Plano de Estudos 2019/2020
1º Ciclo
O 1º Ciclo do Mestrado Integrado está vocacionado para proporcionar ao estudante competências teóricas e laboratoriais nas áreas básicas da Psicologia, bem como para dar-lhe a conhecer as mais importantes teorias e métodos desta disciplina. Igualmente fundamental, é a formação em áreas científicas afins indispensáveis à compreensão, interpretação e explicação no âmbito da própria Psicologia. Este ciclo é uma fase de formação generalista em 3 anos (180 ECTS) na área de Psicologia e Ciências Afins, sem carácter profissionalizante e que conduz ao grau de licenciatura em Ciências Psicológicas.
1º Ano
Introdução às Probabilidades e Estatística Aplicadas à Psicologia
Ana Sousa Ferreira
Magda Roberto
• Ficha curricular • Syllabus
Métodos de Investigação em Psicologia: Noções Básicas
Leonel Garcia-Marques
Mário Boto Ferreira
Ana Luísa Raposo
Isabel Nunes Janeiro
Tomás A. Palma
• Ficha curricular • Syllabus
Neuropsicologia
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus
Perceção, Atenção e Memória
Sandra Fernandes
Ana Pinheiro
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Social I
André Mata
José M. Palma-Oliveira
Sérgio Moreira
Tomás A. Palma
• Ficha curricular • Syllabus
Biologia e Genética
Carlos Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I
Ana Isabel Pereira
Sara Hagá
João Justo
• Ficha curricular • Syllabus
Estatística Aplicada à Psicologia
Ana Luísa Raposo
Sérgio Moreira
• Ficha curricular • Syllabus
Grandes Teorias das Ciências Sociais
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Aprendizagem
Alexandra Barros
António Duarte
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus
2º Ano
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II
Ana Isabel Pereira
Sara Hagá
• Ficha curricular • Syllabus
Epistomologia e História da Psicologia
Rodrigo Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus
Pensamento e Linguagem
Mário Augusto Boto Ferreira
Leonel Garcia-Marques
Paulo Ventura
• Ficha curricular • Syllabus
Emoções
Ana Pinheiro
João Moreira
Tatiana Magro
• Ficha curricular • Syllabus
Desenvolvimento do Adulto
Manuela Calheiros
Rosa Novo
Carla Silva
Isabel Janeiro
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus
Inteligência
Maria João Afonso
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Motivação
Rodrigo Saraiva
Isabel Janeiro
João Justo
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Social II
José M. Palma-Oliveira
André Mata
Sérgio Moreira
Diana Orghian
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 2º ano, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa
Antropologia Cultural (45 vagas)
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus
Aprendizagem e Gestão de Competências Académicas (45 vagas)
Maria Odília Teixeira
Maria João Alvarez
António Duarte
• Ficha curricular • Syllabus
Comportamento Humano e Ambiente (30 vagas)
José M. Palma-Oliveira
• Ficha curricular • Syllabus
Perceção de Faces e Identificação de Pessoas(45 vagas)
Paulo Ventura
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Arte (35 vagas)
António Duarte
• Ficha curricular • Syllabus
Violência entre pares: do Bullying ao Cyberbullying (35 vagas)
Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Inglês (15 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa
Os alunos do 2º ano, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa
Análise de Dados Multivariados (15 vagas)
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Introdução à Sexualidade Humana (45 vagas)
Maria João Alvarez
Alexandra Marques Pinto
• Ficha curricular • Syllabus
Introdução à Observação do Comportamento Fetal, Recém-nascido e da Relação Precoce (25 vagas)
João Justo
• Ficha curricular • Syllabus
Psicofisiologia (60 vagas)
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Social dos Processos Grupais e Intergrupais (60 vagas)
Jorge Vala
Rui Costa Lopes
Mariana Miranda
• Ficha curricular • Syllabus
Teste Não Paramétricos (15 vagas)
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Inglês (10 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa
3º Ano
Psicologia Clínica e da Saúde
Carla Crespo
António Branco Vasco
João Justo
Margarida Custódio dos Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Educação e da Orientação
Margarida Veiga Simão
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações
Maria Eduarda Duarte
Isabel Paredes
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus
Psicometria
Maria João Afonso
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Personalidade e Diferenças Individuais
Bruno Gonçalves
Maria Odília Teixeira
Maria João Afonso
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus
Métodos de Investigação em Psicologia: Temas Avançados
Isabel Narciso
Ana Luísa Raposo
Luana Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Psicopatologia
Marco Paulino
Ana Sofia Medina
• Ficha curricular • Syllabus
Temas de Neuropsicologia Cognitiva
Tânia Fernandes
Paulo Ventura
Ana Pinheiro
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 3º ano, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Psicologia das Conceções Pessoais (40 vagas)
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia das Relações Pessoais (40 vagas)
João Moreira
• Ficha curricular • Syllabus
Relação de Ajuda (40 vagas)
Marco Paulino
• Ficha curricular • Syllabus
Representações Interculturais da Saúde, Doença e Cura (45 vagas)
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus
Temas de Genética (45 vagas)
Ana Serôdio
• Ficha curricular • Syllabus
Inglês (10 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa
Pensamento Crítico (15 vagas)
Faculdade de Letras ULisboa
Os alunos do 3º ano, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Análise de Dados Multivariados
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Etologia Teórica
Rodrigo Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus
Perturbações Específicas do Desenvolvimento Cognitivo
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
