Psicologia da Educação
O Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e visa o aprofundamento e extensão dos conhecimentos teóricos, metodológicos e de aplicação na especialidade de Psicologia da Educação. Tem como destinatários todos aqueles que pretendam aprofundar conhecimentos e realizar investigação nesta área, tanto numa perspetiva de investigação básica como aplicada.
Neste quadro geral, os projetos de investigação poderão situar-se no âmbito das seguintes áreas:
Aprendizagem em Contexto Educacional (autorregulação da aprendizagem e abordagens à aprendizagem; conceções de aprendizagem e resolução de problemas; avaliação psicológica e necessidades especiais; aprendizagem criativa; conflitualidade escolar (bullying e cyberbullying);
Desenvolvimento Vocacional e Pessoal (transições psicossociais e qualidade de vida; desenvolvimento vocacional e construção de projetos de vida; avaliação psicológica em orientação e aconselhamento de carreira; novas perspetivas para a psicologia vocacional);
Promoção da Saúde e do Bem-Estar (intervenções promotoras da saúde [alimentação saudável, actividade física, protecção sexual, entre outras] e do bem-estar; adaptação e transições escolares, autorregulação na promoção de estilos de vida saudáveis; experiências, processos e respostas de coping e savoring, promoção de competências sócio-emocionais).
A necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.
Duração do Doutoramento
3 anosECTS
180Regime
DiurnoAdmissões
12Joaquim Armando Ferreira
FPCE-UC
Eduardo Ribeiro dos Santos
FPCE-UC
Pela necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.
Por tratar-se do primeiro programa colectivo de estudos avançados oferecido nesta área em Portugal, sendo também pioneira a associação entre as Universidades de Lisboa e de Coimbra numa formação pós-graduada neste domínio, com uma diversidade de valências da equipa de investigadores que constituem o corpo docente do programa de doutoramento.
Por pensar a Psicologia da Educação a partir de três áreas principais de necessidades sentidas nos contextos educativos – a aprendizagem em contexto educacional, a construção de intervenções vocacionais numa perspectiva de desenvolvimento pessoal, e a promoção da saúde e do bem-estar para a adopção de estilos de vida saudáveis – a que psicólogos educacionais, professores e outros agentes educativos são já, e continuarão a ser no futuro, solicitados a dar respostas adequadas e inovadoras.
Por envolver um perfil orientado à pesquisa académica e profissional e um plano curricular flexível que permite ao doutorando obter a preparação adequada tanto aos seus interesses quanto ao avanço global do conhecimento, possibilitando a sua integração em redes de investigação de âmbito nacional e internacional.
Consulte a página das candidaturas abertas aqui.
Condições de Acesso
Podem candidatar-se ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia os que satisfaçam uma das seguintes condições:
- Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia;
- A título excecional, os titulares do grau de licenciado em Psicologia obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar e científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora;
- A título excecional, os titulares do grau de mestre ou de licenciado obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha, em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, em outras áreas científicas, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora.
Critérios de Selecção
Os candidatos são selecionados e seriados através da apreciação dos elementos referidos no n.º 3 [separador Candidaturas], podendo a Comissão Científica e Coordenadora, se assim o entender ou considerar necessário, proceder à realização de entrevistas;
A decisão sobre o requerimento da candidatura compete à Comissão Científica e Coordenadora, mediante parecer fundamentado do Júri de seleção, tendo em conta os seguintes elementos de apreciação:
- Cumprimento dos pressupostos legalmente exigidos;
- Adequação do currículo científico, académico e profissional do candidato ao domínio e objetivos gerais do ramo científico e especialidade do programa de doutoramento que pretende frequentar.
Propinas
O valor da propina do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, para o ano letivo de 2024/2025 ainda não se encontra definido. O valor de propinas para o ano letivo 2022/2023 foi de 2.750,00 euros para os estudantes inscritos no 1.° ano e de 1.700,00 euros para os estudantes do 2.° ano e seguintes.
A propina poderá ser paga integralmente ou em prestações, através de multibanco ou diretamente na Tesouraria da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O prazo de pagamento da 1.ª prestação é o prazo fixado para a matrícula e inscrição.
Específica
Regulamento do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação
Regulamento Geral para ciclos de estudos do 3º ciclo do Ramo de Psicologia
Deliberação do Conselho Cientifico N3 2011 2011Jun07 submissao de artigos na Base ISI
Apresentação e entrega de dissertações, trabalhos de projeto, relatórios e teses em formato digital
Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Alunos
Registo DGES
R/B -Cr 263/2008
Publicação em DR
Deliberação n.º 2553/2008, de 23 de setembro de 2008
N.º do Processo
ACEF/1819/0124177 (acreditado)
Decisão
Acreditado por 6 anos
Data de Decisão
20-12-2021
1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias
Metodologias de Investigação
— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Seminário Optativo Temático 1
— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias
Análise e Tratamento de Dados
— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
Seminário Optativo Temático II
— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
1.º Ano / Anual
Unidades Curriculares Obrigatórias
Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese
— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS
2.º Ano / Plurianual
Unidades Curriculares Obrigatórias
Tese de Doutoramento, especialidade Psicologia da Educação
— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS