Mestrado Integrado em Psicologia (MIP)

FPUL oferece um Mestrado Integrado em Psicologia de qualidade internacionalmente reconhecida. O ensino é baseado em aulas com equilíbrio de componentes teórica e prática. As aulas são complementadas por seminários e conferências dadas por especialistas nacionais e internacionais.
Algumas disciplinas possuem uma forte componente laboratorial e de campo, tendo os estudantes oportunidades de participar em investigações reais.
A par das aulas, os estudantes têm ainda discussões supervisionadas em pequenos grupos para discutir as suas ideias de  pesquisa e os seus projetos de intervenção.

O apoio adicional dos docentes é o que torna tão especial método de ensino na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

A FPUL oferece ainda imensas oportunidades para estudar no exterior por um semestre ou um ano – cerca de 25% dos nossos alunos passa algum tempo noutro país como parte do seu programa de graduação.

O MIP fornece aos futuros psicólogos conhecimentos e competências aplicáveis em diversas áreas profissionais. Por esta razão, os nossos graduados trabalham como profissionais de saúde em hospitais e centros de saúde, como psicoterapeutas e conselheiros em clínica privada, como psicólogos escolares, como consultores ambientais, como consultores organizacionais, como técnicos e gestores de RH nas empresas e como empreendedores em diversas domínios da psicologia aplicada.

O Mestrado Integrado em Psicologia da FPUL é reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses pelo que os Mestres em Psicologia aqui formados podem candidatar-se diretamente ao estágio profissional requerido para ser membro efetivo da Ordem.

O histórico mostra, sem a mais pequena dúvida, que graduados pela FPUL têm facilidade em entrar no mercado de trabalho devido à sua reconhecida preparação rigorosa, capacidade de pensamento independente e espírito empreendedor.

O Mestrado Integrado e Psicologia visa a formação de psicólogos em diversas áreas de actividade profissional  e de investigação científica através de um programa de estudos que se encontra estruturado de acordo com os critérios internacionalmente estabelecidos para esta formação e, nomeadamente com o previsto no projecto de Diploma Europeu em Psicologia.

O programa de estudos do MIP estrutura-se em 2 ciclos de formação:

  • o primeiro com a duração de 3 anos (seis semestres) – Licenciatura
  • e o segundo com a duração de 2 anos (quatro semestres) – Mestrado

O MIP funciona exclusivamente em regime diurno

  • a) 871,52€
  • b) 522,91€ (para estudantes em regime geral a tempo parcial)

Estes valores (+ seguro escolar) poderão ser pagos na integra, no ato da inscrição,
ou de forma fraccionada durante o respectivo ano lectivo:

  • a) 1ª prestação no ato da inscrição, no valor de 171,52€ + seguro escolar;
    • mais 7 prestações mensais de 100,00€ de outubro a maio (excepto dezembro).
  • b) 1ª prestação no ato da inscrição, no valor de 102,91€ + seguro escolar;
    • mais 7 prestações mensais de 60,00€ de outubro a maio (excepto dezembro).

candidatura 2017/18

vagas: 145
todas ocupadas
média:  154,1
último colocado pelo contingente geral: 144,5

Para se candidatar para o próximo ano lectivo, deverá obter aprovação num dos seguintes conjuntos:
02-Biologia e Geologia
16-Matemática
ou
02-Biologia e Geologia
18 Português
ou
17-Mat. Apl. Ciências Soc.
(podem concorrer com Matemática A ou B)
18-Português


Para mais informações consulte o sítio do DGES 🔗 

As candidaturas são feitas online

 Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura através deste link

 Se precisar de recuperar credenciais campus selecione faça-o aqui

 Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a suacandidatura através deste link

  • Os pedidos de creditação devem ser efectuados, pelo aluno, no ato da inscrição, nos Serviços Académicos.
  • Deverá levar preenchido em computador o PDF respectivo ao 1º ou 2º ciclo, conforme o caso. Ver “Impressos”, infra.
  • Para mais informações sobre o processo de Creditação e Equivalências poderá consultar a página da respectiva comissão (use o link que se segue).

Registo DGES
R/B -AD -816/2006

N.º do Processo
ACEF/1112/17957

Data de Decisão
04-09-2013

O que é o MIP, a sua estrutura, o que caracteriza cada área de estudo, como funciona e a sua relação com o mercado de trabalho.

