Psicologia da Educação e Aconselhamento 

O Mestrado dá resposta à necessidade de formação de psicólogos que, de acordo com as especificações da OPP para a qualificação como psicólogo da educação, lhes permite intervir nos contextos educativos onde ocorrem os processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. A formação é centrada no aprofundamento de conhecimentos científicos e no desenvolvimento de competências que lhes permitam potenciar o desenvolvimento integral e o bem-estar psicossocial da diversidade de públicos destinatários, em todas as fases da vida, desde a infância à terceira idade, na multiplicidade de papéis que desempenham. É privilegiada uma abordagem inclusiva, multinível, e preferencialmente de natureza promocional e preventiva, com ênfase nos processos individuais de gestão da aprendizagem, da carreira, da saúde e do bem-estar, mas também na intervenção ao nível das comunidades e dos ambientes institucionais, criando condições para potenciar contextos positivos e seguros.

A conclusão deste mestrado dá acesso à inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses, desde que o aluno/a possua ainda uma licenciatura em Psicologia ou Ciências Psicológicas, conforme regulamento de inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Duração do Mestrado

2 anos

ECTS

120

Regime

Diurno

Admissões

40


A empregabilidade dos diplomados pela FPUL é elevada. Segundo os resultados do Inquérito à Empregabilidade dos Diplomados da ULisboa, na edição de 2017 (diplomados em 2015), 87% dos diplomados encontravam-se empregados. Destes, 70% obtiveram emprego em setores de atividade relacionados com a área de formação. Segundo a DGEEC, em 12/2018, apenas 8.7% dos diplomados pela FPUL se encontravam registados no IEFP como desempregados. Esta taxa é inferior à média nacional em Psicologia (8.9%, segundo o INE).

Apesar de não existirem dados oficiais da empregabilidade por área de especialização, a FPUL faz um acompanhamento do percurso dos estudantes que concluem as áreas de especialização do atual MIP. De acordo com essa análise, os recém-formados na área da
Psicologia da Educação encontram trabalho após a conclusão do estágio profissional à OPP. Podemos inferir que o padrão de emprego neste Mestrado será semelhante ao dos atuais detentores do MIP.


Consulte a página das candidaturas abertas aqui.

Edital n.º 5/2024 – Candidaturas Externas e Reingressos

Informação n.º 2/2024 – Candidaturas Internas


Condições de Acesso

Possuir Licenciatura em Ciências Psicológicas ou Psicologia.

No âmbito do ciclo de estudos de licenciatura os candidatos deverão ter realizado com aproveitamento pelo menos uma unidade curricular no âmbito da Psicologia da Educação.


Critérios de Seleção

A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.


Portal FenixEdu

As candidaturas são feitas online.

Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.

Se precisar de recuperar credenciais campus selecione aqui.

Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.


Propinas

Propina 1º ano (indicativo) 697€
Propinas restantes (indicativo) 697€


Posso candidatar-me a vários mestrados e pagar apenas um emolumento de candidatura no valor de 60 Euros?

Sim. Tal como previsto no Edital n.º 5/2024, de 24 de junho, poderá candidatar-se aos mestrados identificados no elenco do documento, procedendo apenas ao pagamento de uma taxa de candidatura no valor de 60 Euros.

Caso me candidate a vários mestrados, tenho de submeter uma carta de motivação geral ou uma para cada mestrado?

Na medida em que cada candidatura será analisada por um júri distinto, os candidatos deverão respeitar e entregar (upload) toda a documentação exigida no Edital, pelo que deverão submeter uma carta de motivação para cada candidatura.

Para a submissão da candidatura, e para os candidatos cuja formação anterior tenha sido realizada em Portugal, que certidões deverão ser apresentadas?

Para a candidatura, e segundo o Edital n.º 5/2024, de 24 de junho, são obrigatórias a certidão de conclusão do grau e a certidão de aprovação de unidades curriculares.

A certidão de unidades curriculares (certificado de cadeiras realizadas) e a certidão de conclusão da licenciatura (certidão licenciatura) são equivalentes?

