Selecção Profissional 2018-08-29T17:20:42+00:00

Serviço à Comunidade

Selecção Profissional

O Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa constituiu-se como uma vertente de extensão universitária e tem por missão desenvolver a sua actividade, através da prestação de serviços especializados no âmbito da psicologia, em estreita articulação com as actividades de investigação e de formação da Faculdade.

O Serviço responde a solicitações de instituições, públicas ou privadas, e da comunidade em geral, tendo como alvo de intervenção crianças, adolescentes, jovens e adultos em que estejam referenciadas ou sinalizadas necessidades específicas de: avaliação psicológica; intervenção psicoterapêutica (nas modalidades de consulta individual, de casal ou familiar); intervenção clínica no âmbito da psicologia da saúde (consulta de psicologia pediátrica e consulta de sexologia clínica); acompanhamento e intervenção preventiva individual e familiar em situações de adopção; intervenção psicoeducacional; intervenção e aconselhamento vocacional; neuropsicologia clínica cognitiva e aconselhamento e gestão da carreira.

Os serviços desenvolvem ainda, em resposta a solicitações externas, actividades específicas de consultoria, formação e investigação.

:.

Qual o objectivo?
O Serviço de Selecção Profissional propõe-se avaliar aptidões, valores, características de personalidade e competências comportamentais de candidatos, e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo-se como referência o perfil de competências previamente definido.

A quem se destina?
Entidades públicas e privadas (ex.: aplicação dos métodos “Avaliação Psicológica” e “ Entrevista de Avaliação de Competências”).

Quais as fases do Processo de Avaliação Psicológica?
1. Definição do Perfil de Competências, com a colaboração da entidade requerente da avaliação psicológica;
2. Operacionalização do processo de selecção, nomeadamente das provas psicológicas, entrevistas, e respectivos critérios, ponderações e ficha de avaliação;
3. Implementação da avaliação psicológica, e consequente análise e classificação;
4. Elaboração de uma ficha Individual do candidato, com a indicação das dimensões psicológicas e competências avaliadas, níveis atingidos em cada uma delas e resultados obtidos;
5. Envio do relatório e das fichas-resumo dos candidatos, com indicação dos níveis classificativos obtidos, para a entidade requerente do processo de selecção.

.

Telefone: 217 943 904

E-mail: scomunidade@psicologia.ulisboa.pt

————————  •  ————————

Coordenação: Doutora Rosário Lima

Secretariado técnico: Dr. Jorge Agostinho & Dr.ª Catarina Fernandes