Pos-doutoramento – Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Pos-doutoramento 2018-07-01T23:44:19+00:00

Pós-Doutoramento

A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa acolhe investigadores doutorados para a realização de programas de pós-doutoramento. Os investigadores pós-doc contribuem significativamente para o desenvolvimento de projetos de investigação, para a produção científica da Faculdade, bem como para o estabelecimento de redes de colaboração com parceiros nacionais e estrangeiros. A Faculdade oferece as condições necessárias para o desenvolvimento do programa de trabalhos e promove a formação avançada destes investigadores.

O programa individual de pós-doutoramento tem a duração mínima de um ano e pode ocorrer no quadro de (1) bolsas individuais da FCT ou outras instituições, atribuídas a pessoas com o grau de doutoramento para realizarem investigação supervisionada por docente ou investigador da Faculdade de Psicologia; (2) projetos de investigação, financiados ou não, no contexto dos quais se realizará o programa de investigação proposto. O programa de trabalhos deve ser estabelecido em ligação direta com as atividades de ensino e de investigação da Faculdade de Psicologia. A Faculdade incentiva e apoia a candidatura a fontes de financiamento de potenciais investigadores pós-doc.

Regulamento de Pós-Doutoramentos
na 
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

.

A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa acolhe investigadores doutorados, portugueses e estrangeiros, para a realização de programas de pós-doutoramento. O acolhimento destes doutorados constitui um importante recurso para o desenvolvimento de projetos de investigação, para a produção científica da Faculdade de Psicologia, bem como para o estabelecimento de redes de colaboração com parceiros nacionais e estrangeiros. O presente regulamento baseia-se no Regulamento de Estudos Pós-Graduados da Universidade de Lisboa (Despacho n°4624/2012) e pretende estabelecer um conjunto de princípios e procedimentos relativos à realização de programas individuais de pós-doutoramentos na Faculdade de Psicologia.

Artigo 1º - Definição

Entende-se por programa individual de pós-doutoramento um programa de investigação com a duração mínima de um ano, que pode ocorrer nas seguintes situações: (1) no quadro de bolsas individuais da FCT ou outras instituições, atribuídas a pessoas com o grau de doutoramento para realizarem investigação supervisada por docente ou investigador da Faculdade de Psicologia; (2) no quadro de Iinhas de investigação, financiados ou não, no contexto do qual se realizará o programa de investigação proposto.

Artigo 2º - Aprovação e organização

  1. A aprovação de um programa de pós-doutoramento é feita a título individual, pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia, com base numa proposta apresentada pelo candidato e no parecer científico do professor ou do investigador doutorado que supervisionará os trabalhos. A proposta deverá incluir os objetivos científicos, o plano de trabalho e os resultados esperados.
  2. A realização do programa de pós-doutoramento será autorizada pelo diretor da Faculdade de Psicologia.
  3. Podem supervisionar pós-doutoramentos professores e investigadores da Faculdade de Psicologia cujo curriculum seja adequado ao domínio em que os programas de pós-doutoramento se situem.
  4. O programa de pós-doutoramento deve ser estabelecido em ligação direta com as atividades de ensino e de investigação da Faculdade de Psicologia, nomeadamente com os projetos inscritos no centro de investigação.
  5. O programa deverá ter a duração mínima de um ano, devendo o investigador desenvolver o seu plano de trabalho na Faculdade de Psicologia por um período não inferior a seis meses.

Artigo 3º - Avaliação e certificação

  1. No final do programa de pós-doutoramento é feita a respetiva avaliação qualitativa, através de um relatório final de atividades, acompanhado por parecer do supervisor, que será apreciado pelo conselho científico da Faculdade de Psicologia.
  2. A realização do programa de pós-doutoramento dá lugar à passagem de um certificado, emitido pela Faculdade de Psicologia.

Artigo 4º - Acolhimento e compromisso

1. No decurso do programa de pós-doutoramento, a Faculdade de Psicologia compromete-se a disponibilizar:

a) Espaço de trabalho no edifício da FP-IE;
b) Acesso à biblioteca e todos os seus recursos em condições similares às dos docentes e investigadores da Faculdade de Psicologia;
c) Acesso aos recursos informáticos (i.e. software, moodle) disponíveis para os docentes e investigadores da Faculdade de Psicologia;
d) Conta campus com acesso aos recursos digitais da UL (i.e. bases bibliográficas);
e) Integração nas listas de correio dos docentes e investigadores da Faculdade de Psicologia e da Universidade de Lisboa;

2. No decurso do programa de pós-doutoramento, o pós-doutor compromete-se a:

a) Integrar-se na comunidade académica da Faculdade de Psicologia, cumprindo as suas normas e dando o seu contributo ao desenvolvimento da atividade de ensino e investigação da mesma;
b) Incluir afiliação obrigatória à FPUL nos produtos realizados no âmbito do pós-doutoramento.

Artigo 5º - Vigência

O presente regulamento entra em vigor a partir do ano letivo 2014-2015 e poderá ser revisto em cada ano letivo.

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, 13 de novembro de 2014

O Presidente do Conselho Cientifico
Professor Doutor Leonel Garcia-Marques