investiga sobre 2018-06-20T14:43:53+00:00

Sobre a Investigação

Os investigadores e docentes da FPUL desenvolvem investigação fundamental e aplicada em diversos domínios da psicologia.

investigação fundamental

Na investigação fundamental o foco de estudo é a cognição. Destacam-se os estudos experimentais, que combinam medidas comportamentais com dados eletrofisiológicos e de ativação neuronal, para o entendimento de funções cognitivas como a linguagem, memória, julgamento, tomada de decisão e cognição social.

investigação aplicada

A investigação aplicada procura criar e validar instrumentos de avaliação e de intervenção em contextos clínicos, educativos e organizacionais, desenvolver programas promocionais e de prevenção nestas áreas e definir linhas orientadoras para as práticas e políticas sociais.

Vários projetos de investigação em curso são financiados por agências nacionais e internacionais, incluindo Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação BIAL, e European Reseach Area (ERA) – Comissão Europeia. Os seus resultados são divulgados sob a forma de publicações e apresentações em eventos científicos. Para que o público e a comunidade conheçam estes resultados, a FP organiza e participa regularmente em atividades de disseminação como a Futurália, Verão na ULisboa e Dia Aberto da FP. Estão também disponíveis vídeos curtos sobre estas investigações.

A investigação realizada tem um impacto direto em vários sectores, promovendo o diálogo entre a academia e outras entidades públicas e privadas. A FP tem parcerias com instituições como DECO, Academia Militar, Câmara Municipal de Lisboa e Hospital de Santa Maria. Mantém colaborações ativas com diversas universidades (University College London, Universidade livre de Bruxelas, Universidade de Heidelberg, Max Planck Institute-Nijmegen, Washington University in St Louis, Indiana University, entre outras) e participa em redes como ESCON- European Social Cognition Network, ACT, Violence Prevention Office, APS e UNESCO Chair Lifelong Guidance & Counseling.

Todo o trabalho de investigação é desenvolvido em estreita colaboração com a docência e formação avançada. A FPUL é membro fundador do Colégio Mente-Cérebro financiado pela ULisboa e dos seus programas doutorais em Ciência Cognitiva e Neurociências Integrativas (NeurULisboa, financiado pela FCT). É também membro dos programas doutorais em Psicologia Social (LiSP) e em Migrações com financiamento FCT.