Plano de Estudos

2019/2020

1º Ciclo • LICENCIATURA

O 1º Ciclo do Mestrado Integrado está vocacionado para proporcionar ao estudante competências teóricas e laboratoriais nas áreas básicas da Psicologia, bem como para dar-lhe a conhecer as mais importantes teorias e métodos desta disciplina. Igualmente fundamental, é a formação em áreas científicas afins indispensáveis à compreensão, interpretação e explicação no âmbito da própria Psicologia. Este ciclo é uma fase de formação generalista em 3 anos (180 ECTS) na área de Psicologia e Ciências Afins, sem carácter profissionalizante  e que conduz ao grau de licenciatura em Ciências Psicológicas.

Plano de Estudos

1º Ano • 1º Semestre

Introdução às Probabilidades e Estatística Aplicadas à Psicologia
Ana Sousa Ferreira
Magda Roberto
• Ficha curricular • Syllabus

Métodos de Investigação em Psicologia: Noções Básicas
Leonel Garcia-Marques
Mário Boto Ferreira
Ana Luísa Raposo
Isabel Nunes Janeiro
Tomás A. Palma
• Ficha curricular • Syllabus

Neuropsicologia
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus

Perceção, Atenção e Memória
Sandra Fernandes
Ana Pinheiro
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Social I
André Mata
José M. Palma-Oliveira
Sérgio Moreira
Tomás A. Palma
• Ficha curricular • Syllabus

1º Ano • 2º Semestre

Biologia e Genética
Ana Serôdio
• Ficha curricular • Syllabus

Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I
Ana Isabel Pereira
Sara Hagá
João Justo
• Ficha curricular • Syllabus

Estatística Aplicada à Psicologia
Ana Luísa Raposo
Sérgio Moreira
• Ficha curricular • Syllabus

Grandes Teorias das Ciências Sociais
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Aprendizagem
Alexandra Barros
António Duarte
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus

2º Ano • 1º Semestre

Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II
Ana Isabel Pereira
Sara Hagá
• Ficha curricular • Syllabus

Epistomologia e História da Psicologia
Rodrigo Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Pensamento e Linguagem
Mário Augusto Boto Ferreira
Leonel Garcia-Marques
Paulo Ventura
• Ficha curricular • Syllabus

Emoções
Ana Pinheiro
João Moreira
Tatiana Magro

• Ficha curricular • Syllabus

Optativas

Os alunos do 2º ano, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa

Antropologia Cultural
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Aprendizagem e Gestão de Competências Académicas
Maria Odília Teixeira
Maria João Alvarez
António Duarte
• Ficha curricular • Syllabus

Comportamento Humano e Ambiente
José M. Palma-Oliveira
• Ficha curricular • Syllabus

Perceção de Faces e Identificação de Pessoas
Paulo Ventura
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Arte
António Duarte
• Ficha curricular • Syllabus

Violência entre pares: do Bullying ao Cyberbullying
Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês
Faculdade de Letras ULisboa

2º Ano • 2º Semestre

Desenvolvimento do Adulto
Manuela Calheiros
Rosa Novo
Paulo Ventura
Isabel Janeiro
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

Inteligência
Maria João Afonso
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Motivação
Rodrigo Saraiva
Isabel Janeiro
João Justo
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Social II
José M. Palma-Oliveira
André Mata
Sérgio Moreira
Diana Orghian
• Ficha curricular • Syllabus

Optativas

Os alunos do 2º ano, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa

Análise de Dados Multivariados
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Introdução à Sexualidade Humana
Maria João Alvarez
Alexandra Marques Pinto
• Ficha curricular • Syllabus

Introdução à Observação do Comportamento Fetal, Recém-nascido e da Relação Precoce
João Justo
• Ficha curricular • Syllabus

Psicofisiologia
Isabel Barahona da Fonseca
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Social dos Processos Grupais e Intergrupais
Jorge Vala
Rui Costa Lopes
Mariana Miranda
• Ficha curricular • Syllabus

Teste Não Paramétricos
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês
Faculdade de Letras ULisboa

3º Ano • 1º Semestre

Psicologia Clínica e da Saúde
Carla Crespo
António Branco Vasco
João Justo
Margarida Custódio dos Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Educação e da Orientação
Margarida Veiga Simão
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações
Maria Eduarda Duarte
Isabel Paredes
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Psicometria
Maria João Afonso
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Optativas

Os alunos do 3º ano, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Psicologia das Conceções Pessoais
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia das Relações Pessoais
João Moreira
• Ficha curricular • Syllabus

