Ciência Cognitiva 

A Ciência Cognitiva ocupa-se do estudo interdisciplinar da cognição – comportamento, mente e cérebro – combinando conceitos, métodos e ideias de várias áreas da Psicologia, Neurociência, Biologia evolutiva, Linguística, Filosofia, Antropologia e outras ciências sociais, e através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física.

O interesse pela Ciência Cognitiva e pelas suas aplicações tem aumentado de forma significativa nas últimas décadas. Assim, é sem surpresa que a Ciência Cognitiva tenha sido considerada pela Comissão Europeia como uma das suas nove áreas prioritárias para o desenvolvimento de uma política europeia de investigação.

Dada a natureza interdisciplinar da Ciência Cognitiva, ela requer um programa de estudos graduados que seja capaz de integrar os conhecimentos das ciências exatas, das ciências da vida e das humanidades numa abordagem científica forte. Neste sentido, o Programa de Doutoramento em Ciência Cognitiva consiste num curso inter-faculdades, organizado conjuntamente pelas Faculdades de Ciências, Letras, Medicina, e Psicologia. Considerando o amplo leque de competências cultivadas nas suas diferentes Faculdades e Departamentos, bem como a excelência dos resultados obtidos pelas suas muitas unidades de investigação, a Universidade de Lisboa detém condições ímpares para oferecer um programa de estudos graduados em Ciência Cognitiva de elevada qualidade.

O presente doutoramento permite o acesso ao Programa Doutoral NeurUlisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Duração do Doutoramento

3 anos

ECTS

180

Regime

Diurno

Admissões

10

Ana M. Sebastião
Faculdade de Medicina, Instituto de Farmacologia e Neurociências
Instituto de Medicina Molecular, Unidade de Neurociências

António Branco
Faculdade de Ciências, Departamento de Informática

Armanda Costa
Faculdade de Letras, Departamento de Linguística Geral e Românica

Luís Correia
Faculdade de Ciências, Departamento de Informática

Ana Luísa Raposo 
Faculdade de Psicologia, Centro de Investigação em Psicologia

João Branquinho
Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia e Centro de Filosofia


Condições de Acesso

São admitidos como candidatos à inscrição:

a) Os titulares do grau de Mestre ou equivalente legal em qualquer área do conhecimento;

b) A título excecional, os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento.


Critérios de Selecção

1. Os candidatos são selecionados através da apreciação dos elementos descritos em 3.2;

2. A Comissão Científica do Programa de Doutoramento, ou em quem esta delegue, pode proceder à realização de entrevistas;

3. Os candidatos são seriados de acordo com a pontuação obtida no processo de seleção.


Processo de candidatura

1. Para estudantes nacionais, a candidatura é realizada online no portal de candidaturas da FCUL: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/instruções-0

2. A candidatura deve ser instruída com os seguintes elementos:
a)  Certidão de mestrado ou grau académico equivalente;
b)  Curriculum vitae, com cópias dos documentos a que faz referência;
c)  Carta de candidatura, incluindo a explicitação do domínio científico de interesse e a indicação dos objetivos gerais a alcançar na área da ciência cognitiva, integrando mais do que uma das disciplinas contribuintes;
d)  Fotocópia do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão;
e)  Comprovativo da taxa de candidatura.
f)  Indicação explícita de que se trata de uma “candidatura condicional” se o candidato prevê estar na posse do comprovativo a) acima após a data de término do período de candidatura, ou seja após 13 agosto 2021, e até à data limite para matrícula e inscrição, ou seja até 10 setembro 2021.


Propinas

1. O valor para o emolumento será anunciado em https://ciencias.ulisboa.pt/node/3999. A título meramente indicativo, para candidatos nacionais, no ano letivo transato 2020/2021, o emolumento a pagar pela candidatura foi de 50 Euros (cinquenta euros), não havendo lugar à sua devolução caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado.

2. O valor para a propina será anunciado em https://ciencias.ulisboa.pt/node/3999. A título meramente indicativo, para candidatos admitidos no ano transato 2020/2021, a propina foi 2750,00 euros no primeiro ano, e 1500,00 euros nos anos restantes. O Conselho de Gestão da FCUL ainda não fixou número de prestações para 2021/2022 — a título indicativo informa-se que a propina do ano transato, de 2020/2021, podia ser paga na totalidade ou em nove prestações (a primeira paga no ato de matrícula/inscrição).

3. A propina será paga através das referências MB fornecidas pelo sistema académico ou nos Serviços Financeiros da Faculdade de Ciências (Alameda da Universidade, 1600-548 Lisboa) nos horários previstos para o atendimento ao público.

1.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Disciplina Auxiliar I

A ser seleccionada para cada estudante com vista a alargar os conhecimentos que adquiriu anteriormente para áreas complementares. Ver lista aqui.

