Plano de Estudos 2019/2020

1º Ciclo

O 1º Ciclo do Mestrado Integrado está vocacionado para proporcionar ao estudante competências teóricas e laboratoriais nas áreas básicas da Psicologia, bem como para dar-lhe a conhecer as mais importantes teorias e métodos desta disciplina. Igualmente fundamental, é a formação em áreas científicas afins indispensáveis à compreensão, interpretação e explicação no âmbito da própria Psicologia. Este ciclo é uma fase de formação generalista em 3 anos (180 ECTS) na área de Psicologia e Ciências Afins, sem carácter profissionalizante  e que conduz ao grau de licenciatura em Ciências Psicológicas.

1º Ano

Introdução às Probabilidades e Estatística Aplicadas à Psicologia
Ana Sousa Ferreira
Magda Roberto
• Ficha curricular • Syllabus

Métodos de Investigação em Psicologia: Noções Básicas
Leonel Garcia-Marques
Mário Boto Ferreira
Ana Luísa Raposo
Isabel Nunes Janeiro
Tomás A. Palma
• Ficha curricular • Syllabus

Neuropsicologia
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus

Perceção, Atenção e Memória
Sandra Fernandes
Ana Pinheiro
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Social I
André Mata
José M. Palma-Oliveira
Sérgio Moreira
Tomás A. Palma
• Ficha curricular • Syllabus

Biologia e Genética
Carlos Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I
Ana Isabel Pereira
Sara Hagá
João Justo
• Ficha curricular • Syllabus

Estatística Aplicada à Psicologia
Ana Luísa Raposo
Sérgio Moreira
• Ficha curricular • Syllabus

Grandes Teorias das Ciências Sociais
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Aprendizagem
Alexandra Barros
António Duarte
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus

2º Ano

Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II
Ana Isabel Pereira
Sara Hagá
• Ficha curricular • Syllabus

Epistomologia e História da Psicologia
Rodrigo Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Pensamento e Linguagem
Mário Augusto Boto Ferreira
Leonel Garcia-Marques
Paulo Ventura
• Ficha curricular • Syllabus

Emoções
Ana Pinheiro
João Moreira
Tatiana Magro

• Ficha curricular • Syllabus

Desenvolvimento do Adulto
Manuela Calheiros
Rosa Novo
Carla Silva
Isabel Janeiro
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

Inteligência
Maria João Afonso
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Motivação
Rodrigo Saraiva
Isabel Janeiro
João Justo
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Social II
José M. Palma-Oliveira
André Mata
Sérgio Moreira
Diana Orghian
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 2º ano, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa

Antropologia Cultural (45 vagas)
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Aprendizagem e Gestão de Competências Académicas (45 vagas)
Maria Odília Teixeira
Maria João Alvarez
António Duarte
• Ficha curricular • Syllabus

Comportamento Humano e Ambiente (30 vagas)
José M. Palma-Oliveira
• Ficha curricular • Syllabus

Perceção de Faces e Identificação de Pessoas(45 vagas)
Paulo Ventura
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Arte (35 vagas)
António Duarte
• Ficha curricular • Syllabus

Violência entre pares: do Bullying ao Cyberbullying (35 vagas)
Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês (15 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa

Os alunos do 2º ano, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa

Análise de Dados Multivariados (15 vagas)
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Introdução à Sexualidade Humana (45 vagas)
Maria João Alvarez
Alexandra Marques Pinto
• Ficha curricular • Syllabus

Introdução à Observação do Comportamento Fetal, Recém-nascido e da Relação Precoce (25 vagas)
João Justo
• Ficha curricular • Syllabus

Psicofisiologia (60 vagas)
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Social dos Processos Grupais e Intergrupais (60 vagas)
Jorge Vala
Rui Costa Lopes
Mariana Miranda
• Ficha curricular • Syllabus

Teste Não Paramétricos (15 vagas)
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês (10 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa

