Projeto “CriaTivo" em livro

1 Agosto 2017

Projeto “CriaTivo" em livro

“CriaTivo: Promoção de Estratégias de Autorregulação na Escrita”, projeto no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa, foi agora editado em livro pela CML, em parceria com a Universidade de Lisboa.

Catarina Albergaria, vereadora do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, e Ana Veiga Simão, da Universidade de Lisboa, apresentaram em 19 de julho no Caleidoscópio, o livro “CriaTivo: Promoção de Estratégias de Autorregulação na Escrita, numa sessão em que participou também Paulo Agostinho, Diretor do Departamento de Educação da autarquia.

Trata-se de um “Projeto inovador para chegar às crianças”, afirmou Catarina Albergaria, agradecendo o empenho dos professores em desenvolver o programa em escolas de bairros com dificuldades acrescidas.
O Projeto CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita, surgiu no âmbito do projeto vencedor “Passaporte Escolar +” da 5.ª Edição do Orçamento Participativo, tendo sido desenvolvido em parceria com a Faculdade de Psicologia, da Universidade de Lisboa.
Enquadrado numa estratégia de atuação municipal direcionada para a oferta de oportunidades de aprendizagem complementares e inovadoras e para a promoção do sucesso educativo, o projeto CriaTivo foi implementado nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017, envolveu 31 turmas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de vários agrupamentos de escolas de Lisboa, envolvendo 673 alunos, 66 dos quais com necessidades educativas especiais. Teve como objetivo potenciar a criatividade dos alunos, associando a dimensão lúdica e o processo de aprendizagem da escrita, motivando-os para o manuseio de uma ferramenta simples e útil como é a escrita.
A adesão e o entusiasmo com que o projeto foi acolhido por alunos e professores, os resultados positivos obtidos, bem como a qualidade dos trabalhos realizados, levaram ao lançamento do livro, que permitirá a partilha e a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras e com resultados comprovados, a professores e alunos da cidade de Lisboa.

Mais informações Aqui