Prevenção do (Cyber)Bullying e Promoção de Competências Socioemocionais
Presencial e Online

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O atual aumento de violência em meios educativos pode ter um impacto substancial na vida dos jovens, pois ocorre com crescente frequência e severidade. Com efeito, a incidência de bullying e cyberbullying tem vindo a aumentar entre os adolescentes em Portugal em praticamente todos os níveis de ensino dentro e fora da escola. Assim, é necessária uma maior compreensão por parte dos profissionais educacionais sobre a forma como os jovens interagem e resolvem conflitos. Torna-se essencial formar profissionais relativamente às melhores práticas para fornecer ambientes de aprendizagem motivadores, seguros, e inclusivos nas escolas através da regulação emocional e comportamental. Neste âmbito, esta pós-graduação pretende contribuir para o desenvolvimento profissional de psicólogos, professores, e outros profissionais, nos domínios científico, técnico e deontológico, bem como o seu desenvolvimento pessoal.

O curso promove competências de avaliação e de intervenção psicoeducativa e preventiva, fomentando a pró-socialidade no âmbito do (cyber)bullying e tem a duração de um semestre, abrangendo uma diversidade de módulos temáticos, correspondentes a um total de 30 ECTS.

Duração da Pós-graduação

1 semestre

ECTS

30

Presencial/Online

Sexta-feira: 14h-20h
Sábado: 10h-13h

Admissões

20

Coordenação

Candidaturas

Consulte a página das candidaturas abertas aqui.

Condições de Acesso

Podem candidatar-se a este curso detentores de licenciatura adequada, nomeadamente em Psicologia, Ensino, Ciências de Educação, Serviço Social, Sociologia, Educadores Sociais e, de modo geral, todos os profissionais licenciados que trabalhem em contexto educativo e/ou formativo.

Os candidatos devem formalizar a sua candidatura com os seguintes documentos:

  1. Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte ou outro documento idóneo);
  2. Comprovativo do Número de Identificação Fiscal (Cartão de Cidadão, Cartão de Contribuinte, documento comprovativo emitido pela Autoridade Tributária ou outro documento idóneo);
  3. Certidão comprovativa de um dos graus referidos ou de grau académico equivalente*;
  4. Breve Currículo académico, científico e/ou profissional.

*Se o curso tiver sido realizado fora da União Europeia os certificados/diplomas devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentados com a Apostilha de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

Critérios de Seleção

1. A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.

2. Na apreciação curricular serão tidos em conta os seguintes elementos:

  1. Classificação de licenciatura e/ou de estudos pós-graduados;
  2. Experiência profissional;
  3. Motivação;
  4. Entrevista de seleção, caso a Coordenação do Curso a considere necessária para garantir a correta ordenação dos candidatos;
  5. Outros elementos que o Conselho Científico considere relevantes e que serão publicitados no edital de abertura de candidaturas.

3. Assiste ao júri o direito de solicitar aos candidatos documentos comprovativos de elementos relevantes para análise e ordenação das candidaturas.

Portal FenixEdu

As candidaturas são feitas online.
Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.
Se precisar de recuperar credenciais campus selecione aqui.
Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.

Propina

O valor da propina do Curso Pós-Graduado, para o ano letivo de 2022/2023 é de 700,00€ (setecentos euros).

A propina poderá ser paga integralmente ou em prestações (quatro prestações de 175,00€), através de multibanco ou diretamente na Tesouraria da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O prazo de pagamento da 1.ª prestação é o prazo fixado para a matrícula e inscrição.

Mais Valias


Proporcionar conhecimentos teóricos e empíricos fundamentais à identificação e à compreensão de fenómenos de violência entre pares, em particular o bullying e o cyberbullying.


Proporcionar a compreensão do papel dos profissionais de educação em situações de bullying e cyberbullying e a sua articulação com as crianças e os adolescentes e as suas famílias.


Desenvolver competências de avaliação e de intervenção psicoeducativa e preventiva, fomentando a pró-socialidade no âmbito do (cyber)bullying.


Desenvolver competências por parte dos profissionais para prevenirem e intervirem em situações de bullying e de cyberbullying, em articulação com a restante comunidade educativa, com as crianças e os adolescentes e as suas famílias.


Promover o desenvolvimento pessoal dos profissionais, através da promoção de um conjunto de competências intra e interpessoais, de natureza social e emocional, essenciais à prática profissional.

Plano de Estudos

1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Prevenção e gestão de situações de violência e bullying

FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Avaliação e promoção de competências socioemocionais

FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Intervenção socioemocional e moral no cyberbullying

FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Horários

Sexta-feira: 14h00 – 20h00
Sábado: 10h00 – 13h00

Documentos