Aconselhamento e Educação da Carreira ao Longo da Vida:

Conceções e Intervenções em Diferentes Grupos

A pós-graduação tem como objetivo geral contribuir para desenvolver competências nos Psicólogos dirigidas para:

  • Atualizar referenciais teóricos que fundamentam a prática
  • Desenvolver concepções holísticas e integradoras de avaliação psicológica, que considerem diferentes metodologias, grupos e contextos
  • Conceber e identificar recursos e estratégias para a intervenção, ao longo da escolaridade e da vida adulta
  • Articular differentes áreas de atuação do psicólogo e dos recursos da comunidade
  • Identificar factores que condicionam a prática do psicólogo e estratégias solucionadoras
  • Criar redes de investigação ligadas às necessidades da intervenção em contexto educativo, que envolvam os profissionais e as faculdades/centros de investigação

Esta pós-graduação funciona semanalmente em regime diurno com sessões tutoriais e e-learning, às sextas e sábados.

  • 1.500,00 €
  • A propina poderá ser paga integralmente ou em prestações (multibanco ou Tesouraria da FPUL).
  • O prazo de pagamento da 1.ª prestação é o prazo fixado para a matrícula e inscrição.

60 ECTS

Podem candidatar-se a este curso os que satisfaçam uma das seguintes condições:

a) Os titulares de grau académico em Psicologia: licenciado (pré-bolonha), mestre, ou equivalente legal;

b) Os titulares de grau académico em Psicologia (igual à alínea a)) obtido no estrangeiro, e conferido na sequência de um 2º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;

c) Os titulares de um grau académico em Psicologia obtido no estrangeiro e que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos de grau académico pela Coordenação do Curso de Pós-Graduação.

A candidatura deverá ser efetuada online, através do portal FenixEdu.

Deverá  juntar os seguintes elementos:

  1. Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte ou outro documento idóneo);
  2. Comprovativo do Número de Identificação Fiscal (Cartão de Cidadão, Cartão de Contribuinte, documento comprovativo emitido pela Autoridade Tributária ou outro documento idóneo);
  3. Certidão comprovativa de um dos graus referidos nas condições de acesso ou de grau académico equivalente*;
  4. Currículo académico, científico e/ou profissional, com comprovativos de formações, estágios ou prática profissional;
  5. Carta de motivação.

* Se o curso tiver sido realizado fora da União Europeia, a certidão deverá ser autenticada pelo Consulado Português no país onde obteve a habilitação.

O emolumento a pagar pela candidatura é de 60,00€ (sessenta euros) não havendo lugar à sua devolução, caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado.

A seleção dos candidatos será feita mediante apreciação curricular, por um júri designado pelo Presidente do Conselho Científico.

Na apreciação curricular serão tidos em conta os seguintes elementos:

a) Classificação da licenciatura (Pré-Bolonha) ou grau académico equivalente, e ou do mestrado ou grau académico equivalente;

b) Curriculum vitae;

c) Experiência profissional relevante na área de estudo;

d) Motivação avaliada através de carta de motivação obrigatória;

e) Outros elementos que o Conselho Científico considere relevantes.

As candidaturas são feitas online

 Se é ou foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a sua candidatura através deste link

 Se precisar de recuperar credenciais campus selecione faça-o aqui

 Se nunca foi aluno da Faculdade de Psicologia deve submeter a suacandidatura através deste link

Sessões às

sextas das 14:00h às 20:00h
e sábados das 10:00h às 13:00h

Plano de Estudos

Motivação e Desenvolvimento Vocacional

Docente

  • Isabel Nunes Janeiro

Objectivos

  • Analisar conceitos base sobre a motivação em contexto escolar
  • Identificar factores pessoais e contextuais associados ao desenvolvimento vocacional
  • Planear intervenções em contexto escolar (individuais e grupais; para estudantes e outros agentes educativos)

Conteúdos Programáticos

  • Teorias motivacionais em contextos de realização e desenvolvimento vocacional  
  • Dinâmica Cognitivo-motivacional e Desenvolvimento Vocacional
  • Desenvolvimento vocacional e Envolvimento dos alunos na escola
  • Construção de carreira e satisfação com a vida
  • Factores Contextuais, motivação  e desenvolvimento vocacional
  • Intervenções promotoras da motivação e desenvolvimento vocacional

Avaliação Psicológica e autoconceito vocacional

Docente

  • Maria Odília Teixeira
  • Márcia Laranjeira

Objectivos

Os objectivos da UC tomam como referência as normas da Associação Internacional de Orientação Escolar e Profissional (AIOSP/IAEVG) e propõem:

  • Analisar a avaliação psicológica de acordo com os modelos teóricos subjacentes à prática,
  • Utilizar uma visão holística da pessoa, que seja integradora dos domínios académicos e vocacionais,
  • Considerar procedimentos qualitativos e quantitativos e caraterísticas especificas dos grupos e dos contextos,
  • Analisar propósitos e utilização da avaliação psicológica,
  • Analisar os princípios deontológicos reguladores,
  • Refletir sobre uma prática integrada no âmbito da carreira.

