Testoteca
BEM-VINDO À TESTOTECA
A Testoteca representa uma estrutura de apoio ao ensino e à investigação da FP:.
A Testoteca da Faculdade de Psicologia (FP) da Universidade de Lisboa reúne um conjunto de materiais de avaliação psicológica que disponibiliza aos seus alunos, docentes, investigadores e colaboradores do Serviço à Comunidade. Dispõe de um inventário diversificado de provas de avaliação cognitiva e de provas de personalidade e psicopatologia, e ainda do espólio de materiais de avaliação psicológica que a Faculdade e outros organismos da Universidade de Lisboa foram adquirindo desde a sua fundação, hoje de valor histórico. A Testoteca representa, assim, uma estrutura de apoio ao ensino e à investigação da FP, e rege o seu funcionamento por um regulamento que assegura o cumprimento das regras éticas e deontológicas do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no respeitante ao uso e ao estudo de provas e testes psicológicas.
Coordenadora
Maria João Afonso
Horário (apenas por marcação)
2ª feira: 10h00 – 16h00
4ª feira: 10h00 -16h00
Endereço eletrónico
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ARTIGO 1.º - NATUREZA E INTEGRAÇÃO
A Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa constitui uma estrutura específica para apoio ao ensino e à investigação nas condições estabelecidas no presente Regulamento.
Como acervo de materiais de avaliação psicológica, a Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa está inserida na Divisão de Documentação da FP-IE, mas rege-se por um funcionamento distinto que visa assegurar o cumprimento das regras éticas e deontológicas respeitantes ao uso de testes e provas psicológicas.
ARTIGO 2.º - FINS E TUTELA
2.1. A Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, adiante designada por TESTOTECA, tem como objetivo facilitar o acesso a materiais de avaliação psicológica aos seus alunos, docentes, investigadores e colaboradores do Serviço à Comunidade da Faculdade.
2.2. No âmbito das suas atribuições, a TESTOTECA garante o tratamento técnico e a gestão dos materiais adquiridos, bem como um funcionamento institucional que permita o acesso dos utilizadores aos materiais necessários ao desenvolvimento dos seus trabalhos.
2.3. A tutela sobre a TESTOTECA é exercida pelo Director, podendo este delegar num Coordenador, total ou parcialmente, as responsabilidades ao nível científico e da gestão logística e documental desta estrutura.
ARTIGO 3.º - FUNCIONAMENTO E GESTÃO
3.1. A TESTOTECA providenciará, através de um funcionário ou elemento da Assessoria e Secretariado da FP que lhe estiver alocado, a organização e catalogação dos materiais e a gestão das requisições dos mesmos.
3.2. As requisições de materiais serão realizadas pelos utilizadores, presencialmente, durante o horário de funcionamento da TESTOTECA, o qual será fixado pelo Coordenador.
3.3. A listagem dos materiais existentes será regularmente atualizada e disponibilizada no sítio da FP.
ARTIGO 4.º - CONDIÇÕES GERAIS DE ACESSO
4.1. Os materiais da TESTOTECA podem ser acedidos, para consulta no local ou para empréstimo domiciliário, pelos membros da comunidade académica referidos no Artigo 2º., respeitando as Diretrizes Internacionais para a Utilização de Testes (documentos existentes para consulta na Testoteca) e o estabelecido no presente regulamento.
4.2. Os utilizadores da TESTOTECA comprometem-se a respeitar as regras deontológicas relativas ao bom uso dos materiais de avaliação psicológica, designadamente:
- Nível de formação exigido para a sua aplicação e interpretação;
- Cumprimento dos procedimentos estabelecidos nos respetivos manuais;
- Sigilo sobre os conteúdos dos materiais;
- Respeito pelos direitos de autor;
- Utilização e comunicação dos resultados.
4.3. No caso de alunos ou estagiários em formação que requisitem materiais de avaliação psicológica no âmbito da sua atividade curricular ou de formação profissional, cabe aos docentes, que asseguram a formação, supervisionar a correta utilização dos materiais e dos dados obtidos.
ARTIGO 5.º - CONDIÇÕES DE CONSULTA LOCAL
5.1. Para aceder à consulta do material de avaliação psicológica na TESTOTECA, os utilizadores deverão fazer prova da sua identificação pessoal, do seu vínculo à Faculdade e, no caso de alunos, do ciclo de estudos e ano de frequência.