3º Ano

Psicologia Clínica e da Saúde
Carla Crespo
António Branco Vasco
João Justo
Margarida Custódio dos Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Educação e da Orientação
Margarida Veiga Simão
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações
Maria Eduarda Duarte
Isabel Paredes
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Psicometria
Maria João Afonso
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Personalidade e Diferenças Individuais
Bruno Gonçalves
Maria Odília Teixeira
Maria João Afonso
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Métodos de Investigação em Psicologia: Temas Avançados
Isabel Narciso
Ana Luísa Raposo
Luana Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia
Marco Paulino
Ana Sofia Medina
• Ficha curricular • Syllabus

Temas de Neuropsicologia Cognitiva
Tânia Fernandes
Paulo Ventura
Ana Pinheiro
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 3º ano, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Psicologia das Conceções Pessoais (40 vagas)
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia das Relações Pessoais (40 vagas)
João Moreira
• Ficha curricular • Syllabus

Relação de Ajuda (40 vagas)
Marco Paulino
• Ficha curricular • Syllabus

Representações Interculturais da Saúde, Doença e Cura (45 vagas)
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Temas de Genética (45 vagas)
Ana Serôdio
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês (10 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa

Pensamento Crítico (15 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa

Os alunos do 3º ano, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Análise de Dados Multivariados
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Etologia Teórica
Rodrigo Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Perturbações Específicas do Desenvolvimento Cognitivo
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
Bruno Gonçalves
João Justo
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Ana Isabel Pereira
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus

Testes não paramétricos
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês
Faculdade de Letras ULisboa

2º Ciclo

O 2º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia visa preparar o estudante para uma prática profissional independente em sete áreas especialização: Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Dinâmica, Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Sistémica,Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia da Saúde e da Doença, Psicologia da Educação e da Orientação, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações e Cognição Social Aplicada.
Nesta fase o estudante deverá adquirir competências aprofundadas nas áreas de avaliação psicológica, intervenção, comunicação e avaliação dos resultados de intervenções, conjugando uma formação comum geral na área da avaliação psicológica e uma, mais específica, na área de especialização escolhida.

null

Clínica Dinâmica

null

Clínica Sistémica

null

Saúde e da Doença

null

Cognitiva-Comportamental e Integrativa

null

RH, do Trabalho e das Organizações

null

Educação e da Orientação

null

Cognição Social Aplicada

null

Vagas de UC Optativas

Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Dinâmica

Objectivos

– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente
Bruno Gonçalves
Ana Sofia Medina

• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PCD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Estudo do Processo Psicoterapêutico
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia Dinâmica do Adulto
Bruno Gonçalves
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PCD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Sistémica

Objectivos

– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Escolas e Modelos de Intervenção Sistémica
Isabel Narciso
Carla Crespo
Luana Ferreira
Maria Teresa Ribeiro

• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária
Maria Teresa Ribeiro
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas

• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PCD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Intervenção Sistémica Individual e Familiar
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas
Maria Teresa Ribeiro

• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Família – Temas de Investigação
Maria Teresa Ribeiro
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas

• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PCD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia da Saúde e da Doença

Objectivos

– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Metodologias Clínicas Comportamentais e Cognitivas
Fernando Fradique
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Saúde
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PSD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Clínica Pediátrica
Luísa Barros
Margarida Custódio dos Santos
Ana Isabel Pereira
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Doença
Fernando Fradique
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PSD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Clínica e da Saúde – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa

Objectivos

– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Estudo de Casos em Psicoterapia com Adultos
Telmo Baptista
• Ficha curricular • Syllabus

Modelos e Métodos de Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes
Luísa Bizarro
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PCCI, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Modelos e Métodos de Intervenção com Adultos
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Estudos de Casos em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
Luísa Bizarro
Isabel Sá
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PCCI, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações

Objectivos

– Fornecer formação especializada – modelos, métodos e técnicas – para intervenção no âmbito dos recursos humanos, do trabalho e das organizações, nos diferentes contextos de emprego, empregabilidade e organizações, abrangendo populações diversificadas e com diferentes necessidades;
– Desenvolver atitudes favoráveis à actualização permanente dos conhecimentos em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações;
– Desenvolver competências de investigação no contexto dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações;
– Integrar conhecimentos – teóricos, metodológicos e técnicos – que contribuam para o desenvolvimento de competências para enfrentar e lidar com problemas dos recursos humanos em contextos de empregabilidade e de empresas;
– Adquirir e construir conhecimentos visando a intervenção e utilização adequada de técnicas sobre o mundo do trabalho e das profissões;
– Compreender a importância das pessoas para a eficácia das organizações;
– Analisar as características do trabalho e da organização que influenciam as atitudes, a saúde, o bem-estar e os comportamentos dos indivíduos no decurso da sua actividade profissional;
– Avaliar a adequabilidade das estratégias e técnicas capazes de promover a adequação entre as pessoas e a sua actividade profissional.

