Testoteca

BEM-VINDO À TESTOTECA

A Testoteca representa uma estrutura de apoio ao ensino e à investigação da FP:.

A Testoteca da Faculdade de Psicologia  (FP) da Universidade de Lisboa reúne um conjunto de materiais de avaliação psicológica que disponibiliza aos seus alunos, docentes, investigadores e colaboradores do Serviço à Comunidade. Dispõe de um inventário diversificado de provas de avaliação cognitiva e de provas de personalidade e psicopatologia, e ainda do espólio de materiais de avaliação psicológica que a Faculdade e outros organismos da Universidade de Lisboa foram adquirindo desde a sua fundação, hoje de valor histórico. A Testoteca representa, assim, uma estrutura de apoio ao ensino e à investigação da FP, e rege o seu funcionamento por um regulamento que assegura o cumprimento das regras éticas e deontológicas do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no respeitante ao uso e ao estudo de provas e testes psicológicas.

Coordenadora

Maria João Afonso

Horário (apenas por marcação)

2ª feira: 10h00 – 16h00
4ª feira: 10h00 -16h00

Endereço eletrónico

testoteca@psicologia.ulisboa.pt

:.

ARTIGO 1.º - NATUREZA E INTEGRAÇÃO

A Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa constitui uma estrutura específica para apoio ao ensino e à investigação nas condições estabelecidas no presente Regulamento.
Como acervo de materiais de avaliação psicológica, a Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa está inserida na Divisão de Documentação da FP-IE, mas rege-se por um funcionamento distinto que visa assegurar o cumprimento das regras éticas e deontológicas respeitantes ao uso de testes e provas psicológicas.

ARTIGO 2.º - FINS E TUTELA

2.1. A Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, adiante designada por TESTOTECA, tem como objetivo facilitar o acesso a materiais de avaliação psicológica aos seus alunos, docentes, investigadores e colaboradores do Serviço à Comunidade da Faculdade.

2.2. No âmbito das suas atribuições, a TESTOTECA garante o tratamento técnico e a gestão dos materiais adquiridos, bem como um funcionamento institucional que permita o acesso dos utilizadores aos materiais necessários ao desenvolvimento dos seus trabalhos.

2.3. A tutela sobre a TESTOTECA é exercida pelo Director, podendo este delegar num Coordenador, total ou parcialmente, as responsabilidades ao nível científico e da gestão logística e documental desta estrutura.

ARTIGO 3.º - FUNCIONAMENTO E GESTÃO

3.1. A TESTOTECA providenciará, através de um funcionário ou elemento da Assessoria e Secretariado da FP que lhe estiver alocado, a organização e catalogação dos materiais e a gestão das requisições dos mesmos.

3.2. As requisições de materiais serão realizadas pelos utilizadores, presencialmente, durante o horário de funcionamento da TESTOTECA, o qual será fixado pelo Coordenador.

3.3. A listagem dos materiais existentes será regularmente atualizada e disponibilizada no sítio da FP.

ARTIGO 4.º - CONDIÇÕES GERAIS DE ACESSO

4.1. Os materiais da TESTOTECA podem ser acedidos, para consulta no local ou para empréstimo domiciliário, pelos membros da comunidade académica referidos no Artigo 2º., respeitando as Diretrizes Internacionais para a Utilização de Testes (documentos existentes para consulta na Testoteca) e o estabelecido no presente regulamento.

4.2. Os utilizadores da TESTOTECA comprometem-se a respeitar as regras deontológicas relativas ao bom uso dos materiais de avaliação psicológica, designadamente:

  • Nível de formação exigido para a sua aplicação e interpretação;
  • Cumprimento dos procedimentos estabelecidos nos respetivos manuais;
  • Sigilo sobre os conteúdos dos materiais;
  • Respeito pelos direitos de autor;
  • Utilização e comunicação dos resultados.

4.3. No caso de alunos ou estagiários em formação que requisitem materiais de avaliação psicológica no âmbito da sua atividade curricular ou de formação profissional, cabe aos docentes, que asseguram a formação, supervisionar a correta utilização dos materiais e dos dados obtidos.

ARTIGO 5.º - CONDIÇÕES DE CONSULTA LOCAL

5.1. Para aceder à consulta do material de avaliação psicológica na TESTOTECA, os utilizadores deverão fazer prova da sua identificação pessoal, do seu vínculo à Faculdade e, no caso de alunos, do ciclo de estudos e ano de frequência.