5.2. No ato da requisição, o utilizador assina uma Declaração de Responsabilidade relativamente ao uso cuidado e responsável dos materiais solicitados para consulta. Os materiais serão conferidos pelo requisitante e pelo funcionário que proceder ao empréstimo, quer no ato de levantamento, quer no de entrega.
ARTIGO 6.º - CONDIÇÕES E TIPOS DE EMPRÉSTIMO
6.1. O empréstimo de material da TESTOTECA para utilização em espaços exteriores a esta é um serviço prestado ao utilizador e tem como objetivo específico disponibilizar provas e testes psicológicos para a realização de trabalhos no âmbito do percurso académico dos alunos, do exercício da docência e da investigação ou da prática profissional no Serviço à Comunidade da FP.
6.2. Para aceder ao empréstimo de material, os utilizadores deverão fazer prova da sua identificação pessoal, do seu vínculo à Faculdade e, no caso de alunos, dos documentos emitidos pelos docentes responsáveis pela supervisão do trabalho a realizar.
6.3. Conforme as necessidades dos utilizadores, serão considerados diferentes tipos de empréstimo:
- Normal: o empréstimo durará o máximo de três dias úteis. Este tipo de empréstimo poderá ser efetuado por alunos mediante documento assinado por um docente a atestar a necessidade da requisição.
Em situações específicas, designadamente para efeitos de trabalhos de grupo, o material poderá ser requisitado por um período de tempo mais longo, até ao limite máximo de duas semanas, desde que todos os alunos assumam as suas responsabilidades como utilizadores.
- Prolongado: o empréstimo durará no máximo duas semanas, com possibilidade de renovação. Este tipo de empréstimo poderá ser efetuado por colaboradores do Serviço à Comunidade e por alunos que se encontrem em estágio curricular, a elaborar dissertações ou teses que exijam materiais da Testoteca por período continuado, o que deverá ser fundamentado através de um documento assinado pelo docente responsável.
- A longo prazo: o empréstimo a docentes, investigadores e colaboradores do Serviço à Comunidade poderá durar até um mês, com possibilidade de renovação da requisição.
6.4. Todos os tipos de empréstimo são obrigatoriamente precedidos de uma Requisição assinada pelo utilizador, onde é identificado o material a requisitar e as datas de entrega e de devolução do mesmo.
6.5. O utilizador deverá assinar também uma Declaração de Responsabilidade relativamente aos materiais requisitados.
6.6. Os materiais serão conferidos pelo requisitante e pelo funcionário que proceder ao empréstimo, quer no ato de levantamento, quer no de entrega.
6.7. Com exceção de situações devidamente justificadas, cada utilizador não poderá requisitar, no mesmo período, mais de dois testes.
ARTIGO 7.º - RESPONSABILIDADE DOS UTILIZADORES
7.1. Os materiais requisitados ficarão sob a responsabilidade dos requisitantes durante o período de requisição, não podendo os mesmos ser cedidos a terceiros. A inobservância desta regra poderá levar à impossibilidade definitiva de acesso a empréstimo de quaisquer materiais da TESTOTECA.
7.2. Os utilizadores da TESTOTECA respondem pela restituição integral dos materiais requisitados (com todas as peças ou folhas que o compõem) e em bom estado de conservação.
7.3. Em caso de dano ou extravio, total ou parcial, dos materiais requisitados, o utilizador obriga-se a restituir o material em causa ou a pagar pela deterioração causada. O utilizador será notificado do custo e condições de pagamento da recuperação dos materiais ou do prazo para restituição de material novo equivalente ao original. Simultaneamente, será dado conhecimento ao Diretor que considerará eventuais efeitos disciplinares.
7.4. O empréstimo de materiais da TESTOTECA, presencial ou domiciliário, é considerado como um contrato de comodato, sendo-lhe aplicáveis as normas legalmente estabelecidas (artigos 1129º a 1141º do Código Civil).
ARTIGO 8.º - PRAZOS E INFRAÇÕES
Os prazos de empréstimo devem ser criteriosamente respeitados. A sua infração está sujeita às seguintes penalizações:
8.1. Em caso de um primeiro incumprimento não justificado atempadamente pelo utilizador (i.e., no decurso do prazo da requisição), o aluno fica inibido de solicitar novo empréstimo até ao final do semestre em curso.
