Mindfulness_e_Compaixão 2018-04-20T00:17:42+00:00

Seminário

Mindfulness & Compaixão

contributos da evidência científica para a prática em contexto educacional

Seminário

Mindfulness

&

Compaixão

contributos da evidência científica para a prática em contexto educacional

Comissão Científica

Alexandra Marques Pinto
Ana Margarida Veiga Simão
Ana Pinheiro
Joana Sampaio de Carvalho
José Pinto Gouveia
Luís Curral
Maria Amorim
Raquel Raimundo
Saul Neves de Jesus

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29 de junho – 09h às 18h

30 de junho – 10h às 13h

Anfiteatro I
Faculdade de Psicologia da ULisboa

29 de junho – 09h às 18h

30 de junho – 10h às 13h

Anfiteatro I
Faculdade de Psicologia da ULisboa

Comissão Científica

Alexandra Marques Pinto
Ana Margarida Veiga Simão
Ana Pinheiro
Joana Sampaio de Carvalho
José Pinto Gouveia
Luís Curral
Maria Amorim
Raquel Raimundo
Saul Neves de Jesus

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Ao longo das duas últimas décadas, diferentes estudos em Portugal têm demonstrado um alto risco de stress profissional nos professores, com impactos negativos na sua saúde ocupacional  e desempenho. Por seu lado, os dados nacionais sobre a saúde mental das populações mais jovens apontam igualmente para resultados preocupantes. Neste cenário, as competências sócio-emocionais configuram-se como um importante fator de proteção e as intervenções com recurso a práticas de Mindfulness, aplicadas aos professores e/ou aos alunos, têm-se revelado promissoras para o desenvolvimento destas competências. Estudos recentes sugerem, também, que a promoção da auto-compaixão  junto de estudantes, está associada ao prazer de aprender, à motivação intrínseca e à utilização de estratégias de coping adaptativas. No entanto, as intervenções baseadas em Mindfulness e em compaixão são ainda escassas e pouco se sabe sobre a sua eficácia na promoção do bem-estar destas populações.

O projeto de investigação Efeitos de uma intervenção baseada em Mindfulness para professores: Um estudo sobre os resultados dos professores e dos alunos, realizado desde 2017 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sob coordenação da Professora Alexandra Marques Pinto, e financiado pela Fundação Bial, pretende dar um contributo neste domínio, avaliando os efeitos de um programa de aprendizagem sócio-emocional, baseado em Mindfulness, nos professores, no clima de sala de aula e nos alunos.

O seminário tem como duplo objetivo apresentar os principais resultados deste projeto, bem como caracterizar o estado da arte da investigação sobre Mindfulness e Compaixão em contexto educacional, com especial incidência em estudos realizados em Portugal.

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Programa

O seminário contará com dois keynote speakers, Professor Doutor José Pinto Gouveia (FPCE, Universidade de Coimbra) e Dr. Kevin Hawkins (MindWell, UK) bem como com a participação dos membros da equipa do projeto Bial, coordenado pela Prof. Doutora Alexandra Marques Pinto, e da equipa da Universidade de Coimbra coordenada pelo Professor Doutor José Pinto Gouveia. Será feita uma sessão de posters e organizado um workshop experiencial dinamizado pelo Dr. Kevin Hawkins.

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09:00h Sessão de abertura.

09:30h Keynote – Professor Doutor José Pinto Gouveia

A ciência do Mindfulness

10:30h Mesa 1 – Marina Cunha

Mindfulness e compaixão: benefícios no contexto escolar

Coffee break -11h00

11:30h Mesa 2 – Albertina Oliveira

Pedras no caminho: Um olhar qualitativo sobre o processo de práticas de mindfulness em contexto universitário

12:00h Mesa 3 – Cristiana Duarte

Bullying em contexto educativo – A importância da compaixão na prevenção e tratamento

12:30h Mesa 4 – Maria Lencastre

     Diferentes perspectivas sobre compaixão e auto-compaixão

Almoço -13:00h 

14:30h Keynote – Kevin Hawkins

      Shifting the Focus: Balancing Mind and Heart in Teaching and Learning

15:30 Mesa 5 – Joana Sampaio de Carvalho, Alexandra Marques Pinto e Sofia Oliveira

Efeitos do Programa Atentamente no bem-estar pessoal e profissional dos professores

16:00 Coffee break & Sessão de posters

16:30 Mesa 6 – Maria Amorim e Ana Patrícia Pinheiro

Efeitos do Programa Atentamente em medidas neurofisiológicas e neuropsicológicas dos professores

17:00 Mesa 7 – Alexandra Marques Pinto, Joana Sampaio de Carvalho, Joana Cadima, Teresa Leal, Carolina Gonçalves, Rita Pereira, José Bárbara e Aline Faria de Castro.

Efeitos do Programa Atentamente nos comportamentos dos professores em sala de aula e nos seus alunos

17:30 Sessão de encerramento

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10:00 / 13:00Dr. Kevin Hawkins

     Workshop Mindfulness Based Social-Emotional Learning: Enhancing Wellbeing in School Communities

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Entrada livre no Seminário sujeita a inscrição através do formulário abaixo. 