Bruno Gonçalves
João Justo
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Ana Isabel Pereira
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus
Testes não paramétricos
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Inglês
Faculdade de Letras ULisboa
2º Ciclo
O 2º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia visa preparar o estudante para uma prática profissional independente em sete áreas especialização: Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Dinâmica, Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Sistémica,Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia da Saúde e da Doença, Psicologia da Educação e da Orientação, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações e Cognição Social Aplicada.
Nesta fase o estudante deverá adquirir competências aprofundadas nas áreas de avaliação psicológica, intervenção, comunicação e avaliação dos resultados de intervenções, conjugando uma formação comum geral na área da avaliação psicológica e uma, mais específica, na área de especialização escolhida.
Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Dinâmica
Objectivos
– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus
Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente
Bruno Gonçalves
Ana Sofia Medina
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PCD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:
Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus
Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus
Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus
Estudo do Processo Psicoterapêutico
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Psicopatologia Dinâmica do Adulto
Bruno Gonçalves
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PCD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Sistémica
Objectivos
– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus
Escolas e Modelos de Intervenção Sistémica
Isabel Narciso
Carla Crespo
Luana Ferreira
Maria Teresa Ribeiro
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária
Maria Teresa Ribeiro
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PCD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:
Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus
Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus
Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus
Intervenção Sistémica Individual e Familiar
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas
Maria Teresa Ribeiro
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Família – Temas de Investigação
Maria Teresa Ribeiro
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PCD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia da Saúde e da Doença
Objectivos
– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus
Metodologias Clínicas Comportamentais e Cognitivas
Fernando Fradique
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Saúde
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PSD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:
Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus
Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus
Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Clínica Pediátrica
Luísa Barros
Margarida Custódio dos Santos
Ana Isabel Pereira
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Doença
Fernando Fradique
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PSD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia Clínica e da Saúde – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa
Objectivos
– Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
– Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
– Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
– Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
– Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
– Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus
Estudo de Casos em Psicoterapia com Adultos
Telmo Baptista
• Ficha curricular • Syllabus
Modelos e Métodos de Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes
Luísa Bizarro
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PCCI, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:
Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus
Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus
Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus
Modelos e Métodos de Intervenção com Adultos
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus
Estudos de Casos em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
Luísa Bizarro
Isabel Sá
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PCCI, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações
Objectivos
– Fornecer formação especializada – modelos, métodos e técnicas – para intervenção no âmbito dos recursos humanos, do trabalho e das organizações, nos diferentes contextos de emprego, empregabilidade e organizações, abrangendo populações diversificadas e com diferentes necessidades;
– Desenvolver atitudes favoráveis à actualização permanente dos conhecimentos em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações;
– Desenvolver competências de investigação no contexto dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações;
– Integrar conhecimentos – teóricos, metodológicos e técnicos – que contribuam para o desenvolvimento de competências para enfrentar e lidar com problemas dos recursos humanos em contextos de empregabilidade e de empresas;
– Adquirir e construir conhecimentos visando a intervenção e utilização adequada de técnicas sobre o mundo do trabalho e das profissões;
– Compreender a importância das pessoas para a eficácia das organizações;
– Analisar as características do trabalho e da organização que influenciam as atitudes, a saúde, o bem-estar e os comportamentos dos indivíduos no decurso da sua actividade profissional;
– Avaliar a adequabilidade das estratégias e técnicas capazes de promover a adequação entre as pessoas e a sua actividade profissional.
