ENCONTRO
Promover a pro-socialidade nas escolas
para prevenir o Cyberbullying

Anfiteatro I

SÍNTESE

O comportamento agressivo nas escolas tem sido relacionado com o cyberbullying, um tipo de violência entre as crianças que constitui uma ameaça para a construção de sociedades inclusivas. O papel dos professores tem sido considerado fundamental para abordar estas preocupações sociais contemporâneas. Estes profissionais contribuem de forma significativa para fomentar um clima de escola positivo e comportamentos pró-sociais, bem como a inibição de comportamentos de bullying. A articulação da experiência da equipa multidisciplinar das áreas da psicologia da educação da Faculdade de Psicologia e da engenharia da computação e sistemas inteligentes do Instituto Superior Técnico da ULisboa permitiu desenvolver recursos para uma formação e intervenção dos professores com o intuito de promover comportamentos pró-sociais e bem-estar entre os jovens. Neste encontro serão apresentados alguns recursos e estudos desenvolvidos no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Programa completo aqui.

O encontro é aberto e gratuito com inscrição obrigatória

PROJETO

Te@ch4SocialGood: promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying (PTDC/PSI-GER/1918/2020)

Investigador Responsável/ Coordenador Ana Margarida Veiga Simão – Faculdade de Psicologia, Ulisboa.
Consultor Eva Romera – Department of Psychology, University of Cordoba
E mail teach4sg@psicologia.ulisboa.pt