5.2. No ato da requisição, o utilizador assina uma Declaração de Responsabilidade relativamente ao uso cuidado e responsável dos materiais solicitados para consulta. Os materiais serão conferidos pelo requisitante e pelo funcionário que proceder ao empréstimo, quer no ato de levantamento, quer no de entrega.

ARTIGO 6.º - CONDIÇÕES E TIPOS DE EMPRÉSTIMO

6.1. O empréstimo de material da TESTOTECA para utilização em espaços exteriores a esta é um serviço prestado ao utilizador e tem como objetivo específico disponibilizar provas e testes psicológicos para a realização de trabalhos no âmbito do percurso académico dos alunos, do exercício da docência e da investigação ou da prática profissional no Serviço à Comunidade da FP.

6.2. Para aceder ao empréstimo de material, os utilizadores deverão fazer prova da sua identificação pessoal, do seu vínculo à Faculdade e, no caso de alunos, dos documentos emitidos pelos docentes responsáveis pela supervisão do trabalho a realizar.

6.3. Conforme as necessidades dos utilizadores, serão considerados diferentes tipos de empréstimo:

  • Normal: o empréstimo durará o máximo de três dias úteis. Este tipo de empréstimo poderá ser efetuado por alunos mediante documento assinado por um docente a atestar a necessidade da requisição.
    Em situações específicas, designadamente para efeitos de trabalhos de grupo, o material poderá ser requisitado por um período de tempo mais longo, até ao limite máximo de duas semanas, desde que todos os alunos assumam as suas responsabilidades como utilizadores.
  • Prolongado: o empréstimo durará no máximo duas semanas, com possibilidade de renovação. Este tipo de empréstimo poderá ser efetuado por colaboradores do Serviço à Comunidade e por alunos que se encontrem em estágio curricular, a elaborar dissertações ou teses que exijam materiais da Testoteca por período continuado, o que deverá ser fundamentado através de um documento assinado pelo docente responsável.
  • A longo prazo: o empréstimo a docentes, investigadores e colaboradores do Serviço à Comunidade poderá durar até um mês, com possibilidade de renovação da requisição.

6.4. Todos os tipos de empréstimo são obrigatoriamente precedidos de uma Requisição assinada pelo utilizador, onde é identificado o material a requisitar e as datas de entrega e de devolução do mesmo.

6.5. O utilizador deverá assinar também uma Declaração de Responsabilidade relativamente aos materiais requisitados.

6.6. Os materiais serão conferidos pelo requisitante e pelo funcionário que proceder ao empréstimo, quer no ato de levantamento, quer no de entrega.

6.7. Com exceção de situações devidamente justificadas, cada utilizador não poderá requisitar, no mesmo período, mais de dois testes.

ARTIGO 7.º - RESPONSABILIDADE DOS UTILIZADORES

7.1. Os materiais requisitados ficarão sob a responsabilidade dos requisitantes durante o período de requisição, não podendo os mesmos ser cedidos a terceiros. A inobservância desta regra poderá levar à impossibilidade definitiva de acesso a empréstimo de quaisquer materiais da TESTOTECA.

7.2. Os utilizadores da TESTOTECA respondem pela restituição integral dos materiais requisitados (com todas as peças ou folhas que o compõem) e em bom estado de conservação.

7.3. Em caso de dano ou extravio, total ou parcial, dos materiais requisitados, o utilizador obriga-se a restituir o material em causa ou a pagar pela deterioração causada. O utilizador será notificado do custo e condições de pagamento da recuperação dos materiais ou do prazo para restituição de material novo equivalente ao original. Simultaneamente, será dado conhecimento ao Diretor que considerará eventuais efeitos disciplinares.

7.4. O empréstimo de materiais da TESTOTECA, presencial ou domiciliário, é considerado como um contrato de comodato, sendo-lhe aplicáveis as normas legalmente estabelecidas (artigos 1129º a 1141º do Código Civil).

ARTIGO 8.º - PRAZOS E INFRAÇÕES

Os prazos de empréstimo devem ser criteriosamente respeitados. A sua infração está sujeita às seguintes penalizações:

8.1. Em caso de um primeiro incumprimento não justificado atempadamente pelo utilizador (i.e., no decurso do prazo da requisição), o aluno fica inibido de solicitar novo empréstimo até ao final do semestre em curso.