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ESGOTADO

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Informações? Dúvidas?

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Poster Session

sábado
29
junho

No âmbito deste Seminário convidamo-lo a participar neste espaço de reflexão científica através da apresentação de um poster.

Os posters devem ser enquadrados no domínio de estudo das abordagens baseadas em mindfulness em contexto educacional, incluindo áreas relacionadas com a intervenção, a avaliação ou compreensão da eficácia destas abordagens nos alunos, professores ou outros agentes educativos.

O resumo deve ser submetido até 30 de abril.

Os resumos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do Simpósio, sendo o resultado da avaliação comunicado através de correio electrónico até ao dia 31 de Maio de 2018. 
O autor responsável pela apresentação do poster terá de estar inscrito no congresso à data de 16 de Junho de 2018, sob pena de não o poder apresentar.

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O resumo deve ser apresentado no formulário imediatamente abaixo, deve estar em Português, deve ter no máximo de 2300 batidas (caracteres e espaços) não podendo incluir gráficos, tabelas, figuras ou referências bibliográficas e seguir a seguinte estrutura:

  • introdução e objectivos
  • método
  • resultados
  • conclusão

Aquando da submissão do resumo, será necessário indicar as “palavras-chave” (máximo 5), os “nomes dos autores” (Nome e Apelido) e respetivas “afiliações“, bem como o “contacto de email do autor de correspondência“.

No caso de o poster ser selecionado para apresentação deverão ser tidos em conta os seguintes aspetos:

  • O cabeçalho do poster deve conter, o título do trabalho, os autores e as suas afiliações (se aplicável);
  • O conteúdo do poster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro;
  • Dimensões: máximo de 118.80×84 cm | Orientação vertical;
  • A impressão do poster é da responsabilidade dos autores;
  • Os posters serão afixados pelos autores, com apoio do secretariado, em local e horário definidos atempadamente pelo secretariado do Seminário.
  • Os autores poderão disponibilizar cópias impressas do poster em tamanho A4 aos participantes do encontro que o solicitarem.

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ATENÇÃO: este formulário de submissão só será enviado após aceitar as condições supra-referidas. Antes de enviar este formulário proceda à confirmação "I'm not a robot". Obrigado!

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2018/04/30 23:59:00

Workshop

sábado
30
junho

Workshop Mindfulness Based Social-Emotional Learning:
Enhancing Wellbeing in School Communities

Aprendizagem Sócio-Emocional Baseada em Mindfulness:
Promoção do Bem-estar nas Comunidades Escolares

Kevin Hawkins

(este workshop será feito em inglês)

 

O treino de Mindfulness pode fornecer recursos valiosos aos professores e aos alunos, mas os contributos do desenvolvimento de programas baseados em mindfulness nas escolas poderão ser capitalizados se esses programas estiverem interligados numa estrutura mais ampla de promoção do bem-estar.

Algumas escolas têm vindo a questionar-se sobre como combinar a aprendizagem académica, social e emocional numa estrutura mais coerente, de modo a promover uma comunidade escolar mais saudável e mais bem equipada para responder às exigências e distrações significativas de aprender e ensinar no século XXI.

Investigações recentes dão suporte a esse trabalho e revelam que, quando prestamos atenção aos aspectos sociais e emocionais da aprendizagem, há um efeito positivo no desempenho académico bem como no crescimento pessoal.

Além disso, à medida que os professores desenvolvem uma maior autoconsciência, tornam-se mais sensíveis às suas próprias necessidades e às necessidades dos seus alunos, e essa capacidade de “ensinar de modo mais consciente (mindful)” pode ter um impacto significativo no ambiente de sala de aula e nos alunos.

Neste workshop experiencial, os participantes examinarão o modo como as abordagens baseadas em mindfulness, aliadas à aprendizagem social e emocional, podem ser usadas para potenciar os programas de intervenção escolar e comunitária, as competências de vida e a Educação para a Saúde.

Exploraremos também de que modo as competências desenvolvidas através das práticas de mindfulness podem ser aplicadas e integradas noutras áreas, como  a educação física, a aprendizagem de idiomas e o trabalho colaborativo em projetos.

Quando combinadas coerentemente, essas iniciativas podem contribuir para uma mudança significativa na cultura de uma escola que comece a encarar o bem-estar dos alunos como uma das suas missões centrais.

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Limitado às 30 primeiras inscrições 

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ESGOTADO

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Comissão Organizadora

Alexandra Marques Pinto
Joana Sampaio de Carvalho
Sofia Oliveira
Carolina Gonçalves
José Bárbara
Rita Pereira
Aline Faria de Castro

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Este Seminário realiza-se no âmbito do projecto “Efeito de um programa para professores baseado em mindfulness : avaliação dos resultados nos professores e nos alunos “financiado pela Fundação Bial – 114/16

Comissão Organizadora

Alexandra Marques Pinto
Joana Sampaio de Carvalho
Sofia Oliveira
Carolina Gonçalves
José Bárbara
Rita Pereira

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Este Seminário realiza-se no âmbito do projecto “Efeito de um programa para professores baseado em mindfulness : avaliação dos resultados nos professores e nos alunos “financiado pela Fundação Bial – 114/16