Relação de Ajuda
Marco Paulino
• Ficha curricular • Syllabus

Representações Interculturais da Saúde, Doença e Cura
Ana Isabel Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Temas de Genética
Ana Serôdio
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês
Faculdade de Letras ULisboa

Pensamento Crítico
Faculdade de Letras ULisboa

3º Ano • 2º Semestre

Personalidade e Diferenças Individuais
Bruno Gonçalves
Maria Odília Teixeira
Maria João Afonso
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Métodos de Investigação em Psicologia: Temas Avançados
Isabel Narciso
Ana Luísa Raposo
Luana Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia
Marco Paulino
Ana Sofia Medina
• Ficha curricular • Syllabus

Temas de Neuropsicologia Cognitiva
Tânia Fernandes
Paulo Ventura
Ana Pinheiro
• Ficha curricular • Syllabus

Optativas

Os alunos do 3º ano, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Análise de Dados Multivariados
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Etologia Teórica
Rodrigo Saraiva
• Ficha curricular • Syllabus

Perturbações Específicas do Desenvolvimento Cognitivo
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
Bruno Gonçalves
João Justo
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
Maria João Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Ana Isabel Pereira
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus

Testes não paramétricos
Ana Sousa Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Inglês
Faculdade de Letras ULisboa

• Unidades Curriculares OPTATIVAS | 1º ciclo | Vagas

2º Ano • 1º Semestre

Nr.º de vagas
Antropologia Cultural 45
Aprendizagem e Gestão de Competências Académicas 45
Inglês 15
Perceção de Faces e Identificação de Pessoas 45
Psicologia da Arte 35
Violência entre pares: do bullying ao ciberbullying 35
Comportamento Humano e Ambiente 30

 

2º Ano • 2º Semestre

Nr.º de vagas
Análise de Dados Multivariados 15
Inglês 10
Introdução à Observação do Comportamento Fetal, Recém-nascido e da Relação Precoce 25
Introdução à Sexualidade Humana 45
Psicofisiologia 60
Psicologia Social dos Processos Grupais e Intergrupais 60
Testes Não Paramétricos 15

 

3º Ano • 1º Semestre

Nr.º de vagas
Relação de Ajuda 40
Inglês 10
Pensamento Crítico 15
Psicologia das Conceções Pessoais 40
Psicologia das Relações Pessoais 40
Temas de Genética 45
Representações Interculturais da Saúde, Doença e Cura 45

 

3º Ano • 2º Semestre

Nr.º de vagas
Análise de Dados Multivariados 15
Etologia Teórica 40
Inglês 15
Perturbações Específicas do Desenvolvimento Cognitivo 40
Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento 50
Psicopatologia da Criança e do Adolescente 50
Testes Não Paramétricos 15

2º Ciclo • MESTRADO

O 2º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia visa preparar o estudante para uma prática profissional independente em sete áreas especialização: Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Dinâmica, Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia Clínica Sistémica,Psicologia Clínica e da Saúde – Psicologia da Saúde e da Doença, Psicologia da Educação e da Orientação, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações e Cognição Social Aplicada.
Nesta fase o estudante deverá adquirir competências aprofundadas nas áreas de avaliação psicológica, intervenção, comunicação e avaliação dos resultados de intervenções, conjugando uma formação comum geral na área da avaliação psicológica e uma, mais específica, na área de especialização escolhida.

• especialização em COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA

Objectivos:

  • Os principais objectivos da secção são os de dotar os futuros mestrandos de competências necessárias para investigar e intervir nas áreas de Cognição Social, Psicologia do Ambiente e Psicologia do Consumidor, assim como em outras áreas de Cognição aplicada.A perspectiva cognitiva sobre o comportamento humano decorre da ideia de que qualquer competência humana só será elucidável quando formos capazes de explicitar a forma como é representada a informação relevante, de como essa representação é implementada e quais os processos mentais que operam sobre essas representações.
    Segundo uma perspectiva cognitiva aplicada, não só o delineamento e aperfeiçoamento das condições em que decorrem a actividade humana serão tanto mais eficazes, como também a probabilidade de serem alcançados os objectivos prosseguidos através desta actividade será tanto maior quanto melhor se conhecerem as representações e processos cognitivos que lhe subjazem.
    Daí que as competências para investigação e intervenção de acordo com esta perspectiva pressupõe:

a) a capacidade de usar a lógica geral do método científico para a resolução de problemas concretos,
b) a capacidade de utilizar os instrumentos mais adequados para a caracterização das representações e a identificação dos factores cognitivos subjacentes em cada domínio de intervenção/aplicação,
c) a capacidade de modelizar cognitivamente as situações e
d) a capacidade de propor planos de investigação e intervenção que permitam aumentar os conhecimentos e que contribuam para a resolução de problemas nestes domínios.