8.2. Em caso de segundo incumprimento ou após segundo aviso da TESTOTECA, o utilizador fica inibido de solicitar novo empréstimo até ao final do ano letivo em curso.

8.3. Após terceiro aviso da TESTOTECA relativo ao incumprimento, será dado conhecimento ao Diretor da Faculdade que considerará as penalizações a aplicar, as quais poderão passar pela suspensão de publicação dos resultados da avaliação escolar do aluno em causa.

ARTIGO 9.º - REVISÃO DO REGULAMENTO E OUTRAS DISPOSIÇÕES

9.1. O presente Regulamento poderá ser alvo de revisão anual, caso se justifique.

9.2. Os casos omissos serão decididos pelo Diretor da Faculdade, ouvido o Coordenador da TESTOTECA.

Título do testeCódigoAutorEditorAnoÂmbito de aplicação
BDI - Beck Depression InventoryBDIA. T. Beck e R. A. SteerThe Psychological Corporation (versão Norte-Americana)1987Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
BDI-II - Beck Depression Inventory-IIBDI-IIA. T. Beck, R. A. Steer e G. K. BrownThe Psychological Corporation (versão Norte-Americana)1996Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
BHS - Beck Hopelessness ScaleBHSA. T. Beck e R. A. SteerThe Psychological Corporation (versão Norte-Americana)1988Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
SCL-90-R - Symptom Checklist 90 Revised / Cuestionario de 90 SíntomasSCL-90-RL. R. DerogatisTEA Ediciones (versão Espanhola)2002Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
SMAT - School Motivation Analysis Test / Tests de Motivaciones en AdolescentesSMATA. B. Sweney, R. B. Cattell e S. E. KrugTEA Ediciones (versão Espanhola)2002Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes)
SIMS - Structured Inventory of Malingered Symptomatology / Inventario Estructurado de Simulación de SíntomasSIMSM. R. Widows e G. P. SmithTEA Ediciones (versão Espanhola)2009Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence TestMSCEITJ. D. Mayer, P. Salovey e D. R. CarusoMulti-Health Systems Inc. (versão Norte-Americana)2002Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
EPI - Inventário de Personalidade de EysenckEPIH. J. Eysenck e S. B. G. EysenckLes Editions Du Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa)1971Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
EPP Perfil de Personalidade de Eysenck, versão 6 Forma ReduzidaEPPWilson e JacksonINFOTESTE - Centro de Estudos e Diagnóstico Psicológico Computorizado (versão Portuguesa)2002Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
EPQ J&A - Eysenck Personality Questionnaire (Junior & Adult) / Custionario de Personalidad para Niños y AdultosEPQHans J. Eysenck e Sybil B. G. EysenckTEA Ediciones (versão Espanhola)2004Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos)
MMSE - Mini-Mental State Examination / Examen Cognoscitivo Mini-MentalMMSEM. F. Folstein, S. E. Folstein, P. R. McHugh e G. FanjiangTEA Ediciones (versão Espanhola)2002Prova Cognitiva (Adultos)
CUIDA - Custionario para la Evaluación de Adoptantes, Cuidadores, Tutores y MediadoresCUIDAF. A. Bermejo, I. Estévez, M. I. García, M. Lapastora, P. Letamendía, J. C. Parra, A. Polo, M. J. Sueiro e F. Velásquez de CastroTEA Ediciones (versão Espanhola)2006Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
