Comunicado

Os diretores da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação, onde duas alunas mantêm uma greve de fome há mais de 48 horas, decidiram pedir a intervenção das autoridades para garantir a retirada em segurança das alunas e poderem ser providenciados cuidados de saúde.

Após uma avaliação do estado de saúde das alunas pelo INEM, solicitada na tarde de ontem pela Direção de ambas as escolas da Universidade de Lisboa, voltamos a pedir na manhã de hoje nova intervenção para reavaliação da condição de saúde.

Entendemos que existem razões maiores de proteção dos alunos e alunas que , ao correrem riscos de saúde, exigem uma intervenção imediata das autoridades de forma a garantir o bem-estar. Por isso tomamos a decisão de pedir uma intervenção das autoridades competentes na área da saúde, e a utilização dos meios considerados necessários para garantir a prestação de cuidados.

A Universidade é um espaço de liberdade, de pensamento crítico, de discussão plural. Durante duas semanas, criamos as condições para garantir o exercício dos direitos de expressão livre das ideias dos alunos envolvidos neste protesto, ainda que com prejuízo do funcionamento da instituição.

No momento em que existem riscos acrescidos para a saúde dos nosso alunos e alunas, temos o dever de repor as condições que permitam o auxílio e a prestação de cuidados.

Telmo Mourinho Baptista – Diretor da Faculdade de Psicologia
Luís Miguel Carvalho – Diretor do Instituto de Educação