lbarros@psicologia.ulisboa.pt

Gabinete D - 155

Curriculum Vitae

Domínios de Investigação

Psicologia da Saúde
Psicologia Clínica

Principais interesses de investigação

Psicologia pediátrica,intervenções com pais, psicologia da saúde.


Linha de investigação:


Estudar os processos parentais (conhecimentos e significações, estratégias e coping, regulação emocional) , bem como as influências destes no funcionamento e saúde física e mental dos filhos; estudar a relação entre processos parentais, intervenção psicológica e processos de mudança dos pais e da criança.

Contribuir para o desenvolvimento de intervenções empiricamente validadas com pais de crianças em risco ou com problemas de saúde e problemas de comportamento.


Publicações mais representativas

 Gomes, AI, Barros, & Pereira, AI (2017). Predictors of parental concerns about child weight in parents of healthy-weight and overweight 2-to-6-years old. Appetite, 108, 491-497. doi: 10.1016/j.appet.2016.11.008

 Pedro,H.; Barros,H. & Pereira,A.I.(2016).Pediatric Immunization Distress: A Cluster Analyses of Children's, Parents' and Nurses' Behaviors During the Anticipatory Phase. The Clinical Journal of Pain, DOI: 10.1097/AJP.0000000000000287

 Barros, L., Goes, A. R., & Pereira, A. I. (2016). Parental self-regulation, emotional regulation and temperament: Implications for intervention. Estudos de Psicologia, 32, 295-306, DOI 10.1590/0103-166X2015000200013. 

 
Silva,C. & Barros,L. (2013). Asthma knowledge, subjective assessment of severity and symptom perception in parents of children with asthma. Journal of Asthma. Doi:10.3109/02770903.2013.822082.

Pedro,H.; Barros,L. & Moleiro,C. (2010). Parents and nurses’ behaviors associated with child distress during routine immunization in a Portuguese Population.Journal of Pediatric Psychology 35(6), 602-610. doi:10.1093/jpepsy/jsp062 .


Serviço à Comunidade

Psicologia da Saúde

Centros de Investigação

Centro de Investigação em Ciência Psicológica

Projectos de Investigação

Processos de mudança no tratamento das perturbações de ansiedade em crianças em idade escolar: o papel das cognições e do coping (Ref.ª PTDC/PSI-PCL/122007/2010)
Processes of parental influence on the development of cognitive vulnerabilities for childhood anxiety disorders in cooperation

Unidades Curriculares

Contextos de Crise Específicos
Psicologia Clínica Pediátrica
Psicologia da Doença
Psicologia da Saúde
Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Seminário (Dissertação)

D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31