Planeamento Integrado de Recursos Humanos
Manuel Rafael
Maria Eduarda Duarte
Rosário Lima
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia do Trabalho
Isabel Paredes
• Ficha curricular • Syllabus

Stress e Bem-estar no Trabalho e nas Organizações
Manuel Rafael
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Comportamento Organizacional
Maria José Chambel
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PRHTO, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP.

Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos
Maria Eduarda Duarte
Manuel Rafael
Rosário Lima
• Ficha curricular • Syllabus

Mudança e Desenvolvimento Organizacional
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Relações de Trabalho e Emprego
Isabel Paredes
Maria Eduarda Duarte

• Ficha curricular • Syllabus

Teoria Organizacional
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PRHTO, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP.

Seminário (Dissertação)
Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Educação e da Orientação

Objectivos

– Compreender estruturas e estratégias para o desenvolvimento de projectos educacionais, para a intervenção psicológica e formação em diferentes contextos, tanto a nível individual, grupal como comunitário.
– Desenvolver e utilizar técnicas de avaliação psicológicas em âmbito educacional para análise e identificação de necessidades, processos e problemas nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação ao longo da vida, bem como para a eficácia das intervenções realizadas.
– Ser capaz de intervir em funções de aconselhamento, orientação, consultoria e coordenação, em diferentes contextos educacionais, tendo em vista o desenvolvimento de competências de adaptação e bem-estar dos indivíduos e de diferentes grupos na comunidade, de acordo com a evolução social e tecnológica, adaptados a novas realidades e a novos desafios.
– Desenvolver atitudes científicas e éticas na avaliação e intervenção psicológica, nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação ao longo da vida.

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Aprendizagem em Contexto Educacional
Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira

• Ficha curricular • Syllabus

Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional: Avaliação e Intervenção
Maria João Alvarez
• Ficha curricular • Syllabus

Avaliação Psicológica em Contexto da Carreira
Maria Odília Teixeira
Isabel Janeiro
• Ficha curricular • Syllabus

Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional
Alexandra Barros
• Ficha curricular • Syllabus

Aconselhamento em Contextos Educativos
Isabel Janeiro
Maria Odília Teixeira
• Ficha curricular • Syllabus

Adaptação e Dificuldades na Aprendizagem
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus

Adaptação e Prevenção do Risco
Alexandra Marques Pinto
Maria João Alvarez
• Ficha curricular • Syllabus

Intervenções Psicoeducacionais
António Duarte
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

Os alunos do 4º ano de PEO, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

Seminário (Dissertação)
Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

Cognição Social Aplicada

Objectivos

Os principais objectivos da secção são os de dotar os futuros mestrandos de competências necessárias para investigar e intervir nas áreas de Cognição Social, Psicologia do Ambiente e Psicologia do Consumidor, assim como em outras áreas de Cognição aplicada.A perspectiva cognitiva sobre o comportamento humano decorre da ideia de que qualquer competência humana só será elucidável quando formos capazes de explicitar a forma como é representada a informação relevante, de como essa representação é implementada e quais os processos mentais que operam sobre essas representações.
Segundo uma perspectiva cognitiva aplicada, não só o delineamento e aperfeiçoamento das condições em que decorrem a actividade humana serão tanto mais eficazes, como também a probabilidade de serem alcançados os objectivos prosseguidos através desta actividade será tanto maior quanto melhor se conhecerem as representações e processos cognitivos que lhe subjazem.
Daí que as competências para investigação e intervenção de acordo com esta perspectiva pressupõe:

a) a capacidade de usar a lógica geral do método científico para a resolução de problemas concretos,
b) a capacidade de utilizar os instrumentos mais adequados para a caracterização das representações e a identificação dos factores cognitivos subjacentes em cada domínio de intervenção/aplicação,
c) a capacidade de modelizar cognitivamente as situações e
d) a capacidade de propor planos de investigação e intervenção que permitam aumentar os conhecimentos e que contribuam para a resolução de problemas nestes domínios.

