Atreves-te a investigar?

A investigação em Psicologia é uma peça fundamental da identidade da FP-ULisboa, movendo diariamente pessoas docentes, investigadoras e estudantes. Uma vez mais, prepara-se na nossa Faculdade um dia especial dedicado às pessoas jovens investigadoras.

As Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia são encontros científicos em que as pessoas jovens investigadoras conhecem e dão a conhecer os seus trabalhos e ideias de investigação. Através de Psi-Pitches, Psi-Comunicações e Psi-Blitz Talks, estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos poderão escolher o formato de apresentação que melhor se adequa ao momento específico do seu percurso.

#JIP24

9 MAIO 24

Car@s estudantes, investigadores e docentes

Como é do vosso conhecimento, a 3.ª edição do JIP’24 irá decorrer no dia 09.05.24. Em nome da Comissão Organizadora, informamos que a submissão de resumos já está aberta. O prazo de submissão de resumos é 12 de abril. Todas as pessoas estudantes da FPUL são convidadas a submeter um de três possíveis formatos de trabalho, sujeitos a atribuição de prémios, através deste formulário. Para qualquer esclarecimento, podem contactar-nos através deste email. Em breve, a página do JIP’24 estará disponível com toda a informação. Aguardamos desde já a submissão dos vossos resumos!

A Comissão Organizadora

Elege as tuas apresentações favoritas!

A atribuição dos prémios tem em conta o mérito científico do trabalho (avaliado pela comissão científica) e a votação do público.
Fica atenta/o para saberes como votar no dia do encontro!

Formato das apresentações

01

Psi-Pitch

O que é um pitch?
Apresentação relâmpago para expor uma ideia de investigação/projeto, com o fim de refletir sobre o seu potencial e/ou cativar possíveis futuras pessoas orientadoras.

Que trabalhos podem ser submetidos para Psi-Pitch?
Devem ser submetidas ideias não só inovadoras e criativas, mas também concretizáveis. Pode ser apresentado em grupo e não requer orientador.

Se a minha ideia for aceite, quanto tempo terei para a apresentar?
Os Psi-Pitches terão 3 minutos para serem apresentados + 5 minutos para eventuais questões da audiência. Um Psi-Pitch pode ser apresentado em grupo.

02

Psi-Comunicação

Que trabalhos podem ser submetidos para Psi-Comunicação?
Inclui trabalhos de diferentes tipos, como estudos empíricos, revisão crítica de literatura, estudos de caso, entre outros. Tem que ter supervisão científica de um docente da Faculdade, a quem deves informar da tua submissão e que é co-autor do trabalho.

Se o meu trabalho for aceite, quanto tempo terei para o apresentar?
As Psi-Comunicações terão 15 minutos para serem apresentadas + 5 minutos para eventuais questões da audiência.

03

Psi-BlitzTalk

Que trabalhos podem ser submetidos para Psi-Blitz Talk?
Inclui trabalhos de diferentes tipos, como estudos empíricos, revisão crítica de literatura, estudos de caso, entre outros. Tem que ter supervisão científica de um docente da Faculdade, a quem deves informar da tua submissão e que é co-autor do trabalho.

Se o meu trabalho for aceite, em que formato será divulgado?
As Psi-Blitz Talks terão 5 minutos para serem apresentadas + 5 minutos para eventuais questões da audiência.

Programa

08:30 – 09:15

Secretariado

 Atrium Anfiteatro I

09:15 – 09:30

Abertura

Anfiteatro I

09:30 – 10:40

Psicoterapia e Psicoterapeutas

Anfiteatro I

09:30 – 10:40

Escola: Lugar para Ser e Crescer

Anfiteatro II

09:30 – 10:40

Psicopatologia em Contexto

Sala 7

10:40 – 11:00

Coffee Break

 Atrium

11:00 – 12:30

Mesa redonda:
Jovens Investigadores: Desafios Atuais e Futuros
Moderação: Marcela Farias / Convidadas: Daniela Geraldes, Madalena Ricoca Peixoto, Sofia Oliveira

Anfiteatro I

12:10 – 13:25

Desafios Contemporâneos na Intervenção

Anfiteatro I

12:10 – 13:25

Complexidades Relacionais na Contemporaneidade

Anfiteatro II

13:25 – 14:25

Almoço

14:25 – 15:25

Meet the Editor: Manual de Sobrevivência de Jovens Investigadores
Professora Ana Isabel Pereira

