Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
– Prevenção e Intervenção 

O Mestrado em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – Prevenção e Intervenção visa oferecer uma sólida formação científica e metodológica para a prática profissional psicológica com crianças e adolescentes em contextos de promoção da saúde e adaptação, prevenção do risco e do perigo, e intervenção psicológica, e para a investigação neste domínio.

Objetivos específicos:
a) Adquirir conhecimentos e competências de avaliação, conceptualização, intervenção e investigação em psicologia clínica e da saúde e intervenção comunitária com crianças e adolescentes e os seus pais, a partir do estudo de percursos de desenvolvimento (in)adaptados, de risco e perigo, e de uma abordagem cognitivo-comportamental;
b) Promover a articulação entre a investigação e as práticas, privilegiando as intervenções cientificamente informadas e baseadas na evidência;
c) Promover uma atitude reflexiva sobre os princípios éticos e deontológicos que guiam a prática psicológica.

A conclusão deste mestrado dá acesso à inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses, desde que o aluno/a possua ainda uma licenciatura em Psicologia ou Ciências Psicológicas, conforme regulamento de inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Duração do Mestrado

2 anos

ECTS

120

Regime

Diurno

Admissões

15


A empregabilidade dos diplomados pela FPUL é elevada. Segundo os resultados do Inquérito à Empregabilidade dos Diplomados da ULisboa, (edição de 2017; diplomados 2015), 87% encontravam-se empregados, 70% com emprego em setores de atividade relacionados com a área de formação. Segundo a DGEEC, em dezembro de 2018, apenas 8,7% dos diplomados pela FPUL se encontravam registados no IEFP como desempregados, inferior à média nacional em Psicologia (8,9%, INE).

Apesar de não existirem dados oficiais da empregabilidade por área de especialização, a FPUL faz um acompanhamento do percurso dos estudantes que concluíram a atual área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde que permite constatar elevados níveis de empregabilidade. As intervenções com crianças e adolescentes correspondem a uma percentagem significativa do trabalho preventivo clínico e comunitário.

Centro de Saúde da Mealhada – Loures


Consulte a página das candidaturas abertas aqui.

Edital n.º 5/2024 – Candidaturas Externas e Reingressos

Informação n.º 2/2024 – Candidaturas Internas


Condições de Acesso

Licenciatura em Psicologia ou equivalente legal;
Aprovação em 2 UC de Psicologia do Desenvolvimento no 1.º ciclo.


Critérios de Seleção

A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.


Portal FenixEdu

As candidaturas são feitas online.

Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.

Se precisar de recuperar credenciais campus selecione aqui.

Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.


Propinas

Propina 1.º ano (indicativo) 697€
Propinas restantes (indicativo) 697€


Posso candidatar-me a vários mestrados e pagar apenas um emolumento de candidatura no valor de 60 Euros?

Sim. Tal como previsto no Edital n.º 5/2024, de 24 de junho, poderá candidatar-se aos mestrados identificados no elenco do documento, procedendo apenas ao pagamento de uma taxa de candidatura no valor de 60 Euros.

Caso me candidate a vários mestrados, tenho de submeter uma carta de motivação geral ou uma para cada mestrado?

Na medida em que cada candidatura será analisada por um júri distinto, os candidatos deverão respeitar e entregar (upload) toda a documentação exigida no Edital, pelo que deverão submeter uma carta de motivação para cada candidatura.

Para a submissão da candidatura, e para os candidatos cuja formação anterior tenha sido realizada em Portugal, que certidões deverão ser apresentadas?

Para a candidatura, e segundo o Edital n.º 5/2024, de 24 de junho, são obrigatórias a certidão de conclusão do grau e a certidão de aprovação de unidades curriculares.

A certidão de unidades curriculares (certificado de cadeiras realizadas) e a certidão de conclusão da licenciatura (certidão licenciatura) são equivalentes?