Cognição Social
Leonel Garcia-Marques
• Ficha curricular • Syllabus

Julgamento e Tomada de Decisão na Incerteza
Mário Boto Ferreira
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus

Neurociência Cognitiva da Leitura
Tânia Fernandes
Susana Araújo
Ficha curricular • Syllabus

Psicologia e Direito
Mário Boto Ferreira
Manuela Calheiros

Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de CSA, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

Cognição Situada
Tomás Palma
Leonel Garcia-Marques

• Ficha curricular • Syllabus

Pensamento Motivado
André Mata

• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia do Ambiente
José M. Palma-Oliveira
• Ficha curricular • Syllabus

Temas de Memória
Leonel Garcia-Marques
Tomás Palma
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de CSA, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

Seminário (Dissertação)
Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus

Vagas de Unidades Curriculares Optativas

Objectivos

O elenco de unidades curriculares optativas é constituído por unidades curriculares das respetivas áreas de especialização que compõem o 2º ciclo de estudos do MIP.

De acordo com a estrutura curricular de cada área de especialização, os alunos do 4º ano deverão escolher, no 1º e no º 2º semestre, pelo menos uma unidade curricular optativa da própria especialização ou de uma das outras áreas de especialização do MIP.

COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA

Nr.º de vagas
Cognição Social 10
Julgamento e Tomada de Decisão na Incerteza 10
Neurociência Cognitiva da Leitura 10
Psicologia e Direito 10

 

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE

Nr.º de vagas
Avaliação Psicologia da Criança e do Adolescente 10
Comunicação em Intervenção Psicológica 4

 

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Dinâmica

Nr.º de vagas
Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente 6
Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente 12
Psicoterapias Dinâmicas 60

 

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Sistémica

Nr.º de vagas
Escolas e Modelos de Intervenção Sistémica 6
Mediação e Intervenção em Crise 27
Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária 6

 

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia da Saúde e da Doença

Nr.º de vagas
Metodologias Clínicas Comportamentais e Cognitivas 10
Psicologia da Saúde 20

 

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa

Nr.º de vagas
Estudo de Casos em Psicoterapia com Adultos 10
Modelos e Métodos de Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes 10
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia 40

 

PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO

Nr.º de vagas
Aprendizagem em Contexto Educacional 12
Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional: Avaliação e Intervenção 12
Avaliação Psicológica em Contexto da Carreira 12
Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional 12

 

PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES

Nr.º de vagas
Planeamento Integrado em Recursos Humanos 2
Psicologia do Trabalho 2
Stress e Bem-estar no Trabalho e nas Organizações 2
Comportamento Organizacional 2

COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA

Nr.º de vagas
Cognição Situada 10
Pensamento Motivado 10
Psicologia do Ambiente 15
Temas de Memória 10

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE

Nr.º de vagas
Avaliação Psicológica do Adulto 20

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Dinâmica

Nr.º de vagas
Estudo do Processo Psicoterapêutico 6
Psicopatologia Dinâmica do Adulto 12
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde 50

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Sistémica

Nr.º de vagas
Intervenção Sistémica Individual e Familiar 6
Psicologia da Família – Temas de Investigação 6

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia da Saúde e da Doença

Nr.º de vagas
Psicologia Clínica Pediátrica 20
Psicologia da Doença 10

PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa

Nr.º de vagas
Modelos e Métodos de Intervenção com Adultos 10
Estudos de Casos em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes 10

PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO

Nr.º de vagas
Aconselhamento em Contextos Educativos 12
Adaptação e Dificuldades na Aprendizagem 12
Adaptação e Prevenção do Risco 12
Intervenções Psicoeducacionais 12

PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES

Nr.º de vagas
Desenvolvimento Estratégico Recursos Humanos 2
Mudança e Desenvolvimento Organizacional 2
Relações de Trabalho e Emprego 2
Teoria Organizacional 2