8.2. Em caso de segundo incumprimento ou após segundo aviso da TESTOTECA, o utilizador fica inibido de solicitar novo empréstimo até ao final do ano letivo em curso.
8.3. Após terceiro aviso da TESTOTECA relativo ao incumprimento, será dado conhecimento ao Diretor da Faculdade que considerará as penalizações a aplicar, as quais poderão passar pela suspensão de publicação dos resultados da avaliação escolar do aluno em causa.
ARTIGO 9.º - REVISÃO DO REGULAMENTO E OUTRAS DISPOSIÇÕES
9.1. O presente Regulamento poderá ser alvo de revisão anual, caso se justifique.
9.2. Os casos omissos serão decididos pelo Diretor da Faculdade, ouvido o Coordenador da TESTOTECA.
Título do teste | Código | Autor | Editor | Ano | Âmbito de aplicação |
---|---|---|---|---|---|
BDI - Beck Depression Inventory | BDI | A. T. Beck e R. A. Steer | The Psychological Corporation (versão Norte-Americana) | 1987 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
BDI-II - Beck Depression Inventory-II | BDI-II | A. T. Beck, R. A. Steer e G. K. Brown | The Psychological Corporation (versão Norte-Americana) | 1996 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
BHS - Beck Hopelessness Scale | BHS | A. T. Beck e R. A. Steer | The Psychological Corporation (versão Norte-Americana) | 1988 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
SCL-90-R - Symptom Checklist 90 Revised / Cuestionario de 90 Síntomas | SCL-90-R | L. R. Derogatis | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2002 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
SMAT - School Motivation Analysis Test / Tests de Motivaciones en Adolescentes | SMAT | A. B. Sweney, R. B. Cattell e S. E. Krug | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2002 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes) |
SIMS - Structured Inventory of Malingered Symptomatology / Inventario Estructurado de Simulación de Síntomas | SIMS | M. R. Widows e G. P. Smith | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2009 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test | MSCEIT | J. D. Mayer, P. Salovey e D. R. Caruso | Multi-Health Systems Inc. (versão Norte-Americana) | 2002 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
EPI - Inventário de Personalidade de Eysenck | EPI | H. J. Eysenck e S. B. G. Eysenck | Les Editions Du Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa) | 1971 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
EPP Perfil de Personalidade de Eysenck, versão 6 Forma Reduzida | EPP | Wilson e Jackson | INFOTESTE - Centro de Estudos e Diagnóstico Psicológico Computorizado (versão Portuguesa) | 2002 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
EPQ J&A - Eysenck Personality Questionnaire (Junior & Adult) / Custionario de Personalidad para Niños y Adultos | EPQ | Hans J. Eysenck e Sybil B. G. Eysenck | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2004 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
MMSE - Mini-Mental State Examination / Examen Cognoscitivo Mini-Mental | MMSE | M. F. Folstein, S. E. Folstein, P. R. McHugh e G. Fanjiang | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2002 | Prova Cognitiva (Adultos) |
CUIDA - Custionario para la Evaluación de Adoptantes, Cuidadores, Tutores y Mediadores | CUIDA | F. A. Bermejo, I. Estévez, M. I. García, M. Lapastora, P. Letamendía, J. C. Parra, A. Polo, M. J. Sueiro e F. Velásquez de Castro | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2006 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
EDAH - Evaluácion del Transtorno por Déficit de Atención com Hiperactividad | EDAH | A. Farré y J. Narbona | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2003 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças) |
BPRD - Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial | BPRD | L. S. Almeida | Edipsico (versão Portuguesa) | 1992 | Prova Cognitiva (Adolescentes) |
16PF - 16 Personality Factors Questionnaire | 16 PF | R. B. Cattell | Les Editions du Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa) | 1969 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
Le Color Test Teste das Cores | Cores | M. Luscher | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2002 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
Bell Adjustment Inventory Revised - Student Form Inventário de Adaptação de Bell Revisto - forma para estudantes | Bell | H. M. Bell | Consulting Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1962 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Jovens Adultos) |
KFT - Teste de Capacidade Cognitiva | KFT | K. Heller, A. K. Gaedike e H. Weinlader | INFOTESTE - Centro de Estudos e Diagnóstico Psicológico Computorizado (versão Portuguesa) | 1985 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
CEFT - Children's Embedded Figures Test) | CEFT | S. Karp e N. Konstadt | Consulting Psychologists Press (versão Norte-Americana) | 1969 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