Planeamento Integrado de Recursos Humanos
Manuel Rafael
Maria Eduarda Duarte
Rosário Lima
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia do Trabalho
Isabel Paredes
• Ficha curricular • Syllabus
Stress e Bem-estar no Trabalho e nas Organizações
Manuel Rafael
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus
Comportamento Organizacional
Maria José Chambel
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PRHTO, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP.
Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos
Maria Eduarda Duarte
Manuel Rafael
Rosário Lima
• Ficha curricular • Syllabus
Mudança e Desenvolvimento Organizacional
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus
Relações de Trabalho e Emprego
Isabel Paredes
Maria Eduarda Duarte
• Ficha curricular • Syllabus
Teoria Organizacional
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PRHTO, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP.
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia da Educação e da Orientação
Objectivos
– Compreender estruturas e estratégias para o desenvolvimento de projectos educacionais, para a intervenção psicológica e formação em diferentes contextos, tanto a nível individual, grupal como comunitário.
– Desenvolver e utilizar técnicas de avaliação psicológicas em âmbito educacional para análise e identificação de necessidades, processos e problemas nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação ao longo da vida, bem como para a eficácia das intervenções realizadas.
– Ser capaz de intervir em funções de aconselhamento, orientação, consultoria e coordenação, em diferentes contextos educacionais, tendo em vista o desenvolvimento de competências de adaptação e bem-estar dos indivíduos e de diferentes grupos na comunidade, de acordo com a evolução social e tecnológica, adaptados a novas realidades e a novos desafios.
– Desenvolver atitudes científicas e éticas na avaliação e intervenção psicológica, nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação ao longo da vida.
Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
Aprendizagem em Contexto Educacional
Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus
Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional: Avaliação e Intervenção
Maria João Alvarez
• Ficha curricular • Syllabus
Avaliação Psicológica em Contexto da Carreira
Maria Odília Teixeira
Isabel Janeiro
• Ficha curricular • Syllabus
Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional
Alexandra Barros
• Ficha curricular • Syllabus
Aconselhamento em Contextos Educativos
Isabel Janeiro
Maria Odília Teixeira
• Ficha curricular • Syllabus
Adaptação e Dificuldades na Aprendizagem
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus
Adaptação e Prevenção do Risco
Alexandra Marques Pinto
Maria João Alvarez
• Ficha curricular • Syllabus
Intervenções Psicoeducacionais
António Duarte
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus
Os alunos do 4º ano de PEO, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Cognição Social
Leonel Garcia-Marques
• Ficha curricular • Syllabus
Julgamento e Tomada de Decisão na Incerteza
Mário Boto Ferreira
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus
Neurociência Cognitiva da Leitura
Tânia Fernandes
Susana Araújo
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia e Direito
Mário Boto Ferreira
Manuela Calheiros
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus
OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de CSA, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP
Cognição Situada
Tomás Palma
Leonel Garcia-Marques
• Ficha curricular • Syllabus
Pensamento Motivado
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus
Psicologia do Ambiente
José M. Palma-Oliveira
• Ficha curricular • Syllabus
Temas de Memória
Leonel Garcia-Marques
Tomás Palma
• Ficha curricular • Syllabus
OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de CSA, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP
Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus
Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus
Vagas de Unidades Curriculares Optativas
Objectivos
O elenco de unidades curriculares optativas é constituído por unidades curriculares das respetivas áreas de especialização que compõem o 2º ciclo de estudos do MIP.