Anfiteatro I

15:25 – 16:20

Funções Sociais: Desempenho e Experiência

Anfiteatro I

15:25 – 16:20

Self no Mundo: Emoções entre Nós e o Outro

Anfiteatro II

15:25 – 16:20

Saber Crescer, Saber Sentir: Regulação Emocional ao Longo da Vida (Parte I)

Sala 7

16:25 – 16:45

Coffee Break

 Atrium

16:45 – 17:45

Família: Sistema Multidimensional e Multidesafiante

Anfiteatro I

16:45 – 17:45

Saber Crescer, Saber Sentir: Regulação Emocional ao Longo da Vida (Parte II)

Anfiteatro II

17:45 – 18:45

Jovens Investigadores: Desafios no Percurso
Professores Leonel Garcia-Marques, Luísa Barros e Ana Margarida Veiga Simão

Anfiteatro I

18:45 – 18:55

Encerramento:
Entrega de prémios

Anfiteatro I

A1_Psicoterapia e Psicoterapeutas

MODERAÇÃO Professora Doutora Ana Catarina Silva

A1_1

TÍTULO Casa de ferreiro, espeto de pau? Autocuidado, autocompaixão, bem-estar psicológico e frequência em terapia em estagiários de Psicologia

AUTORES Inês Carvalho Araújo, Ana Catarina Nunes da Silva

FORMATO Psi-Comunicação

A1_2

TÍTULO  Quem cuida, cuida de si? Personalidade, autocuidado e burnout em psicólogos

AUTORES Íris Cartaxo, Ana Catarina Nunes da Silva

FORMATO Psi-Comunicação

A1_3

TÍTULO  Processamento Emocional e Emoções de Valência Positiva em Psicoterapia: Metaprocessamento enquanto Evento Significativo num Estudo de Caso Misto, Longitudinal e Eficaz

AUTORES Victória Gutiérrez, Nuno Conceição

FORMATO Psi-Comunicação

A1_4

TÍTULO  Aliança Terapêutica Inicial no Tratamento Cognitivo-Comportamental de Perturbações de Internalização, na Infância: Evolução e Correlatos

AUTORES Margarida Perdigão, Ana Isabel Pereira

FORMATO Psi-BlitzTalk

A2_Escola: Lugar para Ser e Crescer

MODERAÇÃO Professora Doutora Alexandra Marques Pinto

A2_1

TÍTULO  Suporte do professor no envolvimento e desempenho académico em alunos do 4.º ano: Questões de motivação, sucesso e inclusão

AUTORES Márcia Laranjeira, Maria Odília Teixeira

FORMATO Psi-Comunicação

A2_2

TÍTULO  Promoting well-being in children: Development of a savoring-based intervention for elementary school students

AUTORES  Cláudia Camacho, Nicole Healion, Marilene Abreu, Ana Rita Bulhões, Magda Sofia Roberto, Alexandra Marques-Pinto

FORMATO Psi-Comunicação

A2_3

TÍTULO Sentimento de pertença à escola: revisão crítica de literatura

AUTORES Vera Gerpe, Alexandra Marques-Pinto, Maria Odília Teixeira

FORMATO Psi-BlitzTalk

A2_4

TÍTULO  Trabalho Digno e Bem-Estar em estudantes do Ensino Profissional Rural. Contínuos de desafios e mudanças

AUTORES  Ana Beatriz Pinto, Maria Odília Teixeira

FORMATO Psi-BlitzTalk

A3_Psicopatologia em Contexto

MODERAÇÃO Professora Doutora Joana Faria-Anjos

A3_1

TÍTULO  Perturbação de stress pós-traumático em peacekeepers: uma revisão sistemática de literatura e meta-análise

AUTORES  Laura Carmona, Cláudia Camilo, Maria José Chambel (orientadora), Vânia Sofia Carvalho (co-orientadora)

FORMATO Psi-Comunicação

A3_2

TÍTULO  Plano de Intervenção Psicológica em Crise e Emergência na Marinha Portuguesa

AUTORES  Joana Correia Vicente Firmo, Maria Teresa Ribeiro, Joana Faria Anjos

FORMATO Psi-Comunicação

A3_3

TÍTULO  A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e o Uso Problemático de Internet em Adultos: Uma Revisão Sistemática

AUTORES  Ana Beatriz Pereira, Marta de A. Gonçalves-Montera

FORMATO Psi-Comunicação

A3_4

TÍTULO  Associação entre Acontecimentos de Vida Adversos, Sintomas Psicopatológicos e Consumo de Álcool: Um estudo transversal

