Curso organizado conjuntamente pelas Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Letras, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Instituto Superior de Economia e Gestão.

Objetivos

Inaugurada em 2011 pelas Faculdades de Belas-Artes, Ciências e Letras, e agora expandida à Faculdade de Direito, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Instituto Superior de Economia e Gestão, a Licenciatura em Estudos Gerais corresponde à integração das Artes, das Letras e das Ciências num só curso. Única em Portugal, esta Licenciatura associa as ofertas de cursos tradicionalmente oferecidos pelas Faculdades envolvidas, combinando um tronco comum circunscrito a um vasto leque de disciplinas que o próprio aluno selecciona, em função dos seus interesses.

O Curso de Estudos Gerais permite aos seus alunos a possibilidade de estudar temas que até agora só se podiam encontrar em cursos e Faculdades diferentes. Podem frequentar disciplinas das oito Escolas, desde que salvaguardem os requisitos que cada uma exige. Podem estudar Línguas, Comunicação, Filosofia, História, Linguística, Literatura, Arqueologia, Arte, Cultura, Biologia, Bioquímica, Físico-Química, Matemática, Estatística, Expressão Plástica, Física, Geologia, Informática, Química, Economia e Gestão, Direito, Psicologia, Ciência Política e Ciências da Motricidade. Contactar com matérias diversas permite uma maior aptidão para lidar com questões complexas e uma maior competência para a entrada no mercado de trabalho.

A Licenciatura em Estudos Gerais tem uma característica que a diferencia de todas as outras em Portugal: permite uma combinação única entre as artes, as humanidades e as ciências. Os estudantes vão licenciar-se naquilo que decidirem durante a licenciatura, podendo escolher com menos pressões e com mais conhecimento de causa, pois só têm de definir eventuais áreas de concentração durante o seu curso.

Os Estudos Gerais dão acesso a Mestrados nas áreas dos Majors e dos Minors, podendo o aluno reunir as condições necessárias de acesso a Mestrados ou Pós-Graduações de índole vocacional ou Pós-Graduações com requisitos específicos de admissão.

Condições de Acesso:
Código do Curso: 8458
Vagas: 60
Provas de Ingresso (uma das seguintes provas):
• 16 Matemática
• 18 Português
• 06 Filosofia
Classificação Mínima: mínimo 95 pontos (de 0 a 200)
Fórmula de cálculo: (Média do Secundário x 0.5) + (Provas de ingresso x 0.5)
Duração do curso: 6 semestres (180 ECTS)

Estrutura Geral
Os alunos deste curso podem combinar diferentes áreas de concentração de entre os 25 Majors e 47 Minors disponíveis. Neste sentido, é possível integrar na mesma licenciatura a maior parte das áreas das Artes, das Ciências e das Humanidades.
Existe um tronco comum, onde os alunos cumprem um requisito de língua estrangeira, escolhem entre um leque de instrumentos, debatem grandes questões que interessam às artes, às ciências e às humanidades e estudam textos fundamentais no âmbito destes domínios.
Também é possível frequentar a licenciatura em Estudos Gerais sem optar por majors ou minors. Neste caso, os estudantes têm que satisfazer os requisitos do tronco comum (60 créditos), escolhendo posteriormente os outros 120 créditos sem restrições (a não ser as das eventuais precedências) entre todas as disciplinas a oferecer no curso.

Estrutura Curricular ECTS
Créditos no tronco comum 60
Créditos necessários a um Major 60
Créditos necessários a um Minor 30
Total de créditos a obter 180

Principais saídas profissionais
Nos licenciados em Estudos Gerais os empregadores vão poder encontrar pessoas com formações mais completas e mais versáteis, que poderão responder de forma mais eficaz às solicitações variáveis do mundo contemporâneo. Dada a multiplicidade de áreas de concentração oferecidas, os estudantes podem acautelar a sua preparação em áreas específicas muito diferentes, em que tenham ou adquiram interesses particulares.

Mais informações aqui