Conteúdos Programáticos

  • Avaliação psicológica e autoconceito vocacional. Processos e dimensões
  • Avaliação dos processos de desenvolvimento
  • Avaliação das dimensões do autoconceito vocacional
  • Avaliação da personalidade e processos motivacionais. Conceitos e medidas qualitativas e quantitativas.
  • Avaliação da inteligência, aptidões e competências. Conceitos e medidas. Baterias de aptidões estudadas com amostras portuguesas
  • Avaliação com grupos minoritários.
  • Comunicação dos resultados. Relatórios.

Aconselhamento individual e em pequenos grupos

Docente

  • Isabel Nunes Janeiro

Objectivos

  • Analisar as implicações dos diferentes paradigmas do aconselhamento psicológico para o aconselhamento educacional e vocacional
  • Conhecer diferentes modelos de aconselhamento vocacional
  • Conhecer e desenvolver competências de aconselhamento (individual e pequenos grupos)
  • Identificar aspectos centrais no aconselhamento vocacional face a determinadas problemáticas vocacionais: escolha, indecisão e as várias transições ao longo do curso da vida
  • Fundamentar teoricamente, desenvolver e avaliar as intervenções de aconselhamento vocacional em termos de adequação às problemáticas envolvidas, à especificidade dos destinatários e às estratégias utilizadas

Conteúdos Programáticos

  • Modelos de aconselhamento em contextos educacionais
  • Dinâmica de Grupos: Fundamentos e Processos
  • Modelos de Desenvolvimento e Aconselhamento Vocacional
  • Fases do aconselhamento vocacional
  • Aconselhamento vocacional em momentos de transição normativa e para populações com problemáticas específicas.

Educação da carreira. Programas com diferentes grupos

Docente

  • Maria Odília Teixeira
  • Liliana Faria

Objectivos

Os objectivos da UC tomam como referência as atribuições dos Serviços de Psicologia e Orientação e propõem:

  • Analisar e refletir sobre a prática em contexto educacional, identificando potencialidades, limitações, fatores facilitadores e fatores obstáculo,
  • Analisar os domínios de atuação dos SPO,
  • Analisar as intervenções ao longo da escolaridade,
  • Analisar condições para implementar programas,
  • Analisar modelos de avaliação de programas,
  • Analisar modelos de elaboração dos planos de atividades.

Conteúdos Programáticos

  • Educação da carreira: significado, propósitos, natureza e intervenientes
  • Análise das necessidades e plano de atividades
  • Programas compreensivos
  • Programas para o 1º ciclo do ensino básico
  • Programas para o 2º ciclo do ensino básico
  • Programas para o 3º ciclo do ensino básico
  • Programas para o ensino secundário
  • Intervenções para pais e professores
  • Parcerias com a comunidade escolar e social
  • Modelos de avaliação das intervenções.

Intervenções em grupos com Especificidades Culturais e Escolares. Interfaces com a Comunidade.

Docente

  • Maria Odília Teixeira

Objectivos

  • Analisar e refletir sobre a natureza das intervenções em grupos com especificidades escolares, culturais e de vulnerabilidade social,
  • Analisar condições e estratégias de intervenção nas escolas profissionais e nos centros de qualificação profissional,
  • Analisar condições e estratégias para implementar programas em grupos com insucesso e abandono escolares,
  • Analisar condições e estratégias para intervenções nos NEET- jovens que não estudam nem trabalham,
  • Analisar parcerias estratégicas com a comunidade

Conteúdos Programáticos

  • Intervenções em contexto das escolas profissionais
  • Intervenções nas transições
  • Intervenções em centros de qualificação profissional
  • Intervenções em grupos com insucesso escolar e risco de abandono escolar
  • Intervenções em grupos culturalmente minoritários
  • Estratégias e métodos de avaliação.

Projeto - Construção de um projeto de intervenção-investigação.

Docente

  • Isabel Nunes Janeiro
  • Maria Odília Teixeira

Objectivos

  • Refletir criticamente sobre as exigências de construção e avaliação de programas baseados em fundamentação teórica e evidências científicas,
  • Identificar necessidades de intervenção-investigação em contexto escolar,
  • Adquirir competências de construção e avaliação de programas,
  • Desenvolver atitudes de colaboração e de trabalho em equipa,
  • Desenvolver uma atitude investigativa enquanto exigência formativa dos psicólogos que intervêm em contexto escolar.

Temas

  • Diagnóstico de necessidades
  • Desenhar e implementar projetos
  • Identificar recursos
  • Estabelecer redes de parcerias-recursos
  • Avaliação de projetos-programas