AUTORES  Catarina Madureira, Miguel Barbosa

FORMATO Psi-BlitzTalk

B1_Desafios Contemporâneos na Intervenção

MODERAÇÃO Professor Doutor Nuno Conceição

B1_1

TÍTULO  Um Estudo de Caso sobre o Tratamento da Depressão Resistente ao Tratamento com Psicoterapia Assistida por Cetamina

AUTORES Margarida Santiago Silva B. dos Santos, Ana Catarina Nunes da Silva

FORMATO Psi-Comunicação

B1_2

TÍTULO  Resultados preliminares do estudo de aceitabilidade do programa ACT com mães do Estabelecimento Prisional de Tires

AUTORES Bruna Paulino, Ana Isabel Pereira, Luísa Barros

FORMATO Psi-BlitzTalk

B1_3

TÍTULO  Procrastinação do sono: Vinculação e Auto-regulação como mediadores de maus hábitos de sono em crianças e adolescentes

AUTORES Miguel Rodrigues Barbosa, Professor Miguel Barbosa

FORMATO Psi-BlitzTalk

B1_4

TÍTULO  Programa de Intervenção Transdiagnóstica em Grupo com Estudantes Universitários

AUTORES Andreia Bastos, Telmo Baptista, Ana Catarina Silva

FORMATO Psi-Pitch

B1_5

TÍTULO  Desporto Terapêutico: A Prática de Tiro Desportivo na Perturbação de Stress Pós-Traumático

AUTORES Gonçalo Gouveia Antunes

FORMATO Psi-Pitch

B2_Complexidades Relacionais na Contemporaneidade

MODERAÇÃO Professora Doutora Luana Cunha Ferreira

B2_1

TÍTULO  “Nada se perde, ganha-se”: Os significados da (perda de) virgindade em pessoas cisheterossexuais e LGBTQIA+

AUTORES Maria Grácio, Luana Cunha Ferreira

FORMATO Psi-Comunicação

B2_2

TÍTULO  Ser solteirx: Uma vivência feita à medida?- Um estudo qualitativo e de carácter exploratório sobre a identidade e a vida social dos indivíduos solteiros

AUTORES  Matilde Baptista, Maria João Alvarez

FORMATO Psi-BlitzTalk

B2_3

TÍTULO  (Im)perdoável – Fatores que influenciam o perdão da infidelidade e manutenção da relação

AUTORES Carolina Marques, Maria Teresa Ribeiro

FORMATO Psi-BlitzTalk

B2_4

TÍTULO  Violência de Género: estudo das implicações para a saúde e bem-estar psicológico das mulheres vítimas e desenvolvimento de um programa de intervenção e empoderamento

AUTORES  Madalena Cruz, Henrique Pereira

FORMATO Psi-Pitch

B2_5

TÍTULO  As alterações na satisfação sexual durante a gravidez nos casais portugueses

AUTORES Letícia Jerónimo

FORMATO Psi-Pitch

B2_6

TÍTULO  A Nuvem da Procriação Medicamente Assistida: Vivências escondidas de Casais entre Mulheres

AUTORES  Mariana Macedo

FORMATO Psi-Pitch

B2_7

TÍTULO  Afrodite – Resiliência e Bem-estar na Infertilidade

AUTORES Maria Caetana Poole da Costa, Maria Franco Rosa Costa de Lemos

FORMATO Psi-Pitch

C1_Funções Sociais: Desempenho e Experiência

MODERAÇÃO Professora Doutora Dulce Gonçalves

C1_1

TÍTULO  Experiência de Aprendizagem e Abordagens à Aprendizagem da Atuação em Teatro e Cinema

AUTORES Pedro Taborda, António Manuel Duarte

FORMATO Psi-Comunicação

C1_2

TÍTULO  “Quero ser voluntário!”: O papel de fatores sociocognitivos na escolha do voluntariado

AUTORES Emília Nunes, Alexandra Barros

FORMATO Psi-BlitzTalk

C1_3

TÍTULO  Perceções sobre Persistência e Desempenho STEM: Um Estudo Qualitativo Exploratório

AUTORES Tiago Maçarico, Isabel Nunes Janeiro

FORMATO Psi-BlitzTalk

C1_4

TÍTULO  Intervenções Psicoeducacionais em Programas de Intervenção em STEM: Registo de protocolo para uma Revisão Sistemática e Meta-Análise