De acordo com a estrutura curricular de cada área de especialização, os alunos do 4º ano deverão escolher, no 1º e no º 2º semestre, pelo menos uma unidade curricular optativa da própria especialização ou de uma das outras áreas de especialização do MIP.
COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA
Nr.º de vagas | |
Cognição Social | 10 |
Julgamento e Tomada de Decisão na Incerteza | 10 |
Neurociência Cognitiva da Leitura | 10 |
Psicologia e Direito | 10 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE
Nr.º de vagas | |
Avaliação Psicologia da Criança e do Adolescente | 10 |
Comunicação em Intervenção Psicológica | 4 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Dinâmica
Nr.º de vagas | |
Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente | 6 |
Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente | 12 |
Psicoterapias Dinâmicas | 60 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Sistémica
Nr.º de vagas | |
Escolas e Modelos de Intervenção Sistémica | 6 |
Mediação e Intervenção em Crise | 27 |
Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária | 6 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia da Saúde e da Doença
Nr.º de vagas | |
Metodologias Clínicas Comportamentais e Cognitivas | 10 |
Psicologia da Saúde | 20 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa
Nr.º de vagas | |
Estudo de Casos em Psicoterapia com Adultos | 10 |
Modelos e Métodos de Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes | 10 |
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia | 40 |
PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO
Nr.º de vagas | |
Aprendizagem em Contexto Educacional | 12 |
Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional: Avaliação e Intervenção | 12 |
Avaliação Psicológica em Contexto da Carreira | 12 |
Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional | 12 |
PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES
Nr.º de vagas | |
Planeamento Integrado em Recursos Humanos | 2 |
Psicologia do Trabalho | 2 |
Stress e Bem-estar no Trabalho e nas Organizações | 2 |
Comportamento Organizacional | 2 |
COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA
Nr.º de vagas | |
Cognição Situada | 10 |
Pensamento Motivado | 10 |
Psicologia do Ambiente | 15 |
Temas de Memória | 10 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE
Nr.º de vagas | |
Avaliação Psicológica do Adulto | 20 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Dinâmica
Nr.º de vagas | |
Estudo do Processo Psicoterapêutico | 6 |
Psicopatologia Dinâmica do Adulto | 12 |
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde | 50 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Sistémica
Nr.º de vagas | |
Intervenção Sistémica Individual e Familiar | 6 |
Psicologia da Família – Temas de Investigação | 6 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia da Saúde e da Doença
Nr.º de vagas | |
Psicologia Clínica Pediátrica | 20 |
Psicologia da Doença | 10 |
PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa
Nr.º de vagas | |
Modelos e Métodos de Intervenção com Adultos | 10 |
Estudos de Casos em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes | 10 |
PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO
Nr.º de vagas | |
Aconselhamento em Contextos Educativos | 12 |
Adaptação e Dificuldades na Aprendizagem | 12 |
Adaptação e Prevenção do Risco | 12 |
Intervenções Psicoeducacionais | 12 |
PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES
Nr.º de vagas | |
Desenvolvimento Estratégico Recursos Humanos | 2 |
Mudança e Desenvolvimento Organizacional | 2 |
Relações de Trabalho e Emprego | 2 |
Teoria Organizacional | 2 |