Plano de Estudos

CSA • 4º Ano • 1º Semestre

Cognição Social
Leonel Garcia-Marques
• Ficha curricular • Syllabus

Julgamento e Tomada de Decisão na Incerteza
Mário Boto Ferreira
André Mata
• Ficha curricular • Syllabus

Neurociência Cognitiva da Leitura
Tânia Fernandes
Susana Araújo
Ficha curricular • Syllabus

Psicologia e Direito
Mário Boto Ferreira
Manuela Calheiros

Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de CSA, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.
Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

CSA • 4º Ano • 2º Semestre

Cognição Situada
Tomás Palma
Leonel Garcia-Marques

• Ficha curricular • Syllabus

Pensamento Motivado
André Mata

• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia do Ambiente
José M. Palma-Oliveira
• Ficha curricular • Syllabus

Temas de Memória
Leonel Garcia-Marques
Tomás Palma
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de CSA, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

.

Seminário (Dissertação)
Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus

• especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – PSICOLOGIA CLÍNICA DINÂMICA

Objectivos:

  • Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
  • Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
  • Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
  • Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
  • Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
  • Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Plano de Estudos

PCD • 4º Ano • 1º Semestre

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente
Bruno Gonçalves
Ana Sofia Medina

• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PCD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

PCD • 4º Ano • 2º Semestre

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Estudo do Processo Psicoterapêutico
Salomé Santos
• Ficha curricular • Syllabus

Psicopatologia Dinâmica do Adulto
Bruno Gonçalves
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PCD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

:.

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

:.

• especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – PSICOLOGIA CLÍNICA SISTÉMICA

Objectivos:

  • Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
  • Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
  • Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
  • Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
  • Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
  • Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Plano de Estudos

PCS • 4º Ano • 1º Semestre

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Escolas e Modelos de Intervenção Sistémica
Isabel Narciso
Maria Teresa Ribeiro
Carla Crespo
Luana Ferreira
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária
Maria Teresa Ribeiro
Isabel Narciso
Carla Crespo
Luana Ferreira
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PCS, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

PCS • 4º Ano • 2º Semestre

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Intervenção Sistémica Individual e Familiar
Carla Crespo
Maria Teresa Ribeiro
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Família – Temas de Investigação
Maria Teresa Ribeiro
Carla Crespo
Isabel Narciso
Luana Ferreira
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PCS, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

:.

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

:.

• especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – PSICOLOGIA DA SAÚDE E DA DOENÇA

Objectivos:

  • Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
  • Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
  • Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
  • Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
  • Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
  • Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Plano de Estudos

PSD • 4º Ano • 1º Semestre

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Metodologias Clínicas Comportamentais e Cognitivas
Fernando Fradique
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Saúde
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PSD, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

PSD • 4º Ano • 2º Semestre

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia Clínica Pediátrica
Luísa Barros
Margarida Custódio dos Santos
Ana Isabel Pereira
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia da Doença
Fernando Fradique
Luísa Barros
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PSD, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

:.

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus

:.

• especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – PSICOTERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL E INTEGRATIVA

Objectivos:

  • Conhecer modelos teóricos e instrumentos de avaliação psicológica e saber seleccionar, aplicar, integrar e interpretar diferentes metodologias de avaliação em contextos clínicos;
  • Conhecer, compreender e relacionar diferentes modelos de intervenção individual e grupal, em contextos clínicos e de saúde;
  • Desenvolver e aplicar competências de comunicação em diferentes contextos clínicos e de saúde;
  • Planear e aplicar metodologias de intervenção preventiva e clínica dirigidas a diferentes grupos nosológicos, etários e sócio-culturais;
  • Conhecer e comparar modelos de investigação e aplicar métodos de planeamento e execução de investigação em contextos preventivos, clínicos e de saúde;
  • Conhecer, reflectir e integrar a dimensão ética e as normas deontológicas na intervenção clínica e na saúde.

