:.


 

“Com um pequeno sopro, o leitor muda para o outro lado do mundo ou para outro mundo, do avesso da realidade até ao avesso do tempo. Fora de tudo, fora da biblioteca. As bibliotecas não se importam que os leitores se sintam fora das bibliotecas.”

Valter Hugo Mãe


Todos os documentos estão disponíveis à distância de um clique. Para encontrar documentos impressos (livros e revistas) a pesquisa é feita no catálogo SIBUL. Para encontrar os documentos eletrónicos (muitos em texto integral) a pesquisa é feita no EDS – Ebsco Discovery Service.

Pesquisas mais detalhadas permitem encontrar documentos mais pertinentes. Uma boa pesquisa corresponde habitualmente a um bom trabalho académico.

Atenção: Para poder ter pleno acesso (artigos completos, e-books, etc.) nas suas buscas efetuadas fora da rede Eduroam, deverá estabelecer uma ligação VPN.

:.

:.

Ferramentas de Pesquisa Bibliográfica Online
  • EDS – EBSCO  (todos os recursos numa só pesquisa)

    o EDS um sistema de pesquisa agregador que reúne numa única plataforma o acesso a todos os recursos de informação acessíveis através da biblioteca, incluindo o catálogo, bases de dados eletrónicas, revistas e livros eletrónicos, repositório institucional, entre outros.

  • SIBUL
    o SIBUL é o catálogo das bibliotecas da ULisboa (Sistema Integrado das Bibliotecas da Universidade de Lisboa).

  • Web of Science
    É uma solução integrada para gestão de informação que permite pesquisar, analisar e gerir informação em diversas áreas do conhecimento. Contém diferentes instrumentos específicos para os utilizadores, além de bases de dados agregadas, das quais destacamos: WEB OF SCIENCE, MEDLINE, SCIELO, JOURNAL CITATION REPORTS, ENDNOTE WEB, PUBLONS.

  • SCOPUS
    É a maior base de citação e indexação de literatura “peer reviewed”, que inclui revistas científicas, livros e conferências, com cerca de 70 milhões de documentos indexados. A Scopus também oferece perfis de autores, que abrangem afiliações, o número de publicações e  dados bibliográficos, referências e detalhes sobre o número de citações de cada documento publicado. Outra dimensão importante da Scopus é a informação transversal que fornece sobre indicadores de impacto, incluindo os formais (Cite Score, Impact Factor, SNIP e SJR) e os alternativos (PlumX), bem como os de redes sociais e outros media – citações em blogs, posts, Facebook, etc.

  • b-On

    a Biblioteca do Conhecimento Online – que disponibiliza o acesso ilimitado e permanente a textos integrais de mais de 22.000 periódicos e 18.000 ebooks científicos internacionais.

  • eBooks (Springer link)
    Este portal disponibiliza livros eletrónicos editados pela Springer & Palgrave, fornecendo aos investigadores o acesso a milhões de documentos que incluem, para além dos livros, artigos científicos de periódicos, séries, protocolos, obras de referência e atas de conferências.

  • RCAAP

    no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal poderá pesquisar teses e outros trabalhos de natureza científica das principais universidades portuguesas.

:.