Estudos Gerais 2018-01-03T19:35:28+00:00

Licenciatura em Estudos Gerais

Licenciatura em Estudos Gerais

Inaugurada em 2011 pelas Faculdades de Belas-Artes, Ciências e Letras, e desde 2015/2016 expandida à Faculdade de Direito, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Instituto Superior de Economia e Gestão, a Licenciatura em Estudos Gerais corresponde à integração das Artes, das Letras e das Ciências num só curso. Única em Portugal, esta Licenciatura associa saberes tradicionalmente oferecidos pelas Faculdades envolvidas. O curso está estruturado num tronco comum circunscrito a um vasto leque de disciplinas e em majors e minors que o próprio aluno selecciona em função dos seus interesses.

O Curso de Estudos Gerais permite aos alunos a possibilidade de estudar temas que até agora só se podiam encontrar em Faculdades diferentes. Podem frequentar disciplinas das oito Escolas, desde que salvaguardem os requisitos que cada uma exige. Podem estudar Línguas, Comunicação, Filosofia, História, Linguística, Literatura, Arqueologia, Arte, Cultura, Biologia, Bioquímica, Físico-Química, Matemática, Estatística, Expressão Plástica, Física, Geologia, Informática, Química, Economia e Gestão, Estudos Jurídicos, Psicologia, Ciência Política e Ciências da Motricidade. Contactar com matérias diversas permite uma maior aptidão para lidar com questões complexas e uma maior competência para a entrada no mercado de trabalho.

A Licenciatura em Estudos Gerais tem uma característica que a diferencia de todas as outras em Portugal: permite uma combinação única entre as artes, as humanidades e as ciências. Os estudantes podem construir o seu percurso curricular definindo o perfil que mais se adequa aos seus interesses. Vão poder contar com um tutor na orientação das suas escolhas.

Os Estudos Gerais dão acesso a Mestrados nas áreas dos Majors e dos Minors, podendo o aluno reunir as condições necessárias de acesso a Mestrados ou Pós-Graduações de índole vocacional ou Pós-Graduações com requisitos específicos de admissão

“A directora do curso, Fátima Reis, da Faculdade de Letras, diz que o aluno de Estudos Gerais é normalmente um “bom aluno” e “muito versátil”. São “alunos inquietos, inteligentes”…” completa António Feijó Vice-Reitor da Universidade de Lisboa e professor na Faculdade de Letras.

in Público (ler artigo integral)