Embedded Figures Test | EFT | Karp, S. A. E Konstadt, N. | Consulting Psychologists Press (ed. Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1969 1971 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
D2 - Teste de Atenção | D2 | R. Brickencamp | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2007 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
Test de Pensée Créative | Torrance | E. P. Torrance | Editions du Centre de Psychologie Appliquée (2ª ed) (versão Francesa) | 1972 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
BOEHM - Teste de Conceitos Básicos de Boehm | BOEHM | A. E. Boehm | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2000 | Prova Cognitiva (Crianças) |
ISRA - Inventario de Situaciones y Respuestas de Ansiedade | ISRA | J. J. M. Tobal e A. R. C. Vindel | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2002 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
NEO PI-R - Revised NEO Personality Inventory | NEO PI-R-UK | P. T. Costa, Jr. E. Robert e R. McCrae | Psychological Assessment Resources, Inc. (versão Norte-Americana) | 1992 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
NEO PI-R - Revised NEO Personality Inventory | NEO PI-R | P. T. Costa, Jr. E. Robert e R. McCrae | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2000 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
MIPS-R - Millon Index of Personality Styles Revised | MIPS-R | T. Millon | Pearson Assessments (versão Norte-americana) | 2004 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
MACI - Millon Adolescent Clinical Inventory | MACI | T. Millon | National Computer Systems, Inc (versão Norte-Americana) | 1993 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes) |
MCMI-III - Millon Clinical Multiaxial Inventory-III | MCMI-III | T. Millon | National Computer Systems, Inc (versão Norte-Americana) | 1997 (2ª edição) | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
Era Uma Vez | Era uma Vez | T. Fagulha | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 1997 (2ª edição) | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças) |
Rorschach | Rorschach | H. Rorschach | Verlag Hans Huber AG (versão Suíça); PAR-Psychological Assessment Resources, Inc (Rorschach Workshops - versão Norte-americana); Adaptação Portuguesa | 1994 2001 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
Desenho da Família | Desenho da Família | L. Corman | Adaptação Portuguesa | 1982 | Prova de Personalidade (Crianças) |
Desenho da Figura Humana | Desenho da Figura Humana | K. Machover | Adaptação Portuguesa | 1956 | Prova de Personalidade (Crianças) |
The Blacky Pictures | The Blacky Pictures | G. S. Blum | Psychodynamic Instruments, ann Arbor, Michigan (versão Norte-Americana) | 1950 | Prova de Personalidade (Crianças) |
Le Test Patte-Noire | Le Test Patte-Noire | L. Corman | Square Jouvenet - Paris (XVI) (versão Francesa) | 1961 | Prova de Personalidade (Crianças) |
TAT (Thematic Apperception Test) Teste de Aperceção Temática | TAT | H. A. Murray et al. | Harvard University Press (versão Norte-Americana); Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa) | 1971 1960 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
CAT-A (Children's Apperception Test) - Animal Figures | CAT-A | L. Bellak e S. S. Bellak | C.P.S. Inc. (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1996 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças) |
CAT-H (Children's Apperception Test)-Human Figures | CAT-H | L. Bellak e S. S. Bellak | C.P.S. Inc. (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1970 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças) |
Teste de Relações Objetais | Teste de Relações Objetais | H. Phillipson | NFER-Nelson Publishing Company (versão Espanhola da edição Inglesa) | 1981 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
Roberts-2 | Roberts-2 | G. E. Roberts e C. Gruber | Western Psychological Services (versão Norte-Americana) | 2005 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças e Adolescentes) |
TAS-20 | TAS-20 | N. Prazeres, J. D. A. Parker e G. J. Taylor | Adaptação Portuguesa | 1992; 2000 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
TSCS-2 Tennessee Self-Concept Scale | TSCS-2 | W. H. Fitts e W. L. Warren | Western Psychological Services (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1996 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
Teste de Frustração | Teste de Frustração | S. Rosenzweig | PAR-Psychological Assessment Resources, Inc. (edição Norte-Americana) | 1978 1981 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
Teste de Frustração | Teste de Frustração-FR | S. Rosenzweig | Centre de Psycologie Appliquée (adaptação Francesa) | 1966 1970 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
