![FT-24jun](https://www.psicologia.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2023/05/FT-24jun.jpg)
FRED TALKS
Conferences in Psychological Science
Desenvolvimento e dificuldades de leitura em crianças no Português Brasileiro: efeitos de habilidades neuropsicológicas e ambientais
![JerusaSalles](https://www.psicologia.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2023/05/JerusaSalles-150x150.jpg)
Jerusa Fumagalli de Salles
Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Instituto de Psicologia
A conferência apresenta os principais achados de uma linha de pesquisas desenvolvida no Brasil sobre os processos de leitura, seu desenvolvimento e dificuldades/transtornos, instrumentos de avaliação e de intervenção, assim como modelos integrados de fatores que interferem/relacionam-se no/ao desempenho desta habilidade, preferencialmente em amostras de crianças: fatores individuais (neuropsicológicos) e ambientais (familiares; escolares; pandemia de COVID-19). As aplicações e implicações destes estudos serão discutidas.
Breve nota biográfica
Jerusa Fumagalli de Salles é fonoaudióloga, com mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento, Professora titular do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2006. Coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG), integra comissão coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia (UFRGS) e Conselho Técnico-Científico da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE), é Bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vice coordenadora do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP. Atua principalmente em desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas; linguagem escrita (leitura, escrita, processo de alfabetização) e transtornos específicos de aprendizagem.
Data
23 junho
Hora
10h30
Local
Sala 7