaram-se à boa disposição e música da VivanTuna – tuna de estudantes da FP e do Instituto de Educação.