Psicologia na Crise e na Emergência 

A experiência recente com grandes desastres e com atentados terroristas, a urgência da ajuda humanitária e o impacto das alterações climáticas, tornou clara a necessidade de desenvolver as competências dos profissionais para responder de forma eficaz nestas situações de crise e emergência por forma a diminuir as suas consequências negativas. Este mestrado tem como objetivo geral contribuir para uma melhoria na eficácia profissional dos seus participantes, fornecendo-lhes um sólido conhecimento científico na área da psicologia que lhes permita fazer face às exigências do trabalho nas situações de emergência e crise. Este mestrado é relevante para psicólogos que trabalhem ou queiram vir a trabalhar em instituições com responsabilidades na intervenção nas situações de crise e emergência ou outros profissionais – engenheiros, médicos, enfermeiros e jornalistas – que trabalhem nestas instituições e queiram complementar as suas competências com conhecimentos científicos de psicologia na área.

A conclusão deste mestrado dá acesso à inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses, desde que o aluno/a possua ainda uma licenciatura em Psicologia ou Ciências Psicológicas, conforme regulamento de inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Duração do Mestrado

2 anos

ECTS

120

Regime

Diurno

Admissões

24


Nos últimos 6 anos o número de candidatos ao Mestrado Integrado em Psicologia através do Concurso Nacional de Acesso tem sido superior a 900 para 145 vagas. De igual modo, as candidaturas às vagas nos Concursos Especiais de Acesso têm sido largamente superiores ao número de vagas (N=29). No 2º ciclo do antigo MIP os alunos distribuiram-se por 7 áreas de especialização, preenchendo quase todas as vagas disponíveis. No caso deste mestrado, acreditamos que o seu carácter inovador constituirá uma alternativa que atrairá o interesse e a motivação dos estudantes da licenciatura em ciências psicológicas não só da FP, mas de outras instituições do ensino superior. Por outro lado, baseados na nossa anterior experiência na pós-graduação, acreditamos que conseguiremos atrair quer estudantes de outras áreas que verão neste mestrado a possibilidade de complementar a sua formação académica quer profissionais da área que verão neste mestrado a possibilidade de complementar a sua experiência prática.


Condições de Acesso

Possuir Licenciatura em Ciências Psicológicas ou outra licenciatura na área das Ciências Sociais ou das Ciências da Saúde. No âmbito do ciclo de estudos de licenciatura em outra área, os candidatos deverão ter experiência profissional na área da Crise e Emergência de pelo menos 1 ano.


Critérios de Seleção

A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.


Portal FenixEdu

As candidaturas são feitas online.

Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.

Se precisar de recuperar credenciais campus selecione aqui.

Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.


Propinas

O valor da propina do Mestrado, para o ano letivo de 2022/2023 é de 1.200,00 euros para os estudantes nacionais e de 5.000,00 euros para os estudantes internacionais. No ato da matrícula e inscrição do Estudante Internacional é saldado obrigatoriamente 30% do valor total (mil e quinhentos euros);

A propina poderá ser paga integralmente ou em prestações, através de multibanco ou diretamente na Tesouraria da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O prazo de pagamento da 1.ª prestação é o prazo fixado para a matrícula e inscrição.


Corpo docente bem qualificado e complementar, incluindo docentes com elevada experiência académica e de investigação e docentes com elevada experiência profissional.


Programa com Unidades Curriculares que conjugam um acompanhamento tutorial com sessões presenciais e exercícios de simulação.


Programa flexível porque cada estudante conjuga unidades curriculares da área com unidades complementares da Psicologia.


Articulação com o CICPsi que proporciona oportunidades para os estudantes desenvolverem as suas dissertações de mestrado integradas em linhas de investigação da área.


Programa que incentiva a relação com o mundo institucional – visitas de estudo e presença de profissionais nas unidades curriculares – por forma a desenvolver a visão da aplicabilidade e a transferência do conhecimento da área.


Programa inovador quer a nível nacional quer internacional, permitindo colmatar uma lacuna formativa na área.


Programa desenvolvido com base numa pós-graduação na área da FP.


Acreditado, por um período de 6 anos, contados a partir de 31 de julho de 2020.

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Avaliação do Risco

Contextos Organizacionais de Risco

Intervenção em Crise e Emergência: Conceitos e Modelos

Opção 1 — Qualquer unidade curricular de 2.º Ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

Opção 2 — Qualquer unidade curricular de 2.º Ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Gestão do Desastre

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Intervenção com Famílias em Risco

Intervenção com Profissionais

Opção 3 — Qualquer unidade curricular de 2.º Ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

Opção 4 — Qualquer unidade curricular de 2.º Ciclo oferecida pelas Escolas da ULisboa

(anualmente, o Conselho Científico da FPUL definirá as unidades curriculares optativas que funcionam, podendo criar outras para além das referidas)

2.º Ano / 1.º e 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Dissertação em Psicologia na Crise e na Emergência

Estágio em Psicologia na Crise e na Emergência

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Projeto em Psicologia na Crise e na Emergência


Horários disponíveis aqui.

 Todos os Mestrados