STAI-Y (State-Trait Anxiety Inventory-Y) Iventário de Ansiedade Estado-Traço Y | STAI-Y | C. D. Spielberger, R. L. Gorsuch, R. Lusene, P. R. Vagg e G. A. Jacobs | Consulting Psychologists Press (edição Norte-Americana) | 1983 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
EBEP Escalas de Bem-Estar Psicológico | EBEP | C. Ryff et al. | Adaptação Portuguesa | 2003 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adultos) |
WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale) Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos | WAIS-III-FR | D. Wechsler | Les Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (aferição Francesa) | 2000 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale) Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos | WAIS-III | D. Wechsler | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2008 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale) Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos | WAIS-III-UK | D. Wechsler | The Psychological Corporation (aferição Inglesa) | 1998 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
WISC III (Wechsler Intelligence Scale for Children) Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças | WISC-III-UK | D. Wechsler | The Psychological Corporation (aferição Inglesa) | 1992 | Prova Cognitiva (Crianças) |
WISC III (Wechsler Intelligence Scale for Children) Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças | WISC-III-FR | D. Wechsler | Les Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (aferição Francesa) | 1996 | Prova Cognitiva (Crianças) |
WISC III (Wechsler Intelligence Scale for Children) Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças | WISC-III | D. Wechsler | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2003 | Prova Cognitiva (Crianças) |
WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence-Revired) Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças de Indade Pré-Escolar | WPPSI-R | D. Wechsler | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2003 | Prova Cognitiva (Crianças) |
WMS (Wechsler Memory Scale) Escala de Memória de Wechsler | WMS-UK | D. Wechsler | The Psychological Corporation (aferição Inglesa) | 1997, 1998 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
WMS (Wechsler Memory Scale) Escala de Memória de Wechsler | WMS | D. Wechsler | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2008 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
APM (Advanced Progressive Matrices) Matrizes Progressivas Avançadas de Raven | APM | J. C. Raven | Oxford Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1994 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
CPM (Coloured Progressive Matrices) Matrizes Progressivas Coloridas | CPM | J. C. Raven | Oxford Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1995 | Prova Cognitiva (Crianças) |
SPM (Standard Progressive Matrices) Matrizes Progressivas Standard | SPM | J. C. Raven | Oxford Psychologists Press (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 1996 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
Teste de Bender-Santucci | Bender | L. Bender e H. Santucci | American Orthopsychiatric Association (versão Norte-Americana); Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (adaptação Francesa); Delachaux e Niestlé (adaptação Suíça); Adaptação Portuguesa | 1938, 1946 1967, 1968 1968 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
VMI (The Beery-Buktenica Developmental Test of Visual Motor Integration) Teste Desenvolvimentista de Integração Visuomotora de Beery-Buktenica | VMI | K. E. Beery e N. A. Beery | NCS Pearson, Inc (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 2006 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
FCR - Figura Complexa de Rey | FCR | A. Rey | Les Éditions du Centre de Psychologie Appliquée (versão Francesa); Adaptação Portuguesa; PAR-Psychological Assessment Resources, Inc (adaptação Norte-Americana) | 1959, 1993 1988 1995 1999 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
PALPA-P (Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português) | PALPA-P | J. Kay, R. Lesser e M. Coltheart | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2007 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
Teste de Retenção Visual de Benton | Benton | A. Benton | The Psychological Corporation (versão Norte-Americana, 5ª Edição); Adaptação Portuguesa | 1992 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
Échelle Métrique de l'intelligence | Escala de Inteligência | R. Zazzo, M. Gilly e M. Verba-Rad | Librarie Armand Colin (versão Francesa) | 1966 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
Teste das Duas Barragens | Teste das Duas Barragens | R. Zazzo | Éditions Delachaux & Niestlé (versão Francesa); Mestre Jou (adaptação Portuguesa) | 1964; 1968 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
