Seja bem vindo(a)… Faça o favor de entrar…

…é com enorme prazer que o(a) recebemos na FPUL – Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Esta é uma das portas da nossa casa, uma porta que queremos que o(a) leve não apenas a um sitio virtual, mas ao espaço físico em vivemos e trabalhamos diariamente. Por isso fica já aqui o convite, não apenas a percorrer todos os recantos do nosso sitio, mas também a visitar-nos, aqui na Cidade Universitária, junto ao Campo Grande, neste edifico de reconhecida beleza e excelência arquitectónica.

O estudo e a investigação em Psicologia é de cada vez maior relevância, não só porque é a disciplina das ciências sociais que mais tem avançado no conhecimento do comportamento humano individual e coletivo, mas também pelo impacto que tem mostrado ter noutras áreas de saber como a Economia, a Gestão, o Ambiente, a Educação e as Ciências da Vida e da Saúde.

Esta é uma Faculdade orientada para a produção científica de excelência, bem como para uma formação intensiva de elevada qualidade com implicações na prática profissional.

Por esta razão todo o ensino que aqui se desenvolve assenta muitíssimo nos resultados da investigação que aqui se desenvolve. Um saber que, partindo inevitavelmente das grandes teorias do passado e do presente, não fica preso a livros e artigos, mas que é vivido, sempre próximo da realidade e dos problemas atuais.

Daqui não resulta apenas o incomparável nível de “empregabilidade” dos nossos alunos, a elevada taxa de adesão aos nossos programas de Doutoramento, e Pós-Graduação, mas também o elevado papel ativo que os nossos docentes/investigadores tem na vida do País através do apoio prestado às mais diferentes instituições e a programas de desenvolvimento Nacional. De uma forma propositadamente discreta, muito do trabalho desenvolvido pelas nossas equipas tem influenciado muitas reformas positivas que têm acontecido no nosso País.

Outro aspecto relevante, que espelha a orientação cientifico-pedagogia da nossa Faculdade é a participação em cursos ao nível do mestrado e doutoramento numa vertente transdisciplinar.

A nível internacional o reconhecimento das provas dadas pela nossa qualidade de trabalho, têm permitido cada vez mais parcerias de grande relevo, parcerias estas que muito beneficiam os nossos estudantes, de todos diversos níveis de ensino, bem como os docentes e investigadores.

Este reconhecimento internacional é também a razão do crescente número de estudantes estrangeiros que vem estudar para a nossa faculdade, bem como de investigadores de outros países que aqui vêm no sentido de desenvolver trabalho em parceria.

Os 37 anos de uma história feita de intenso e cuidado trabalho têm dados os seus frutos e é este o segredo para que estejamos reconhecidos nos rankings de referência internacional, como uma das melhores faculdades Portuguesas e uma das 250 melhores do mundo.

Podíamos ficar  o dia todo a conversar, mas fiquemos por aqui e convido-o(a) mais uma vez a entrar nesta porta aberta ao mundo e para o mundo.

Luís Curral

Diretor

Missão

A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa tem por principal missão oferecer formação e investigação de classe mundial no âmbito da psicologia e da ciência cognitiva. Faz ainda parte da nossa missão a disseminação da psicologia enquanto ciência e enquanto intervenção cientificamente fundamentada.

A FPUL forma psicólogos para intervir com rigor científico e espírito crítico nos domínios da saúde, da educação, do ambiente e do trabalho. Quer no campo da investigação como da intervenção a FPUL tem como linhas-guia os grandes desafios sociais da atualidade que vão desde a criação de organizações saudáveis à mudança de comportamentos ambientais, desde o combate às doenças mentais do mundo moderno à promoção do bem-estar na escola, e desde o combate ao sobre-endividamento à promoção do desenvolvimento equilibrado dos adolescentes.

Por último, mas não menos importante, a FPUL tem como missão oferecer à comunidade respostas às suas necessidade de natureza psicológica de modo justo e sustentado na melhor ciência psicológica.

Visão

A visão da FPUL é tornar-se numa escola de psicologia de referência na Europa atraindo os melhores investigadores e docentes para trabalhar num ambiente, acolhedor, desafiante e global.

Uma gestão eficiente dos recursos e uma cultura baseada no mérito são os instrumentos essenciais para responder, através da ciência e da inovação de rosto humano, aos desafios da nossa sociedade.