Plano de Estudos

PCCI • 4º Ano • 1º Semestre

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Comunicação em Intervenção Psicológica
Telmo Baptista
Ana Catarina Nunes da Silva
• Ficha curricular • Syllabus

Estudo de Casos em Psicoterapia com Adultos
Telmo Baptista
• Ficha curricular • Syllabus

Modelos e Métodos de Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes
Luísa Bizarro
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PCCI, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou das seguintes:

Psicoterapias Dinâmicas
Bruno Gonçalves
Salomé Santos
Joana Henriques Calado
• Ficha curricular • Syllabus

Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Mediação e Intervenção em Crise
Maria Teresa Ribeiro
Maria Minas
• Ficha curricular • Syllabus

PCCI • 4º Ano • 2º Semestre

Avaliação Psicológica do Adulto
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Prevenção e Promoção
Manuela Calheiros
• Ficha curricular • Syllabus

Modelos e Métodos de Intervenção com Adultos
António Branco Vasco
Nuno Conceição
• Ficha curricular • Syllabus

Estudos de Casos em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
Luísa Bizarro
Isabel Sá
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PCCI, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP ou da seguinte:

Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde
João Justo
Salomé Santos 
• Ficha curricular • Syllabus

:.

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

:.

• especialização em PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO

Objectivos:

  • Compreender estruturas e estratégias para o desenvolvimento de projectos educacionais, para a intervenção psicológica e formação em diferentes contextos, tanto a nível individual, grupal como comunitário.
  • Desenvolver e utilizar técnicas de avaliação psicológicas em âmbito educacional para análise e identificação de necessidades, processos e problemas nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação ao longo da vida, bem como para a eficácia das intervenções realizadas.
  • Ser capaz de intervir em funções de aconselhamento, orientação, consultoria e coordenação, em diferentes contextos educacionais, tendo em vista o desenvolvimento de competências de adaptação e bem-estar dos indivíduos e de diferentes grupos na comunidade, de acordo com a evolução social e tecnológica, adaptados a novas realidades e a novos desafios.
  • Desenvolver atitudes científicas e éticas na avaliação e intervenção psicológica, nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação ao longo da vida.

Plano de Estudos

PEO • 4º Ano • 1º Semestre

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente
Rosa Novo
Rute Pires
• Ficha curricular • Syllabus

Aprendizagem em Contexto Educacional
Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira

• Ficha curricular • Syllabus

Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional: Avaliação e Intervenção
Maria João Alvarez
• Ficha curricular • Syllabus

Avaliação Psicológica em Contexto da Carreira
Maria Odília Teixeira
Isabel Janeiro
• Ficha curricular • Syllabus

Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional
Alexandra Barros
• Ficha curricular • Syllabus

PEO • 4º Ano • 2º Semestre

Aconselhamento em Contextos Educativos
Isabel Janeiro
Maria Odília Teixeira
• Ficha curricular • Syllabus

Adaptação e Dificuldades na Aprendizagem
Maria Dulce Gonçalves
• Ficha curricular • Syllabus

Adaptação e Prevenção do Risco
Alexandra Marques Pinto
Maria João Alvarez
• Ficha curricular • Syllabus

Intervenções Psicoeducacionais
António Duarte
Sandra Fernandes
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PEO, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP

.

Seminário (Dissertação)
Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
Ficha curricular • Syllabus

• especialização em PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES

Objectivos:

  • Fornecer formação especializada – modelos, métodos e técnicas – para intervenção no âmbito dos recursos humanos, do trabalho e das organizações, nos diferentes contextos de emprego, empregabilidade e organizações, abrangendo populações diversificadas e com diferentes necessidades;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à actualização permanente dos conhecimentos em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações;
  • Desenvolver competências de investigação no contexto dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações;
  • Integrar conhecimentos – teóricos, metodológicos e técnicos – que contribuam para o desenvolvimento de competências para enfrentar e lidar com problemas dos recursos humanos em contextos de empregabilidade e de empresas;
  • Adquirir e construir conhecimentos visando a intervenção e utilização adequada de técnicas sobre o mundo do trabalho e das profissões;
  • Compreender a importância das pessoas para a eficácia das organizações;
  • Analisar as características do trabalho e da organização que influenciam as atitudes, a saúde, o bem-estar e os comportamentos dos indivíduos no decurso da sua actividade profissional;
  • Avaliar a adequabilidade das estratégias e técnicas capazes de promover a adequação entre as pessoas e a sua actividade profissional.

Plano de Estudos

PRHTO • 4º Ano • 1º Semestre

Planeamento Integrado de Recursos Humanos
Manuel Rafael
Maria Eduarda Duarte
Rosário Lima
• Ficha curricular • Syllabus

Psicologia do Trabalho
Isabel Paredes
• Ficha curricular • Syllabus

Stress e Bem-estar no Trabalho e nas Organizações
Manuel Rafael
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Comportamento Organizacional
Maria José Chambel
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PRHTO, no 1º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP.