Wisconsin Card Sorting Test (Teste de Classificação de Cartões de Wisconsin) | WISCONSIN | R. K. Heaton, G. J. Chelune, J. L. Talley e G. Curtiss | PAR- Psychological Assessment Resources (versão Norte-Americana) | 1993 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
ASEBA (Achenbach System of Empirically Based Assessment) - CBL (Child Behavior Checklist) | CBCL | T.M. Achenbach e L.A Rescorla | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2009 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
ASEBA (Achenbach System of Empirically Based Assessment) -TRF (Teacher's Report Form) | TRF | T.M. Achenbach e L.A Rescorla | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2009 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
ASEBA (Achenbach System of Empirically Based Assessment) -YSR (Youth Self-report) | YSR | T.M. Achenbach e L.A Rescorla | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2009 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
Assessment of Coping Style (Avaliação do Estilo de Coping) | ACS | H. F. Boyd e G.O. Johnson | Bell & Howell Company (versão Norte-americana) | 1981 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Adolescentes e Adultos) |
The Rivermead Behavioural Memory Test | RBMT | A. Baddeley, J. Cockburn e B. Wilson | Thames Valley Test Company (2nd edition) (versão Norte-americana) | 1991 | Prova Cognitiva (Adolescentes e Adultos) |
CDI (children's Depression Inventory) | CDI | M. Kovacs | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2004 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças e Adolescentes) |
CECAD (Cuestionario Educativo-Clínico: Ansiedad y Dépresión) Questionário Educativo Clínico: Ansiedade e Depressão | CECAD | L. L. González, E. García Cueto e L. M. L. Fernández | TEA Ediciones (versão Espanhola); Adaptação Portuguesa | 2007 2005 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Jovens Adultos) |
Vineland Adaptative Behavior Scales II (Escalas de Comportamento Adaptativo de Vineland II) | Vineland | S. Sparrow, D. Cicchetti e D. Balla | NCS Pearson (versão Norte-Americana); Adaptação Portuguesa | 2005 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
Bateria de Testes de Aptidões - GATB | GATB | H. R. Pinto | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 1998 | Prova Cognitiva (Adolescentes) |
Evaluación del Potencial de Aprendizaje - 2 | Evaluación del Potencial de Aprendizaje - 2 | R. Fernández-Ballesteros, M. D. Calero, J. M. Campllonch e J. Belchí | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2000 | Prova Cognitiva (Crianças) |
Provas de Diagnóstico Pré-Escolar | Provas de Diagnóstico Pré-Escolar | M. V. de la Cruz | CEGOC (adaptação Portuguesa) | 2003 | Prova Cognitiva (Crianças) |
Bateria de Piaget-Head | Bateria de Piaget-Head | R. Zazzo | Mestre Jou (adaptação Brasileira) | 1981 | Prova Cognitiva (Crianças) |
Entrevista para el Diagnóstico de Autismo-Revisada | ADI-R | A. Couteur, C. Lord e M. Rutter | TEA Ediciones (versão Espanhola) | 2006 | Prova de Personalidade e Psicopatologia (Crianças) |
Análise Estrutural da Inteligência | ISA | E. Fay, G. Trost, G. Gittler | INFOTESTE - Centro de Estudos e Diagnóstico Psicológico Computorizado (versão Portuguesa) | 1985 | Prova Cognitiva (Crianças, Adolescentes e Adultos) |
BANC – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra | BANC | M. R. Simões, C. P. Albuquerque, M. S. Pinho, M. Vilar, M. Pereira, A. F. Lopes, M. J. Seabra Santos, I. Alberto, C. Lopes, C. Martins e O. Moura | Editora Hogrefe | 2016 | Prova Cognitiva (Crianças e Adolescentes) |
Para requisitar material da testoteca deve indicar no mail para testoteca@psicologia.ulisboa.pt:
- código do teste desejado (conforme indicado no catálogo)
- data preferencial para levantamento do mesmo
- caso seja aluno (MIP ou doutoramento), deve solicitar previamente autorização ao docente responsável pela UC onde irá utilizar a prova* (ou ao orientador de estágio/tese). Pode fazer o download do formulário a preencher aqui, solicitando a assinatura do mesmo ao docente responsável.
* essa autorização não é necessária para as seguintes UCs: Psicometria, Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente e Avaliação Psicológica do Adulto.
Tenha em ATENÇÃO que:
- a requisição, levantamento, utilização e entrega deste material só poderá ser efectuada de acordo com o regulamento da testoteca.
- a sua requisição só estará confirmada após ter recebido um e-mail da testoteca indicando a disponibilidade do teste desejado para a data indicada ou para outra em alternativa.
O levantamento do teste deverá ser realizado diretamente na testoteca, na data indicada no e-mail que receber e apenas por marcação dentro do seguinte horário:
2ª feira: 10h00 – 16h00
4ª feira: 10h00 -16h00
A Testoteca da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa agradece desde já o seu contacto.