Não. As certidões são distintas.
A certidão de unidades curriculares apenas discrimina o elenco de disciplinas realizadas no ciclo de estudos. É exigida atendendo a que a candidatura a certos mestrados pressupõe a realização de disciplinas específicas como condição de acesso.
A certidão de conclusão atesta que o estudante concluiu o ciclo de estudos e indica a média final.

Em algum momento estão a ser contabilizadas as décimas obtidas pelos estudantes diplomados (sem ser para arredondar)?

A média considerada para efeitos de candidatura aos Mestrados em Psicologia (Edital n.º 5/2024, de 24 de junho) é a média arredondada às unidades.
A média de seriação é contabilizada até às centésimas apenas para os candidatos que se encontram no regime de transição do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) – procedimento aberto pela Informação n.º 2/2024, de 24 de junho e que se destina apenas a estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no ano letivo 2020/2021 no 1.º ciclo do MIP ou que tenham estado matriculados e inscritos no 1.º ciclo do MIP no ano letivo 2019/2020, e não tenham realizado inscrição em 2020/2021 e tenham reingressado em 2021/2022.

Como procedem os júris de seleção e seriação em caso de empate entre os candidatos?

Os candidatos serão seriados mediante os critérios de desempate definidos pelo júri de seleção e seriação de cada mestrado.

Em que momento os interessados podem conhecer os critérios de ordenação utilizados pelo júri de seleção e seriação de cada mestrado?

Os critérios de seleção e seriação encontram-se definidos no ponto 4 do Edital n.º 5/2024, de 24 de junho.
A ponderação dos critérios constará das atas de cada júri de seleção, que serão facultadas aos interessados que o requeiram.

Os critérios de seleção e seriação a ponderar pelo júri serão os seguintes:

Critérios Ponderação
(I) Classificação do grau académico de que são titulares, na escala de 0 a 20 valores, pontuada de 1 a 5:
>= 16 valores – 5 pontos
= 15 valores – 4 pontos
= 14 valores – 3 pontos
= 13 valores – 2 pontos
<= 12 valores – 1 ponto
45%
(II) Apreciação do curriculum académico, científico e técnico, pontuada de 1 a 5 45%
(III) Experiência profissional relevante, pontuada de 1 a 5 5%
(IV) Carta de motivação, pontuada de 1 a 5 5%

Que tipo de currículo é pretendido?

Um documento que evidencie o percurso académico, científico e técnico dos candidatos.


Diversidade de áreas de formação em quatro grandes domínios de intervenção da PE: Avaliação Psico-educacional, Aprendizagem, Carreira, Saúde/Bem-Estar.


Formação que articula a compreensão aprofundada e o desenvolvimento de competências, através de diversas metodologias de formação, incluindo treino ativo de competências de avaliação e de intervenção em PE.


Parceria com instituições para realização de estágios curriculares e de projetos de intervenção e investigação.


Ensino alicerçado nas linhas de investigação do centro de investigação CICPSI de pertença dos docentes.


Integração numa grande universidade, permitindo usufruir dos recursos disponíveis.


Corpo docente de doutorados especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente.


Diversidade de valências científicas da equipa de docentes do curso.


Procedimentos de avaliação do desempenho docente. Introdução de melhorias a partir da realização de inquéritos de satisfação aos estudantes.


Acreditado, por um período de 6 anos, contados a partir de 31 de julho de 2020.

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Aprendizagem ao Longo da Vida, Inovação e Tecnologia

Aprendizagem Socioemocional e de Comportamentos de Saúde

Avaliação em Psicologia da Educação e da Carreira

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente

Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional

1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Aconselhamento em Contextos Educativos

Dificuldades, Diferenças e Equidade na Aprendizagem

Intervenções Psico-Educacionais na Aprendizagem

Promoção de Competências e Prevenção do Risco

Opção 1

Qualquer unidade curricular de 2º ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

2.º Ano / 1.º e 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Dissertação em Psicologia da Educação e Aconselhamento

Estágio em Psicologia da Educação e Aconselhamento


Horários disponíveis aqui.

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