Fundamentos de Ciência Cognitiva

Coordenador David Yates, Departamento de Filosofia, Faculdade de Letras

A cadeira consiste numa sinopse do território da ciência cognitiva. Tópicos a examinar incluem: o objectivo da ciência cognitiva, a compreensão da natureza e mecanismos da cognição; o carácter multidisciplinar da ciência cognitiva e as diferentes disciplinas que a compõem; métodos de investigação centrais em ciência cognitiva; algumas das áreas e problemas salientes em ciência cognitiva: conceitos, percepção, linguagem, memória, emoções, inteligência.

Tópicos Avançados de Neurociência

Coordenador Ana M. Sebastião, Faculdade de Medicina

Esta disciplina oferece treino avançado em neurociência experimental, nomeadamente neurociência molecular e celular. Debruçar-se-á sobe os principais mecanismos envolvidos na excitabilidade e comunicação neuronal. Os estudantes terão acesso a várias técnicas de electrofisiologia e neuroquímica

Tópicos Avançados de Inteligência Artificial

Coordenador Sofia Teixeira, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências

A matéria apresentada neste curso cobre tópicos avançados do processamento computacional do conhecimento, em particular a representação de conhecimento, a procura e o raciocínio, introduzindo as noções nucleares associadas com a resolução de problemas.

Tópicos Avançados de Linguística e Psicolinguística

Coordenador João Veríssimo, Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras

O principal objectivo do seminário é fornecer formação avançada no domínio da Mente e da Linguagem. Serão abordadas teorias da gramática e a arquitectura do sistema de processamento da linguagem humana. Conceitos básicos relativos às áreas centrais da gramática, como a sintaxe, a semântica, a fonologia e a prosódia, serão essenciais na explicação dos processos cognitivos e linguísticos subjacentes à compreensão e à produção da linguagem.

1.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Disciplina Auxiliar II

A ser seleccionada para cada estudante com vista a alargar os conhecimentos adquiridos anteriormente para áreas complementares. Ver lista aqui.

Tópicos Avançados de Filosofia da Mente, da Linguagem e da Cognição

Coordenador Adriana Silva Graça, Departamento de Filosofia, Faculdade de Letras

A cadeira consiste na abordagem de tópicos avançados sobre a natureza da mente. Tópicos a examinar incluem: (a) a tipologia do mental; estados mentais cognitivos, ou atitudes proposicionais, e estados mentais conscientes, ou experiências; (b) as características salientes da mente: intencionalidade e fenomenologia; (c) sinopse das principais concepções acerca da natureza da mente: dualismo, fisicalismo, behaviourismo analítico e funcionalismo.

Tópicos Avançados de Tecnologia da Linguagem

Coordenador António Branco, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências

A matéria apresentada neste curso cobre tópicos avançados do processamento computacional da linguagem natural e suas aplicações, procurando aprofundar eventuais conhecimentos prévios dos estudantes nesta área. Processamento do conhecimento linguístico: Parsing e representação do significado; Codificação e resolução de ambiguidade; Complexidade da linguagem natural. Aplicações chave: Resposta a perguntas; Tradução automática; Web semântica; etc.

Tópicos Avançados de Psicologia Cognitiva

Coordenadora Ana Luísa Raposo, Faculdade de Psicologia
com Tânia Fernandes, Faculdade de Psicologia

Seminário de Projecto

Equipa docente Ana Pinheiro (coordenadora), Faculdade de Psicologia; Helder Coelho, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências; Luís Correia, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências; Sara Xapelli, Faculdade de Medicina.

Esta disicplina tem como objectivo a construção, apresentação e discussão dos projectos de investigação dos doutorandos.

2.º Ano / 1.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Seminário de Ciência Cognitiva I

Coordenador António Branco, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências

Participação ativa dos estudantes em eventos científicos relevantes para a Ciência Cognitiva.

Seminário de Investigação I

Equipa docente David Yates (coordenador), Departamento de Filosoifa, Faculdade de Letras; Tânia Fernandes, Faculdade de Psicologia; João Veríssimo, Departamento de Linguística, Faculdade de Letras; António Branco, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências; Helder Coelho, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências;

Trabalho de investigação conducente à dissertação de doutoramento, incluindo apresentações pelos estudantes dos resultados obtidos.

2.º Ano / 2.º Semestre
Unidades Curriculares Obrigatórias

Seminário de Ciência Cognitiva II

Coordenador António Branco, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências

Participação ativa dos estudantes em eventos científicos relevantes para a Ciência Cognitiva.

Seminário de Investigação II

Equipa docente Ana Pinheiro (coordenadora), Faculdade de Psicologia; Luís Correia, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências; Helder Coelho, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências; Sara Xapelli, Faculdade de Medicina.

Trabalho de investigação conducente à dissertação de doutoramento, incluindo apresentações pelos estudantes dos resultados obtidos.