AUTORES Tiago Maçarico, Ana Isabel Gomes, Cláudia Camilo, Isabel Janeiro

FORMATO Psi-BlitzTalk

C1_5

TÍTULO  Ecossistema de migração e inclusão no mundo do trabalho em Portugal: aproximações preliminares ao caso da imigração de brasileiros

AUTOR Cecília Trevisani Lohmann, orientação de Maria José Chambel

FORMATO Psi-BlitzTalk

C1_6

TÍTULO  Alinha + a carreira… desenvolvimento pessoal num mundo inclusivo e sustentável. Um programa de intervenção no ensino superior

AUTORES Catarina Carvalho, Maria Odília Teixeira

FORMATO Psi-BlitzTalk

C2_Self no Mundo: Emoções entre Nós e o Outro

MODERAÇÃO Professor Doutor Miguel Barbosa

C2_1

TÍTULO  Parents’ perceptions of therapeutic changes following their participation in a child-centered version of the UP-C (UP-C/C)

AUTORES Ana Maria Pereira, Diana Gouveia, Bruna Paulino, Ana Isabel Pereira

FORMATO Psi-Comunicação

C2_2

TÍTULO  Como reajo às injustiças que sofro? A crença no mundo justo e a vitimização secundária do Self

AUTORES  Vitória Melita, Cícero Pereira

FORMATO Psi-BlitzTalk

C2_3

TÍTULO  Lembrar pelos dois: Papel da valência emocional na precisão e partilha de memória para eventos públicos

AUTORES Salomé Mateus, Andreia Ribeiro, Ana Raposo

FORMATO Psi-BlitzTalk

C2_4

TÍTULO  A visão da população portuguesa sobre personagens LGBTQIA+ em programas televisivos infantis

AUTORES  José Pedro Costa

FORMATO Psi-Pitch

C3_Saber Crescer, Saber Sentir: Regulação Emocional ao Longo da Vida (Parte I)

MODERAÇÃO Professora Doutora Carla Silva

C3_1

TÍTULO  Competências socioemocionais nos pequenos gigantes de 3 e 4 anos

AUTORES  Samantha Brazinha, Alexandra Marques-Pinto

FORMATO Psi-Comunicação

C3_2

TÍTULO  Promover a aprendizagem autorregulada na escrita em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

AUTORES  Maria Itália Temudo, Ana Margarida Veiga Simão, Anabela Abreu Malpique

FORMATO Psi-Comunicação

C3_3

TÍTULO  Detetives das Emoções In-Out: Estudo piloto da versão combinada do Protocolo Unificado para Crianças com Perturbações Emocionais

AUTORES  Mariana Rajão Saraiva, Ana Isabel Pereira

FORMATO Psi-BlitzTalk

C3_4

TÍTULO  A dinâmica relacional das redes sociais significativas no contexto de desenvolvimento de crianças com diabetes mellitus tipo 1: Estudo qualitativo longitudinal

AUTORES  Carolina Schmitt Colomé, Marina Menezes e Maria Luísa Torres Queiroz de Barros

FORMATO Psi-BlitzTalk

D1_Família: Sistema Multidimensional e Multidesafiante

MODERAÇÃO Professora Doutora Carla Crespo

D1_1

TÍTULO  “Escolheu apoiar-me”: Adaptação familiar ao coming out como pessoa trans em Portugal

AUTORES Rita Guedes, Luana Cunha Ferreira (orientadora)

FORMATO Psi-Comunicação

D1_2

TÍTULO  As práticas amigas da família e o suporte do supervisor: uma revisão de literatura com meta-análise

AUTORES Daniela Geraldes, Maria José Chambel, Vânia Carvalho

FORMATO Psi-Comunicação

D1_3

TÍTULO  Padrões de autorregulação do bebé no paradigma Face-to-Face Still-Face com mães e pais: O contributo do temperamento e da qualidade da relação.

AUTORES Inês Gonçalves, Miguel Barbosa

FORMATO Psi-BlitzTalk

D1_4

TÍTULO  Luto Perinatal: um estudo de eficácia

AUTORES Miguel Silva, Miguel Barbosa

FORMATO Psi-BlitzTalk

D1_5

TÍTULO  Influência da Família Alargada e da Comunidade no Bem-estar de Famílias Monoparentais

AUTORES Marcela Farias

FORMATO Psi-Pitch

D2_Saber Crescer, Saber Sentir: Regulação Emocional ao Longo da Vida (Parte II)

MODERAÇÃO Professora Doutora Isabel Sá

D2_1

TÍTULO  Gestão emocional na escola: da Teoria à Prática. Avaliação do Programa “Aventuras em 3D”