PRHTO • 4º Ano • 2º Semestre

Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos
Maria Eduarda Duarte
Manuel Rafael
Rosário Lima
• Ficha curricular • Syllabus

Mudança e Desenvolvimento Organizacional
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

Relações de Trabalho e Emprego
Isabel Paredes
Maria Eduarda Duarte

• Ficha curricular • Syllabus

Teoria Organizacional
Maria José Chambel
Vânia Carvalho
• Ficha curricular • Syllabus

OPTATIVAS
Os alunos do 4º ano de PRHTO, no 2º semestre, deverão escolher 1 UC optativa.

Qualquer unidade curricular de uma das outras áreas de especialização do MIP.

.

Seminário (Dissertação)
• Ficha curricular • Syllabus

Seminário (Estágio)
• Ficha curricular • Syllabus

• Unidades Curriculares OPTATIVAS do 4º ano

O elenco de unidades curriculares optativas é constituído por unidades curriculares das respetivas áreas de especialização que compõem o 2º ciclo de estudos do MIP.

De acordo com a estrutura curricular de cada área de especialização, os alunos do 4º ano deverão escolher, no 1º e no º 2º semestre, pelo menos uma unidade curricular optativa da própria especialização ou de uma das outras áreas de especialização do MIP.

especialização em COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA

Nr.º de vagas
Cognição Social 10
Julgamento e Tomada de Decisão na Incerteza 10
Neurociência Cognitiva da Leitura 10
Psicologia e Direito 10

 

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE

Nr.º de vagas
Avaliação Psicologia da Criança e do Adolescente 10
Comunicação em Intervenção Psicológica 4

 

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Dinâmica

Nr.º de vagas
Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente 6
Psicopatologia Dinâmica da Criança e do Adolescente 12
Psicoterapias Dinâmicas 60

 

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Sistémica

Nr.º de vagas
Escolas e Modelos de Intervenção Sistémica 6
Mediação e Intervenção em Crise 27
Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária 6

 

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia da Saúde e da Doença

Nr.º de vagas
Metodologias Clínicas Comportamentais e Cognitivas 10
Psicologia da Saúde 20

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa

Nr.º de vagas
Estudo de Casos em Psicoterapia com Adultos 10
Modelos e Métodos de Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes 10
Perspetivas Integrativas e Ecléticas em Psicoterapia 40

especialização em PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO

Nr.º de vagas
Aprendizagem em Contexto Educacional 12
Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional: Avaliação e Intervenção 12
Avaliação Psicológica em Contexto da Carreira 12
Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional 12

especialização em PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES

Nr.º de vagas
Planeamento Integrado em Recursos Humanos 2
Psicologia do Trabalho 2
Stress e Bem-estar no Trabalho e nas Organizações 2
Comportamento Organizacional 2

especialização em COGNIÇÃO SOCIAL APLICADA

Nr.º de vagas
Cognição Situada 10
Pensamento Motivado 10
Psicologia do Ambiente 15
Temas de Memória 10

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE

Nr.º de vagas
Avaliação Psicológica do Adulto 20

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Dinâmica

Nr.º de vagas
Estudo do Processo Psicoterapêutico 6
Psicopatologia Dinâmica do Adulto 12
Organização de Serviços de Psicologia em Instituições de Saúde 50

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia Clínica Sistémica

Nr.º de vagas
Intervenção Sistémica Individual e Familiar 6
Psicologia da Família – Temas de Investigação 6

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicologia da Saúde e da Doença

Nr.º de vagas
Psicologia Clínica Pediátrica 20
Psicologia da Doença 10

especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA e da SAÚDE – Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa

Nr.º de vagas
Modelos e Métodos de Intervenção com Adultos 10
Estudos de Casos em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes 10

especialização em PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO e da ORIENTAÇÃO

Nr.º de vagas
Aconselhamento em Contextos Educativos 12
Adaptação e Dificuldades na Aprendizagem 12
Adaptação e Prevenção do Risco 12
Intervenções Psicoeducacionais 12

especialização em PSICOLOGIA dos RECURSOS HUMANOS, do TRABALHO e das ORGANIZAÇÕES

Nr.º de vagas
Desenvolvimento Estratégico Recursos Humanos 2
Mudança e Desenvolvimento Organizacional 2
Relações de Trabalho e Emprego 2
Teoria Organizacional 2

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