Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
– Prevenção e Intervenção
O Mestrado em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – Prevenção e Intervenção visa oferecer uma sólida formação científica e metodológica para a prática profissional psicológica com crianças e adolescentes em contextos de promoção da saúde e adaptação, prevenção do risco e do perigo, e intervenção psicológica, e para a investigação neste domínio.
Objetivos específicos:
a) Adquirir conhecimentos e competências de avaliação, conceptualização, intervenção e investigação em psicologia clínica e da saúde e intervenção comunitária com crianças e adolescentes e os seus pais, a partir do estudo de percursos de desenvolvimento (in)adaptados, de risco e perigo, e de uma abordagem cognitivo-comportamental;
b) Promover a articulação entre a investigação e as práticas, privilegiando as intervenções cientificamente informadas e baseadas na evidência;
c) Promover uma atitude reflexiva sobre os princípios éticos e deontológicos que guiam a prática psicológica.
Duração do Mestrado
2 anosECTS
120Regime
DiurnoAdmissões
15
A empregabilidade dos diplomados pela FPUL é elevada. Segundo os resultados do Inquérito à Empregabilidade dos Diplomados da ULisboa, (edição de 2017; diplomados 2015), 87% encontravam-se empregados, 70% com emprego em setores de atividade relacionados com a área de formação. Segundo a DGEEC, em dezembro de 2018, apenas 8,7% dos diplomados pela FPUL se encontravam registados no IEFP como desempregados, inferior à média nacional em Psicologia (8,9%, INE).
Apesar de não existirem dados oficiais da empregabilidade por área de especialização, a FPUL faz um acompanhamento do percurso dos estudantes que concluíram a atual área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde que permite constatar elevados níveis de empregabilidade. As intervenções com crianças e adolescentes correspondem a uma percentagem significativa do trabalho preventivo clínico e comunitário.
Centro de Saúde da Mealhada – Loures
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Condições de Acesso
Licenciatura em Psicologia ou equivalente legal;
Aprovação em 2 UC de Psicologia do Desenvolvimento no 1º ciclo.
Critérios de Seleção
A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.
Propinas
Equipa docente com vasta experiência de ensino, intervenção e supervisão, articulada com o Serviço à Comunidade e com múltiplas instituições, servindo populações diversificadas e possibilitando condições excelentes para estágios e investigação clínica.
Aborda a saúde e adaptação numa perspetiva holística, apoiada em metodologias validadas em termos de custo-eficácia e evidência científica.
Docentes integrados no CICPsi, avaliado como Excelente, e com investigação relevante no domínio do C.E. .
Foco específico na infância e adolescência permite aprofundar a articulação entre a psicologia do desenvolvimento, cognitiva, neuropsicologia e psicologia social, com a intervenção preventiva e interventiva mais adequada para esta população.
Formação em metodologias cognitivo-comportamentais, correspondendo ao modelo interventivo que melhor responde às necessidades do mercado, sendo o modelo mais utilizado internacionalmente em serviços de saúde e comunitários, públicos e privados.
Acreditado, por um período de 6 anos, contados a partir de 31 de julho de 2020.
1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Consulta Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Intervenção Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes I
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Psicopatologia do Desenvolvimento
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Opção 1
1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias
Intervenção Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes II
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Intervenção com Crianças e Adolescentes em Risco e em Perigo
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Métodos de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Prevenção e Promoção da Saúde e do Bem-estar em Crianças e Adolescentes
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Psicologia Pediátrica
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Optativas
Psicologia da Saúde
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Qualquer unidade curricular de 2º ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa
(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)
2.º Ano / 1.º e 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias
Dissertação em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Prevenção e Promoção
22/23 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Estágio em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Prevenção e Promoção
23/24 — FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Específicos
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