AUTORES Carolina Ruivo Antunes, Carla Silva

FORMATO Psi-Comunicação

D2_2

TÍTULO  Desenvolver a aprendizagem autorregulada em crianças com PHDA e Dislexia através de jogos sérios

AUTORES  Diana Stilwell, Paula da Costa Ferreira, Ana Margarida Veiga Simão

FORMATO Psi-Comunicação

D2_3

TÍTULO  O potencial da Aprendizagem Socioemocional na resposta aos desafios societais de hoje

AUTORES Vanda Sousa, Vítor Alexandre Coelho, Alexandra Marques-Pinto

FORMATO Psi-BlitzTalk

D2_4

TÍTULO  Regulação Emocional e Motivação em Atletas de Alto Rendimento

AUTORES  Teresa Costa Santos, Paula Costa Ferreira, Ana Margarida Veiga Simão

FORMATO Psi-BlitzTalk

Prémios

1.º Prémio Psi-Comunicação

  • Entrada para o evento “Jornadas da Investigação” com possibilidade de  apresentação de poster relativo ao trabalho vencedor apresentado no JIP’24 (Associação Nacional de Estudantes de Psicologia)

  • Desconto “early bird” para XIII Congresso Iberoamericano de Psicologia (OPP)

  • Acesso ao curso de Storytelling “O poder das histórias nos negócios e na vida” da Carla Rocha Comunicação

  • Vale para workshop da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

  • Vale para formação Entrevista de Avaliação de Competências (SHL)

  • Vale 100€ em livros da Sílabo

 

2.º Prémio Psi-Comunicação

  • Vale formação em projetos ARISCO

  • Vale para formação “Criar Hábitos” da Laicos – Behavioural Change

  • Vale de 25€ de desconto em livros sem preço fixo do grupo editorial Lidel-Pactor

  • Livro “A Psicoterapia no tratamento da neurastenia” (Valente, 2022) pela Editora Taiga

  • Bundle EFPSA: um caderno, três autocolantes EFPSA, um pin Mind the Mind e dois pins EFPSA

1.º Prémio Psi-Blitz Talk

  • Desconto “early bird” para XIII Congresso Iberoamericano de Psicologia (OPP)

  • Acesso ao curso de Storytelling “O poder das histórias nos negócios e na vida” da Carla Rocha Comunicação

  • Vale para workshop da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

  • Vale para Formação Entrevista de Avaliação de Competências (SHL)

  • Vale de 50€ para livros da Hogrefe

  • Vale de 25€ de desconto em livros sem preço fixo do grupo editorial Lidel-Pactor

 

2.º Prémio Psi-Blitz Talk

  • Vale formação em projetos ARISCO

  • Vale para formação “Criar Hábitos” da Laicos – Behavioural Change

  • Livro “A Psicoterapia no tratamento da neurastenia” (Valente, 2022) pela Editora Taiga

  • Bundle EFPSA: um caderno, três autocolantes EFPSA, um pin Mind the Mind e dois pins EFPSA

Prémio Psi-Pitch

  • Acesso ao curso de Storytelling “O poder das histórias nos negócios e na vida” da Carla Rocha Comunicação

  • Vale para workshop da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

  • Vale formação em projetos ARISCO

  • Vale para formação “Criar Hábitos” da Laicos – Behavioural Change

  • Livro “A Psicoterapia no tratamento da neurastenia” (Valente, 2022) pela Editora Taiga

  • Vale de 25€ de desconto em livros sem preço fixo do grupo editorial Lidel-Pactor

  • Bundle EFPSA: um caderno, três autocolantes EFPSA, um pin Mind the Mind, dois pins EFPSA e uma caneta

Comissão Organizadora
/ Departamento de Logística

Ana Carolina Nobre das Neves

Carolina Marreiros

Elsa Martins

Francisca Araújo

José Costa

Luana Cunha Ferreira

Madalena Ricoca Peixoto

Maria Grácio

Mariana Macedo

Paula da Costa Ferreira

Rita Guedes

Comissão Organizadora
/ Departamento Científico

Ana Nunes da Silva

André Abreu

Beatriz Silva

Danielle Maciel

Isabela Ferraz

Jo Matos

Laura Carmona

Leonor Soares

Letícia Jerónimo

Marcela Farias

Maria Caetana Poole da Costa

Miguel Barbosa

Miguel Silva

Sara Hagá

Apoios