Psicologia da Educação 

O Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e visa o aprofundamento e extensão dos conhecimentos teóricos, metodológicos e de aplicação na especialidade de Psicologia da Educação. Tem como destinatários todos aqueles que pretendam aprofundar conhecimentos e realizar investigação nesta área, tanto numa perspetiva de investigação básica como aplicada.

Neste quadro geral, os projetos de investigação poderão situar-se no âmbito das seguintes áreas:
Aprendizagem em Contexto Educacional (autorregulação da aprendizagem e abordagens à aprendizagem; conceções de aprendizagem e resolução de problemas; avaliação psicológica e necessidades especiais; aprendizagem criativa; conflitualidade escolar (bullying e cyberbullying);
Desenvolvimento Vocacional e Pessoal (transições psicossociais e qualidade de vida; desenvolvimento vocacional e construção de projetos de vida; avaliação psicológica em orientação e aconselhamento de carreira; novas perspetivas para a psicologia vocacional);
Promoção da Saúde e do Bem-Estar (intervenções promotoras da saúde [alimentação saudável, actividade física, protecção sexual, entre outras] e do bem-estar; adaptação e transições escolares, autorregulação na promoção de estilos de vida saudáveis; experiências, processos e respostas de coping e savoring, promoção de competências sócio-emocionais).

A necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.

Duração do Doutoramento

3 anos

ECTS

180

Regime

Diurno

Admissões

12


Pela necessidade de formação especializada no domínio da Psicologia da Educação é particularmente premente no actual panorama português, em face da exigência e da aposta: na melhoria dos contextos educativos e na preparação académica dos estudantes; na preparação dos diversos profissionais para fazerem face aos novos desafios colocados aos contextos educativos numa sociedade em mudança; no impulso à qualificação da população portuguesa, através da diminuição dos níveis de insucesso e abandono escolar e do incentivo ao prosseguimento dos estudos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; e nas novas responsabilidades que envolvem a adopção de medidas relativas à promoção da saúde global da população, através da educação para a saúde em meio educativo.

Por tratar-se do primeiro programa colectivo de estudos avançados oferecido nesta área em Portugal, sendo também pioneira a associação entre as Universidades de Lisboa e de Coimbra numa formação pós-graduada neste domínio, com uma diversidade de valências da equipa de investigadores que constituem o corpo docente do programa de doutoramento.

Por pensar a Psicologia da Educação a partir de três áreas principais de necessidades sentidas nos contextos educativos – a aprendizagem em contexto educacional, a construção de intervenções vocacionais numa perspectiva de desenvolvimento pessoal, e a promoção da saúde e do bem-estar para a adopção de estilos de vida saudáveis – a que psicólogos educacionais, professores e outros agentes educativos são já, e continuarão a ser no futuro, solicitados a dar respostas adequadas e inovadoras.

Por envolver um perfil orientado à pesquisa académica e profissional e um plano curricular flexível que permite ao doutorando obter a preparação adequada tanto aos seus interesses quanto ao avanço global do conhecimento, possibilitando a sua integração em redes de investigação de âmbito nacional e internacional.


Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia os que satisfaçam uma das seguintes condições:

  1. Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia;
  2. A título excecional, os titulares do grau de licenciado em Psicologia obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar e científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora;
  3. A título excecional, os titulares do grau de mestre ou de licenciado obtido num formato anterior à implementação do Processo de Bolonha, em cinco anos de formação (correspondentes, pelo menos, a 300 ECTS), ou equivalente legal, em outras áreas científicas, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica e Coordenadora.


Critérios de Selecção

Os candidatos são selecionados e seriados através da apreciação dos elementos referidos no n.º 3 [separador Candidaturas], podendo a Comissão Científica e Coordenadora, se assim o entender ou considerar necessário, proceder à realização de entrevistas;

A decisão sobre o requerimento da candidatura compete à Comissão Científica e Coordenadora, mediante parecer fundamentado do Júri de seleção, tendo em conta os seguintes elementos de apreciação:

  1. Cumprimento dos pressupostos legalmente exigidos;
  2. Adequação do currículo científico, académico e profissional do candidato ao domínio e objetivos gerais do ramo científico e especialidade do programa de doutoramento que pretende frequentar.


Portal FenixEdu

As candidaturas são feitas online.

Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.

Se precisar de recuperar credenciais campus selecione aqui.

Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura aqui.


Propinas

O valor da propina do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, para o ano letivo de 2024/2025 ainda não se encontra definido. O valor de propinas para o ano letivo 2022/2023 foi de 2.750,00 euros para os estudantes inscritos no 1.° ano e de 1.700,00 euros para os estudantes do 2.° ano e seguintes.

A propina poderá ser paga integralmente ou em prestações, através de multibanco ou diretamente na Tesouraria da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O prazo de pagamento da 1.ª prestação é o prazo fixado para a matrícula e inscrição.


Registo DGES
R/B -Cr 263/2008

Publicação em DR
Deliberação n.º 2553/2008, de 23 de setembro de 2008

N.º do Processo
ACEF/1819/0124177 (acreditado)

Decisão
Acreditado por 6 anos

Data de Decisão
20-12-2021

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Metodologias de Investigação

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Seminário Optativo Temático 1

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Análise e Tratamento de Dados

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

Seminário Optativo Temático II

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

1.º Ano / Anual
Unidades Curriculares Obrigatórias

Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS

2.º Ano / Plurianual
Unidades Curriculares Obrigatórias

Tese de Doutoramento, especialidade Psicologia da Educação

— FICHA CURRICULAR / SYLLABUS