EDAH - Evaluácion del Transtorno por Déficit de Atención com HiperactividadEDAHA. Farré y J. NarbonaTEA Ediciones (versão Espanhola)2003Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças)
BPRD - Bateria de Provas de Raciocínio DiferencialBPRDL. S. AlmeidaEdipsico (versão Portuguesa)1992Prova Cognitiva (Adolescentes)
16PF - 16 Personality Factors Questionnaire16 PFR. B. CattellLes Editions du Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa)1969Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
Le Color Test Teste das CoresCoresM. LuscherTEA Ediciones (versão Espanhola)2002Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
Bell Adjustment Inventory Revised - Student Form Inventário de Adaptação de Bell Revisto - forma para estudantesBellH. M. BellConsulting Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1962Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Jovens Adultos)
KFT - Teste de Capacidade CognitivaKFTK. Heller, A. K. Gaedike e H. WeinladerINFOTESTE - Centro de Estudos e Diagnóstico Psicológico Computorizado (versão Portuguesa)1985Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
CEFT - Children's Embedded Figures Test)CEFTS. Karp e N. KonstadtConsulting Psychologists Press (versão Norte-Americana)1969Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
Embedded Figures TestEFTKarp, S. A. E Konstadt, N.Consulting Psychologists Press (ed. Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1969
1971
Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
D2 - Teste de AtençãoD2R. BrickencampCEGOC (adaptação Portuguesa)2007Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
Test de Pensée CréativeTorranceE. P. TorranceEditions du Centre de Psychologie Appliquée (2ª ed) (versão Francesa)1972Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
BOEHM - Teste de Conceitos Básicos de BoehmBOEHMA. E. BoehmTEA Ediciones (versão Espanhola)2000Prova Cognitiva (Crianças)
ISRA - Inventario de Situaciones y Respuestas de AnsiedadeISRAJ. J. M. Tobal e A. R. C. VindelTEA Ediciones (versão Espanhola)2002Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
NEO PI-R - Revised NEO Personality InventoryNEO PI-R-UKP. T. Costa, Jr. E. Robert e R. McCraePsychological Assessment Resources, Inc. (versão Norte-Americana)1992Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
NEO PI-R - Revised NEO Personality InventoryNEO PI-RP. T. Costa, Jr. E. Robert e R. McCraeCEGOC (adaptação Portuguesa)2000Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
MIPS-R - Millon Index of Personality Styles RevisedMIPS-RT. MillonPearson Assessments (versão Norte-americana)2004Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
MACI - Millon Adolescent Clinical InventoryMACIT. MillonNational Computer Systems, Inc (versão Norte-Americana)1993Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes)
MCMI-III - Millon Clinical Multiaxial Inventory-IIIMCMI-IIIT. MillonNational Computer Systems, Inc (versão Norte-Americana)1997 (2ª edição)Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
Era Uma Vez…Era uma VezT. FagulhaCEGOC (adaptação Portuguesa)1997 (2ª edição)Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças)
RorschachRorschachH. RorschachVerlag Hans Huber AG (versão Suíça); PAR-Psychological Assessment Resources, Inc (Rorschach Workshops - versão Norte-americana); Adaptação Portuguesa
1994




2001
Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
Desenho da FamíliaDesenho da FamíliaL. CormanAdaptação Portuguesa1982Prova de Personalidade (Crianças)
Desenho da Figura HumanaDesenho da Figura HumanaK. MachoverAdaptação Portuguesa1956Prova de Personalidade (Crianças)
The Blacky PicturesThe Blacky PicturesG. S. BlumPsychodynamic Instruments, ann Arbor, Michigan (versão Norte-Americana)1950Prova de Personalidade (Crianças)
Le Test Patte-NoireLe Test Patte-NoireL. CormanSquare Jouvenet - Paris (XVI) (versão Francesa)1961Prova de Personalidade (Crianças)
TAT
(Thematic Apperception Test)
Teste de Aperceção Temática
TATH. A. Murray et al. Harvard University Press (versão Norte-Americana); Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa)
1971

1960
Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos)
CAT-A (Children's Apperception Test) - Animal FiguresCAT-AL. Bellak e S. S. BellakC.P.S. Inc. (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1996Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças)
CAT-H (Children's Apperception Test)-Human FiguresCAT-HL. Bellak e S. S. BellakC.P.S. Inc. (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1970Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças)
Teste de Relações ObjetaisTeste de Relações ObjetaisH. PhillipsonNFER-Nelson Publishing Company (versão Espanhola da edição Inglesa)1981Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
Roberts-2Roberts-2G. E. Roberts e C. GruberWestern Psychological Services (versão Norte-Americana)2005Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças e Adolescentes)
TAS-20TAS-20N. Prazeres, J. D. A. Parker e G. J. TaylorAdaptação Portuguesa1992; 2000Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Adultos)
TSCS-2 Tennessee Self-Concept ScaleTSCS-2W. H. Fitts e W. L. WarrenWestern Psychological Services (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1996Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos)
Teste de FrustraçãoTeste de FrustraçãoS. RosenzweigPAR-Psychological Assessment Resources, Inc. (edição Norte-Americana)
1978
1981
Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos)
Teste de FrustraçãoTeste de Frustração-FRS. RosenzweigCentre de Psycologie Appliquée (adaptação Francesa)
1966
1970
Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos)
STAI-Y (State-Trait Anxiety Inventory-Y)
Iventário de Ansiedade Estado-Traço Y
STAI-YC. D. Spielberger, R. L. Gorsuch, R. Lusene, P. R. Vagg e G. A. JacobsConsulting Psychologists Press (edição Norte-Americana)1983Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
EBEP Escalas de Bem-Estar PsicológicoEBEPC. Ryff et al.Adaptação Portuguesa2003Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos)
WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale) Escala de Inteligência de Wechsler para AdultosWAIS-III-FRD. WechslerLes Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (aferição Francesa)2000Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale) Escala de Inteligência de Wechsler para AdultosWAIS-IIID. WechslerCEGOC (adaptação Portuguesa)2008Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale) Escala de Inteligência de Wechsler para AdultosWAIS-III-UKD. WechslerThe Psychological Corporation (aferição Inglesa)1998Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
WISC III (Wechsler Intelligence Scale for Children) Escala de Inteligência de Wechsler para CriançasWISC-III-UKD. WechslerThe Psychological Corporation (aferição Inglesa)1992Prova Cognitiva (Crianças)
WISC III (Wechsler Intelligence Scale for Children) Escala de Inteligência de Wechsler para CriançasWISC-III-FRD. WechslerLes Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (aferição Francesa)1996Prova Cognitiva (Crianças)
WISC III (Wechsler Intelligence Scale for Children) Escala de Inteligência de Wechsler para CriançasWISC-IIID. WechslerCEGOC (adaptação Portuguesa)2003Prova Cognitiva (Crianças)
WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence-Revired) Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças de Indade Pré-EscolarWPPSI-RD. WechslerCEGOC (adaptação Portuguesa)2003Prova Cognitiva (Crianças)
WMS (Wechsler Memory Scale) Escala de Memória de WechslerWMS-UKD. WechslerThe Psychological Corporation (aferição Inglesa)1997, 1998Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
WMS (Wechsler Memory Scale) Escala de Memória de WechslerWMSD. WechslerCEGOC (adaptação Portuguesa)2008Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
APM (Advanced Progressive Matrices) Matrizes Progressivas Avançadas de RavenAPMJ. C. RavenOxford Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1994Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
CPM (Coloured Progressive Matrices) Matrizes Progressivas ColoridasCPMJ. C. RavenOxford Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1995Prova Cognitiva (Crianças)
SPM (Standard Progressive Matrices) Matrizes Progressivas StandardSPMJ. C. RavenOxford Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa1996Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
Teste de Bender-SantucciBenderL. Bender e H. SantucciAmerican Orthopsychiatric Association (versão Norte-Americana); Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa); Delachaux e Niestlé (adaptação Suíça); Adaptação Portuguesa1938, 1946

1967, 1968

1968
Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
VMI (The Beery-Buktenica Developmental Test of Visual Motor Integration) Teste Desenvolvimentista de Integração Visuomotora de Beery-BuktenicaVMIK. E. Beery e N. A. BeeryNCS Pearson, Inc (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa2006Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
FCR - Figura Complexa de ReyFCRA. ReyLes Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (versão Francesa); Adaptação Portuguesa; PAR-Psychological Assessment Resources, Inc (adaptação Norte-Americana)1959, 1993