Não. As certidões são distintas.
A certidão de unidades curriculares apenas discrimina o elenco de disciplinas realizadas no ciclo de estudos. É exigida atendendo a que a candidatura a certos mestrados pressupõe a realização de disciplinas específicas como condição de acesso.
A certidão de conclusão atesta que o estudante concluiu o ciclo de estudos e indica a média final.

Em algum momento estão a ser contabilizadas as décimas obtidas pelos estudantes diplomados (sem ser para arredondar)?

A média considerada para efeitos de candidatura aos Mestrados em Psicologia (Edital n.º 5/2024, de 24 de junho) é a média arredondada às unidades.
A média de seriação é contabilizada até às centésimas apenas para os candidatos que se encontram no regime de transição do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) – procedimento aberto pela Informação n.º 2/2024, de 24 de junho e que se destina apenas a estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no ano letivo 2020/2021 no 1.º ciclo do MIP ou que tenham estado matriculados e inscritos no 1.º ciclo do MIP no ano letivo 2019/2020, e não tenham realizado inscrição em 2020/2021 e tenham reingressado em 2021/2022.

Como procedem os júris de seleção e seriação em caso de empate entre os candidatos?

Os candidatos serão seriados mediante os critérios de desempate definidos pelo júri de seleção e seriação de cada mestrado.

Em que momento os interessados podem conhecer os critérios de ordenação utilizados pelo júri de seleção e seriação de cada mestrado?

Os critérios de seleção e seriação encontram-se definidos no ponto 4 do Edital n.º 5/2024, de 24 de junho.
A ponderação dos critérios constará das atas de cada júri de seleção, que serão facultadas aos interessados que o requeiram.

Os critérios de seleção e seriação a ponderar pelo júri serão os seguintes:

Critérios Ponderação
(I) Classificação do grau académico de que são titulares, na escala de 0 a 20 valores, pontuada de 1 a 5:
>= 16 valores – 5 pontos
= 15 valores – 4 pontos
= 14 valores – 3 pontos
= 13 valores – 2 pontos
<= 12 valores – 1 ponto
45%
(II) Apreciação do curriculum académico, científico e técnico, pontuada de 1 a 5 45%
(III) Experiência profissional relevante, pontuada de 1 a 5 5%
(IV) Carta de motivação, pontuada de 1 a 5 5%

Que tipo de currículo é pretendido?

Um documento que evidencie o percurso académico, científico e técnico dos candidatos.


Equipa docente com vasta experiência de ensino, intervenção e supervisão, articulada com o Serviço à Comunidade e com múltiplas instituições, servindo populações diversificadas e possibilitando condições excelentes para estágios e investigação clínica.


Aborda a saúde e adaptação numa perspetiva holística, apoiada em metodologias validadas em termos de custo-eficácia e evidência científica.


Docentes integrados no CICPsi, avaliado como Excelente, e com investigação relevante no domínio do C.E. .


Foco específico na infância e adolescência permite aprofundar a articulação entre a psicologia do desenvolvimento, cognitiva, neuropsicologia e psicologia social, com a intervenção preventiva e interventiva mais adequada para esta população.


Formação em metodologias cognitivo-comportamentais, correspondendo ao modelo interventivo que melhor responde às necessidades do mercado, sendo o modelo mais utilizado internacionalmente em serviços de saúde e comunitários, públicos e privados.


Acreditado, por um período de 6 anos, contados a partir de 31 de julho de 2020.

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente

Consulta Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes

Intervenção Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes I

Psicopatologia do Desenvolvimento

Opção 1

1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Intervenção Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes II

Intervenção com Crianças e Adolescentes em Risco e em Perigo

Métodos de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde

Prevenção e Promoção da Saúde e do Bem-estar em Crianças e Adolescentes

Psicologia Pediátrica

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Optativas

Psicologia da Saúde

Qualquer unidade curricular de 2º ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

2.º Ano / 1.º e 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Dissertação em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Prevenção e Promoção

Estágio em Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Prevenção e Promoção


Horários disponíveis aqui.

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