E agora que já sou grande, o que vou ser? - Plataforma Digital Design The Future

28 Junho 2017

Estudantes têm nova ferramenta online para escolherem a profissão

Portal desenhado pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa permite seleccionar profissões com base nos interesses dos alunos ou nos ambientes em que pretendem trabalhar.

Os estudantes do ensino secundário têm um novo aliado na hora de escolherem o curso que pretendem seguir depois de terminado esse nível de ensino. A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desenhou um motor de busca, que está disponível online, onde os jovens podem procurar um curso ou formação com base naquilo que são os seus interesses, capacidades ou os ambientes em que pretendem vir a trabalhar. Em função dos resultados ficam a conhecer os perfis de profissionais que estão no activo em cada uma das áreas.
PUB

O motor de busca vocacional está disponível, desde a semana passada, no portal Design The Future. “Este não é um teste psicológico nem um teste vocacional”, explica Isabel Janeiro, professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa que coordenou a concepção da ferramenta. “É uma forma de os jovens compararem os seus interesses com as profissões existentes”, acrescenta.

O Design the Future lista licenciaturas e mestrados, quer em instituições públicas quer privadas, mas também formações não superiores, como cursos profissionais ou especializações. Ao todo há mais de 3000 cursos à escolha, com informações sobre a localização ou forma de candidatura. A sua “grande vantagem” é permitir aos jovens “confrontar o seu perfil vocacional com o mundo das profissões”, sublinha Isabel Janeiro.

(excerto da notícia publicada a 29/06/0217, no Publico)

Leia esta notícia na íntegra aqui.

Fonte: Público (www.publico.pt)