1988

1995

1999

Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
PALPA-P (Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português)PALPA-PJ. Kay, R. Lesser e M. ColtheartCEGOC (adaptação Portuguesa)2007Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
Teste de Retenção Visual de BentonBentonA. BentonThe Psychological Corporation (versão Norte-Americana, 5ª Edição); Adaptação Portuguesa1992Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
Échelle Métrique de l'intelligenceEscala de InteligênciaR. Zazzo, M. Gilly e M. Verba-RadLibrarie Armand Colin (versão Francesa)1966Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)
Teste das Duas BarragensTeste das Duas BarragensR. ZazzoÉditions Delachaux & Niestlé (versão Francesa); Mestre Jou (adaptação Portuguesa)1964; 1968Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
Wisconsin Card Sorting Test (Teste de Classificação de Cartões de Wisconsin)WISCONSINR. K. Heaton, G. J. Chelune, J. L. Talley e G. CurtissPAR- Psychological Assessment Resources (versão Norte-Americana)1993Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
ASEBA (Achenbach System of Empirically Based Assessment) -
CBL (Child Behavior Checklist)
CBCLT.M. Achenbach e L.A RescorlaCEGOC (adaptação Portuguesa)2009Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
ASEBA (Achenbach System of Empirically Based Assessment) -TRF (Teacher's Report Form)TRFT.M. Achenbach e L.A RescorlaCEGOC (adaptação Portuguesa)2009Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
ASEBA (Achenbach System of Empirically Based Assessment) -YSR (Youth Self-report)YSRT.M. Achenbach e L.A RescorlaCEGOC (adaptação Portuguesa)2009Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
Assessment of Coping Style (Avaliação do Estilo de Coping)ACSH. F. Boyd e G.O. JohnsonBell & Howell Company (versão Norte-americana)1981Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos)
The Rivermead Behavioural Memory TestRBMTA. Baddeley, J. Cockburn e B. WilsonThames Valley Test Company (2nd edition) (versão Norte-americana)1991Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos)
CDI (children's Depression Inventory)CDIM. KovacsTEA Ediciones (versão Espanhola)2004Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças e Adolescentes)
CECAD (Cuestionario Educativo-Clínico: Ansiedad y Dépresión) Questionário Educativo Clínico: Ansiedade e DepressãoCECADL. L. González, E. García Cueto e L. M. L. FernándezTEA Ediciones (versão Espanhola); Adaptação Portuguesa2007

2005
Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Jovens Adultos)
Vineland Adaptative Behavior Scales II (Escalas de Comportamento Adaptativo de Vineland II)VinelandS. Sparrow, D. Cicchetti e D. BallaNCS Pearson (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa2005Prova de Personalidade
e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos)
Bateria de Testes de Aptidões - GATBGATBH. R. PintoCEGOC (adaptação Portuguesa)1998Prova Cognitiva (Adolescentes)
Evaluación del Potencial de Aprendizaje - 2Evaluación del Potencial de Aprendizaje - 2R. Fernández-Ballesteros, M. D. Calero, J. M. Campllonch e J. BelchíTEA Ediciones (versão Espanhola)2000Prova Cognitiva (Crianças)
Provas de Diagnóstico Pré-EscolarProvas de Diagnóstico Pré-EscolarM. V. de la CruzCEGOC (adaptação Portuguesa)2003Prova Cognitiva (Crianças)
Bateria de Piaget-HeadBateria de Piaget-HeadR. ZazzoMestre Jou (adaptação Brasileira)1981Prova Cognitiva (Crianças)
Entrevista para el Diagnóstico de Autismo-RevisadaADI-RA. Couteur, C. Lord e M. RutterTEA Ediciones (versão Espanhola)2006Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças)
Análise Estrutural da InteligênciaISAE. Fay, G. Trost, G. GittlerINFOTESTE - Centro de Estudos e Diagnóstico Psicológico Computorizado (versão Portuguesa)1985Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos)
BANC – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de CoimbraBANCM. R. Simões, C. P. Albuquerque, M. S. Pinho, M. Vilar, M. Pereira, A. F. Lopes, M. J. Seabra Santos, I. Alberto, C. Lopes, C. Martins e O. MouraEditora Hogrefe2016Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes)

Para requisitar material da testoteca deve indicar no mail para testoteca@psicologia.ulisboa.pt:

  1. código do teste desejado (conforme indicado no catálogo)
  2. data preferencial para levantamento do mesmo
  3. caso seja aluno (MIP ou doutoramento), deve solicitar previamente autorização ao docente responsável pela UC onde irá utilizar a prova* (ou ao orientador de estágio/tese). Pode fazer o download do formulário a preencher aqui, solicitando a assinatura do mesmo ao docente responsável.

* essa autorização não é necessária para as seguintes UCs: Psicometria, Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente e Avaliação Psicológica do Adulto.

Tenha em ATENÇÃO que:

  • a requisição, levantamento, utilização e entrega deste material só poderá ser efectuada de acordo com o regulamento da testoteca.
  • a sua requisição só estará confirmada após ter recebido um e-mail da testoteca indicando a disponibilidade do teste desejado para a data indicada ou para outra em alternativa.

O levantamento do teste deverá ser realizado diretamente na testoteca, na data indicada no e-mail que receber e apenas por marcação dentro do seguinte horário:

2ª feira: 10h00 – 16h00
4ª feira: 10h00 -16h00

 

A Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa agradece desde já o seu contacto.